Farmacêuticos em Formação – Débora Maria (@deboraaamaryw), Isabele Rodrigues, Maria Stephany, Maria Júlia, Cristiane Paula e Kauê Brito

A Diretoria do Conselho Regional de Farmácia do Ceará (CRF-CE), juntamente com os Conselheiros Federais e Regionais, parabeniza Débora Maria Silva Pereira, Isabele Rodrigues Deniz, Maria Stephany Martins Ximenes, Maria Júlia do Carmo Lima, Cristiane Paula de Paiva e Kauê Brito Ferreira de Oliveira, acadêmicos da Faculdade Uniateneu pela brilhante ação educativa realizada na Escola Municipal Clodomir Teófilo Girão, no dia 12 de novembro de 2024.

O trabalho de campo montado pelos 5 estudantes teve como objetivo de conscientizar a comunidade sobre os perigos e consequências do uso incorreto de antibióticos, e alertar sobre a super bactérias, o mesmo foi elaborado de forma dinâmica de fácil entendimento, pois foi apresentado a crianças na faixa etária de 5 a 8 anos.

O encontro se iniciou com uma breve apresentação, explicando o propósito da atividade e introduzindo o conceito básico de antibióticos: o que são, como funcionam e para que são indicados. Utilizamos uma abordagem Dinâmica, clara e objetiva para facilitar o entendimento, mesmo para aqueles que nunca tinham ouvido falar sobre antibiótico.

Após a introdução, foi realizada uma palestra dinâmica, destacando situações comuns de uso incorreto, como a automedicação e a interrupção precoce do tratamento e as consequências graves que isso pode causar, incluindo o surgimento de bactérias resistentes. Para reforçar o impacto das informações foram usados cartazes ilustrativos, exemplos de caixas de medicamentos e receitas.

Foi feita uma dinâmica para tornar mais fácil o entendimento e mesmo com um tema diferente para a idade, as crianças mostraram bastante interesse e até mesmo entendimento do porquê tomar o medicamento de forma correta.

A parte mais envolvente do evento foi a realização de atividades interativas, foi feita uma simulação prática através de uma história sobre super-heróis e vilões, para que eles entendessem e foi realizada uma dinâmica para demonstrar o efeito da interrupção do tratamento com antibióticos. Essa abordagem foi muito elogiada pelos professores responsáveis pela facilidade da dinamização com as crianças.

No final, foi aberto um espaço para perguntas, muitas crianças demostraram grande interesse, questionando e contando eventos do dia a dia em relação a medicamentos. As perguntas foram respondidas de forma acessível e prática, garantindo que todos compreendessem.

A atividade foi muito bem-sucedida, não apenas pelo número de pessoas alcançadas, mas também pelo envolvimento ativo do público. Os acadêmicos ficaram com a sensação de dever cumprido e a esperança de que as informações compartilhadas contribuam para um uso mais consciente de antibióticos na comunidade.

CRFCE #Farmacêuticos #FarmaceuticosCearenses

%d