Padroeiro dos farmacêuticos no Brasil – Como resultado de um processo que durou dez anos, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) tem a satisfação de anunciar a proclamação oficial de São José de Anchieta como Padroeiro dos Farmacêuticos no Brasil. O pleito do CFF foi aprovado por maioria absoluta em Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a decisão, anunciada por meio de ofício no final de novembro. Canonizado pelo Papa Francisco, em 03 de abril de 2014, São José de Anchieta tem um elo importante com a profissão farmacêutica, sendo considerado o primeiro boticário do nosso país por ter fundado a primeira botica do país, em Salvador (BA).
Nascido em 1534 nas Ilhas Canárias (Espanha), Anchieta desembarcou no Brasil em 1553, aos 20 anos, quando ingressou na Companhia de Jesus. Ele chegou ao país transferido por sofrer de fortes dores na coluna, tanto que usava uma bengala para caminhar. Seus superiores acreditavam que o clima daqui o ajudaria. Seu envolvimento com a saúde e os medicamentos foi tão marcante que se tornou um dos aspectos centrais de sua vida e legado. Além de fundar diversas boticas, ele se dedicou ao estudo das plantas medicinais nativas. Também utilizava substâncias trazidas da Corte portuguesa para tratar os doentes, ampliando assim o alcance de seus cuidados.
No ofício endereçado ao CFF, Dom Ricardo Hoeper, o secretário-geral da CNBB, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília (DF), expressou a sua satisfação ao fazer o anúncio da proclamação. Ele encorajou o Conselho Federal de Farmácia a dar prosseguimento à divulgação da decisão e aos desdobramentos que se fizerem necessários, para valorizar ainda mais a história e a missão dos farmacêuticos em nosso país. “Invocamos a intercessão de São José de Anchieta, pedindo que ele continue a guiar e proteger todos os farmacêuticos no Brasil em sua missão de promover a saúde e o bem-estar da sociedade.”
Saiba mais em cff.org.br