No Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde, o CRF-CE destaca a importância desses profissionais e reforça o papel essencial da parceria entre esses agentes e os farmacêuticos.
Ao atuar diretamente nas comunidades, promovem cuidados essenciais e informações sobre saúde, os agentes comunitários são fundamentais para identificar as necessidades de saúde da população e facilitar o acesso aos serviços, e é nessa interface que o farmacêutico se torna fundamental.
O farmacêutico, como especialista em medicamentos, orienta o uso seguro e eficaz dos tratamentos, trabalha na educação em saúde e na promoção do uso racional de medicamentos, contribuindo para evitar automedicação e interações prejudiciais. A colaboração entre farmacêuticos e agentes comunitários potencializa o cuidado com o paciente, permitindo um acompanhamento mais eficiente de doenças crônicas, além de garantir que a população receba orientações corretas sobre seus tratamentos.
Essa parceria fortalece as ações de saúde pública e garante que o cuidado chegue de maneira mais completa e humanizada à população.