O Conselho Regional de Farmácia do Ceará (CRF-CE) participou nesta quarta-feira, 26, da cerimônia de assinatura do Memorando de Entendimento entre o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) e Conselho Federal de Farmácia (CFF). O evento ocorreu na Casa da ONU, em Brasília (DF), para fortalecer iniciativas voltadas a assegurar a Saúde da Mulher no contexto da saúde reprodutiva e envolveu a criação de um curso inovador para farmacêuticos e farmacêuticas de todo o país.
Estiveram presentes Dra. Arlandia Nobre, Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Ceará (CRF-CE); Dr. Flavio Maia, Vice-Presidente; Dra. Vania Cordeiro, Tesoureira; Dra. Karla Bruna e Jandry Barreto Conselheiros Regionais do CRF-CE; Dr. Bruno Ellery, Procurador Jurídico do CRF-CE; Dra. Lenira Costa, Vice-Presidente do CFF, Sérgio Mena Barreto – CEO da Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma); Eduardo Gomes, Presidente em exercício do Senado; Florbela Fernandes, Representante do UNFPA no Brasil e Diretora de País para o Uruguai e o Paraguai e Dr. Marco Aurelio Pereira, Diretor(a) do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde.
“Com a crise global de gravidez não intencional, torna-se necessário conhecer e educar acerca dos métodos contraceptivos. O farmacêutico pode assegurar a prevenção da gravidez indesejada. Portanto, a participação das farmácias e dos farmacêuticos nesta perspectiva favorece o acesso e uso racional”, afirma, Dra. Arlandia Nobre.