Setembro é o mês dedicado à prevenção do suicídio, uma questão de saúde pública, que pode afetar pessoas em qualquer lugar, independentemente de sua idade, gênero ou condição socioeconômica. Diante disso, o Conselho Regional de Farmácia do Ceará (CRF-CE) reafirma seu compromisso social, destacando o papel fundamental dos farmacêuticos na identificação e apoio a indivíduos em risco.
Os farmacêuticos, pela proximidade com os pacientes, são fundamentais para identificar sinais de alerta e oferecer acolhimento. Além de orientar sobre o uso seguro de medicamentos, esses profissionais devem estar atentos a sintomas de transtornos mentais. O CRF-CE ressalta a importância da capacitação dos farmacêuticos para reconhecer fatores de risco e recomendar intervenções complementares, como atividades físicas, terapias alternativas e psicoterapia.
Neste Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, o CRF-CE reforça a importância de empatia, diálogo e apoio. O número 188 está disponível em todo o Brasil para oferecer suporte a quem enfrenta crises com ideação suicida. O Centro de Valorização da Vida (CVV) também oferece atendimento emocional gratuito e sigiloso, 24 horas por dia. Se você ou alguém próximo precisa de ajuda, não hesite em buscar apoio. Juntos, podemos salvar vidas.