Emergência global – A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que a situação da mpox na África é uma emergência de saúde pública de importância internacional, devido ao risco de disseminação global e à possível nova pandemia. Esse é o mais alto nível de alerta da OMS.
O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que a doença, já presente há mais de uma década na República Democrática do Congo, vem aumentando nos últimos anos. Em 2024, foram registrados mais de 14 mil casos e 524 mortes, superando o total de 2023.
Tedros destacou que uma nova variante da mpox foi detectada na República Democrática do Congo e em países vizinhos, o que aumenta o risco de propagação. Ele afirmou que uma resposta internacional coordenada é essencial para conter os surtos e salvar vidas.
A mpox é uma doença viral que pode ser transmitida por contato com animais silvestres infectados, pessoas contaminadas e materiais infectados. Os sintomas incluem erupções cutâneas, febre, dores no corpo e fraqueza.
Quer saber mais? acesse cff.org.br
Fonte CFF