Farmacêuticos em Formação – Rafaela Santana Teixeira (@rafasantateixeira) e Sarah Lewis Oliveira de Freitas (@sarahlewisof)

A Diretoria do Conselho Regional de Farmácia do Ceará (CRF-CE), Conselheiros Federais e Regionais, parabenizam as acadêmicas Rafaela Santana Teixeira e Sarah Lewis Oliveira de Freitas, da Universidade UNIJAGUARIBE, pelo brilhante trabalho apresentado na EXPO 2024. Durante o evento científico, as alunas fizeram o resumo expandido “NANO BTX: UMA ALTERNATIVA PARA AXILAS SENSÍVEIS AO ALUMÍNIO”, um projeto inovador

Foi apresentado pelas alunas Rafaela Santana Teixeira e Sarah Lewis Oliveira de Freitas, no dia 26 de novembro de 2024 o resumo expandido de tema “NANO BTX: UMA ALTERNATIVA PARA AXILAS SENSÍVEIS AO ALUMÍNIO” de autores: Sarah Lewis Oliveira de Freitas, Rafaela Santana Teixeira, Naely dos Santos Silva, Maria Myrella Freires da Silva e Allan da Silva Rebouças, na EXPO, evento científico promovido e organizado pela UNIJAGUARIBE, a EXPO é um evento científico que reúne toda a comunidade acadêmica e a comunidade externa para conhecer, pensar e refletir sobre a produção científica do litoral leste e do estado do Ceará. Na EXPO, os alunos compartilham suas experiências, suas pesquisas científicas, seus projetos integradores, suas ideias inovadoras e as atividades culturais que cercam a cidade de Aracati e região. 

O projeto permitiu observar como o Nano BTX, um peptídeo derivado da toxina botulínica, age como antitranspirante ao ser aplicado diretamente na pele. A partir dos estudos foi desenvolvida a formulação um desodorante livre de alumínio, com o auxílio das farmacêuticas Jayane Vieira Lourenço e Letícia Oliveira Lima, e com o objetivo de oferecer uma opção segura e eficaz para pessoas com sensibilidade ou alergia a esse composto, utilizando o Nano BTX como alternativa, utilizando também o óleo de melaleuca como ação antimicrobiana e um creme base para oferecer hidratação, criando assim um desodorante seguro e eficaz. 

Foram realizados dois testes, a análise microbiológica para verificação do agente antimicrobiano do desodorante, e o teste dermatológico com voluntários de dois grupos: alérgicos e não alérgicos, para averiguar o surgimento de reações alérgicas ou efeitos adversos. Os testes demonstraram a segurança da fórmula.

Os testes microbiológicos e dermatológicos realizados, com grupos de voluntários alérgicos e não alérgicos

Venha ser o próximo(a) Farmacêutico(a) em Formação, envie mais detalhes aqui neste link: https://forms.gle/pbdUarkzobrrzemt7

#CRFCE #CRFCEemAção #FarmaceuticosEmFormação

%d