
O Conselho Regional de Farmácia do Ceará (CRF-CE), por meio da Comissão de Saúde e Cuidado Farmacêutico para a População LGBTQIAPN+, Povos Originários, Negros e Outras Populações Vulnerabilizadas, promoveu o V Simpósio de Saúde da População LGBTQIAPN+ | “Violência contra a Mulher: Interfaces entre Saúde, Justiça e Direitos Humanos”.
Realizado no dia 14 de agosto, em Fortaleza-CE, o V Simpósio promoveu um importante espaço de diálogo, reflexão e construção coletiva sobre as diferentes formas de violência contra as mulheres, os desafios do acolhimento, da proteção e da garantia de direitos. A programação reuniu palestras, mesas de debate e participação artística, abordando a violência contra a mulher como problema de saúde pública e violação dos direitos humanos. Também foram discutidas as interseccionalidades de gênero, raça, território, identidade de gênero e vulnerabilidade, ampliando a compreensão sobre os diferentes contextos que podem intensificar as situações de violência.
A mesa de abertura contou com a participação da Presidente do CRF-CE, Dra. Arlandia Nobre; do Secretário Executivo da Governo do Estado do Ceará, André Marinho; da Dra. Valéria Mendonça, Secretária de Saúde do Estado (SESA); e do Prof. Me. Ranieri Sales, Coordenador do Curso de Farmácia da Faculdade UNINASSAU Parangaba.
O simpósio contou ainda com a participação dos palestrantes Dra. Layza Castelo Branco Mendes, Dra. Marcela Regina, Dra. Aline Medeiros, Dra. Raíra Ratts, Dra. Eva Aguiar, Dra. Silvia Cavalleire, Dr. Rui de Gouveia, Cacique Kauã Pitaguary, Dra. Julyane Leão e Dra. Laís Victoria, além da presença de membros das Comissões, o Vice-Presidente do CRF-CE, Dr. Flávio Maia, Dr. Igor Gomes, Dr. Marcello Soares, Dra. Mônica Helena, Conselheira Regional do CRF-CE, e Dra. Geysa Aguiar.
A iniciativa contou com o apoio do Conselho Federal de Farmácia (CFF), da Comissão Assessora da Mulher Farmacêutica e da Faculdade UNINASSAU Parangaba, reunindo profissionais, estudantes, especialistas e representantes de diferentes áreas em uma importante discussão sobre saúde, justiça e direitos humanos. O encontro reafirma o compromisso institucional do CRF-CE com uma atuação voltada à promoção da saúde, à equidade, à garantia de direitos e à proteção de populações em situação de vulnerabilidade.








Cobertura fotográfica: https://drive.google.com/drive/folders/1TsZ48UTuGL9UIWXLG3vlT4eoAYDSViJQ?usp=drive_link