CRF-CE participa do 49º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas em Natal

CRF-CE participa do 49º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas em Natal

No dia 16 de junho de 2024, o Conselho Regional de Farmácia do Estado do Ceará (CRF-CE), representado pelo seu Vice-Presidente, Dr. Flávio Maia e pelo Assessor de Diretoria, Dr. Josemario Silva participou do 49º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas em Natal.

Durante a programação foi realizada Mesa-redonda com participação da ANVISA, CRF e Associações de Laboratório, com a temática “RDC 786/2023: Alinhamento e Adequação dos Laboratórios”. A Mesa Redonda destacou a importância do trabalho conjunto para uniformizar o entendimento das normativas da ANVISA. Foi analisada a implementação da RDC 786/23, focando na atuação das VISAS estaduais e municipais e no posicionamento da ANVISA. Os debates resultaram na elaboração da Carta de Natal, que orientará laboratórios, entidades de classe e VISAS sobre a aplicação da RDC 786/23, garantindo qualidade e segurança na atividade laboratorial.

No período da tarde, foi realizada uma atividade com a participação dos Conselhos de Farmácia e Associações de Laboratórios. A Mesa que teve como tema “Diagnóstico em foco: Desafios e perspectivas na elaboração de estratégias de inclusão das ações do diagnóstico laboratorial (Análises Clínicas, Toxicológicas e Ambientais) como política de saúde” discutiu a necessidade de incluir o diagnóstico laboratorial na atenção à saúde. Sendo analisadas as razões para a necessidade de implantação de uma política específica para o setor, com a apresentação da caracterização, dados quantitativos e qualitativos. Foram discutidas também as ameaças e perspectivas do setor diante das novas tecnologias. Por fim, foi apresentado o documento “Diretrizes Gerais para Estruturação das Ações de Diagnóstico Laboratorial (Análises Clínicas e Toxicológicas) no Contexto da Atenção à Saúde”, com diretrizes essenciais para a estruturação dessas ações no sistema de saúde.

“ O debate foi muito rico para todas as instituições presentes, a Mesa-redonda realizada durante a programação foi um passo importante para o setor de laboratórios e Farmácias, foi fundamental para discutir a RDC 786/2023 e como os laboratórios devem se adequar às novas normativas. Acredito que o trabalho conjunto é essencial para uniformizar o entendimento das normativas da ANVISA e garantir que todos estejam na mesma página. A Carta é um documento importante que vai orientar laboratórios, Farmácias, entidades de classe e VISAS, garantindo qualidade e segurança na atividade laboratorial. Foi perceptível a necessidade urgente de inclusão do diagnóstico laboratorial na atenção à saúde. É muito interessante analisar as razões pelas quais é fundamental implantar uma política específica para o setor, com a apresentação de dados quantitativos e qualitativos. Foi uma experiência muito enriquecedora”. Pontua, Dr. Flávio Maia.

%d