Nesta sexta-feira (28), celebra-se o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+, uma data que representa a resistência e a busca por direitos e igualdade para diversas identidades de gênero e orientações sexuais.
Ações como o uso correto de pronomes e termos apropriados são fundamentais para promover um ambiente acolhedor e inclusivo. O reconhecimento e o respeito ao nome social das pessoas transgênero, garantidos por legislações como a Lei Nº 19.649 no Ceará, são passos importantes para assegurar dignidade e igualdade. Além disso, a conscientização sobre expressões e identidades de gênero contribui para combater estigmas e promover uma linguagem mais inclusiva e respeitosa.
Frente a essas necessidades, o Conselho Regional de Farmácia do Ceará (CRF-CE) estabeleceu a Comissão Assessora de Saúde e Cuidado Farmacêutico para a População LGBTQIAPN+, Povos Originários, Negros e Outras Populações Vulnerabilizadas fortalecendo seu compromisso com a inclusão e o apoio a essas comunidades.
O Dia do Orgulho LGBTQIAPN+ é uma oportunidade para refletir sobre os avanços alcançados e os desafios a serem enfrentados pela sociedade como um todo. Renovamos nosso compromisso em promover políticas públicas que garantam acesso universal e igualitário aos serviços de saúde, sem discriminação. Que este dia nos inspire a continuar lutando por um futuro onde todos possam viver com liberdade, dignidade e pleno respeito aos direitos humanos.