No dia 15 de janeiro de 2025, foi realizada uma reunião de planejamento na Secretaria Municipal da Saúde (SMS) com o objetivo de aprimorar o processo de dispensação da PEP (Profilaxia Pós-Exposição). O encontro contou com a presença de representantes da gestão municipal, Comissão do CRF-CE de Cuidados em Saúde para a População LGBTQIAPN+ e Outras Vulnerabilizadas e dos representantes das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), em uma iniciativa voltada para fortalecer a integração entre os serviços e garantir um atendimento centrado no usuário.
Participaram Dr. Magno Sampaio (Membro da Comissão e Assessor Técnico COREPH/SMS); Dr. Gabriel Araújo (Assessor Técnico COREPH/SMS); Dr. Marcello Soares (Membro da Comissão e Diretor Assistencial – UPA – IDEAS) e Dr. Pedro Sátiro (Coordenador de Suprimentos – UPA – IDEAS)
A reunião foi considerada extremamente produtiva, uma vez que foi estruturada com base em estratégias articuladas entre os diversos serviços de saúde. O foco principal foi garantir que o atendimento aos usuários da PEP fosse conduzido de forma integral e individualizada, priorizando a humanização e o acesso eficiente ao cuidado.
Durante o encontro, foram debatidos pontos importantes, como:
• A definição de fluxos de atendimento para agilizar a dispensação da PEP (cadastro, classificação, atendimento médico, prescrição e dispensação).
• A integração entre as UPAs e outros níveis de atenção, promovendo maior articulação e continuidade do cuidado.
• A necessidade de capacitação do Sistema de Controle Logístico de Medicamentos (SICLOM) para os profissionais envolvidos.
A proposta reforça o compromisso da gestão municipal em oferecer um serviço qualificado e alinhado às necessidades da população, fortalecendo a rede de prevenção e cuidado no enfrentamento ao HIV.