No dia 26 de setembro, no auditório da UNILAB (Campus Auroras), em Redenção–CE, a Comissão de Cuidados em Saúde para a População LGBTQIAPN+, Povos Originários, Negros e Outras Populações Vulnerabilizadas do Conselho Regional de Farmácia do Ceará, em parceria com o Instituto de Humanidades, na pessoa da Professora Dra. Luma Andrade, e o Curso de Farmácia da UNILAB, promoveram o I Seminário de Cuidados em Saúde para as Populações Vulnerabilizadas.
Para o CRF-CE, a iniciativa do evento foi uma oportunidade essencial para reforçar sua missão de atuar de forma ativa e inclusiva, no fortalecimento do papel do farmacêutico como agente de transformação social, promovendo debates sobre a formação e a atuação de farmacêuticos voltados para o cuidado integral, garantindo um atendimento mais acessível, humanizado e comprometido com a igualdade no sistema de saúde.
A parceria com instituições como o Instituto de Humanidades e o Curso de Farmácia da UNILAB reafirma o papel do Conselho em liderar discussões interdisciplinares que impactam diretamente o bem-estar das populações mais vulnerabilizadas.
A primeira Mesa-Redonda teve como tema: “Políticas de Saúde e Sociais, um Direito da População LGBTIAPN+, Povos Originários, Negros e Outras Vulnerabilidades” sendo moderada pela Professora Dra. Luma Nogueira de Oliveira, Diretora do Instituto de Humanidades, composta por Dra. Arlandia Nobre, Presidente do CRF-CE; Dr. Yuri Lima, Advogado-Coordenador Especial de Políticas Públicas para LGBTI+ do Ceará e Dra. Ivna Costa, Coordenadora Jurídica da Secretaria da Diversidade do Ceará.
A segunda Mesa-Redonda abordou o tema: “Humanização no Cuidado em Saúde da População LBTQIAPN+, Povos Originários, Negros e Outras Vulnerabilidades”, teve como moderadora Dandara, Acadêmica de Farmácia na Unilab, composta por Dra. Ana Valéria Escolástico Mendonça; Servidora Pública Estadual da Saúde, Feminista / Ativista/ Defensora do SUS; Dra. Mariana Pinheiro de Marchi, Psicóloga-Assessora técnica do Núcleo de Saúde LGBTQIA+ da Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza; Climério Anacé, estudante de Humanidades da Unilab, liderança indígena, artista, pesquisador e o Dr. Ivan Batista Coelho, Médico-coordenador do Curso de medicina da Unilab.
Por meio deste Seminário, o CRF-CE fortalece seu papel não apenas na capacitação de profissionais, mas também na formulação de estratégias que levem à construção de um sistema de saúde mais justo, acessível e acolhedor para todos.
Fotos: Mateus Lopes.