A Diretoria do Conselho Regional de Farmácia do Ceará (CRF-CE), Conselheiros Federais e Regionais, parabenizam o farmacêutico Dr. José Sivoney Nogueira de Sena pela destacada contribuição no campo das Análises Clínicas com seu estudo sobre a prevalência de hemoglobinas variantes em doadores de sangue de primeira doação no Hemoce.
Seu estudo, orientado pela Prof.ª Dra. Fca Vânia Aguiar Ferreira Gomes, teve como objetivo analisar a prevalência de hemoglobinas variantes em doadores de sangue de primeira doação, associando-as à localização geográfica no estado do Ceará. A pesquisa destacou a importância das hemoglobinopatias em termos de saúde pública e no planejamento de estratégias para seu controle, ressaltando a relevância desse estudo para a implementação de políticas públicas eficazes.
O estudo demonstrou que as hemoglobinas variantes mais comuns foram HbAS e HbAC entre indivíduos pardos com idade média de 30 anos, sendo o fator ABORh mais prevalente o fator O+. A análise geográfica mostrou maior prevalência absoluta em Fortaleza e relativa nos municípios de Palmácia, Icapuí e Mulungu. O trabalho também ressaltou a importância da origem étnica e da predominância entre os pardos como portadores de hemoglobinas variantes.
Venha ser o próximo(a) Farmacêutico(a) em Destaque, conta pra gente mais detalhes aqui neste link:
https://forms.gle/pbdUarkzobrrzemt7