CRF-CE, CFF e UNIFOR projetam iluminação azul na Biblioteca Central da instituição de ensino em alusão à Semana pelo Uso Racional de Medicamentos

CRF-CE, CFF e UNIFOR projetam iluminação azul na Biblioteca Central da instituição de ensino em alusão à Semana pelo Uso Racional de Medicamentos

Nesta terça-feira (07/05), o Conselho Regional de Farmácia do Ceará (CRF-CE), Conselho Federal de Farmácia (CFF) e a Universidade de Fortaleza (UNIFOR) realizaram uma ação alusiva à campanha de conscientização sobre o uso racional de medicamentos. A fachada da Biblioteca Central da Unifor foi iluminada de azul, cor que simboliza a iniciativa. A ação é um lembrete aos membros da comunidade acadêmica e visitantes sobre a relevância do tema.

Para prestigiar o momento, a Dra. Arlandia Nobre, Presidente do CRF-CE e Coordenadora do curso de Farmácia; Dr. Rogildo Carlos, Dra. Geysa Aguiar, e Dr. Hermes Fernandes Professores do curso de farmácia da instituição; Dr. Homero Neto, Advogado, Acadêmico de farmácia e Membro da Comissão de Saúde e Cuidado Farmacêutico para a População LGBTQIAPN+ e Outras Populações Vulnerabilizadas.

Além disso, Dra. Arlandia Nobre participou do jornal “Bom Dia Ceará”, no qual, abordou o lançamento do Centro Informativo de Medicamentos (CIM), do Núcleo dê Atenção Medica Integrada (NAMI). O CIM oferece orientações gratuitas via WhatsApp sobre tratamentos e medicamentos, dosagem correta, efeitos colaterais, interações medicamentosas e uso racional. Isso é uma resposta à alta prevalência de automedicação no Brasil, que evidencia os riscos associados a essa prática generalizada, como o agravamento de condições de saúde e resistência antimicrobiana. A conscientização sobre os perigos da automedicação e a promoção do uso racional de medicamentos são cruciais para garantir uma abordagem mais segura e responsável à saúde da população brasileira.

Agradecemos a Universidade de Fortaleza pela adesão à campanha do uso racional de medicamentos como forma de trazer à tona esse assunto tão relevante.

Fotos: ARES SOARES

×
%d