Criado pela Portaria do Ministério da Saúde GM nº 707, de dezembro de 1988, o Dia Nacional de Combate ao Câncer, comemorado em 27 de novembro, visa ampliar o conhecimento da população brasileira sobre o câncer, especialmente em relação à sua prevenção. Na Farmácia Comunitária, o farmacêutico se destaca como um aliado fundamental, ajudando a identificar sintomas negligenciados e orientando os pacientes a buscar atendimento médico para investigação, contribuindo assim para a detecção precoce da doença.
O Farmacêutico Oncológico desempenha um papel fundamental em equipes multidisciplinares nos centros oncológicos, estando envolvido em pesquisas clínicas e no desenvolvimento de novos medicamentos e terapias, principalmente para o câncer infantil. Ele é responsável pela gestão da Farmácia Clínica e dos programas de atenção farmacêutica, utilizando seu profundo conhecimento sobre medicamentos e terapias para oferecer um atendimento de alta complexidade, essencial para o sucesso do tratamento dos pacientes.
Neste Dia Nacional de Combate ao Câncer, reforçamos a importância do trabalho dos farmacêuticos na promoção da saúde e na luta contra esta doença. Vamos juntos conscientizar sobre a importância do autocuidado e da detecção precoce!