Hoje, 8 de setembro, é um dia importante para refletir sobre a luta por medicamentos acessíveis e de qualidade para todos. E, nessa jornada, o Farmacêutico desempenha um papel fundamental!
Mais do que apenas dispensar medicamentos, o Farmacêutico é um profissional de saúde essencial, que atua na prevenção, tratamento e recuperação de doenças.
A Assistência Farmacêutica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e enquanto parte integrante da Política Nacional de Saúde (PNS), visa à garantia do acesso a medicamentos e insumos para toda população, assim como aos serviços farmacêuticos, baseado nos princípios constitucionais e nas suas doutrinas, destacando entre eles: a universalidade, a equidade, a integralidade, a regionalização e a hierarquização. Foi instituída como estratégia do SUS por meio da Política Nacional de Medicamentos (PNM), publicada na Portaria MS nº 3.916/1.998.
No entanto, a luta por medicamentos acessíveis e de qualidade é um desafio constante. Muitas pessoas ainda enfrentam barreiras para acessar os medicamentos de que precisam, seja por questões financeiras, geográficas ou de falta de informação.
É aqui que o Farmacêutico pode fazer a diferença! Eles podem: