Microrganismos resistentes aos medicamentos: Enfrentamos um desafio crescente

Microrganismos resistentes aos medicamentos: Enfrentamos um desafio crescente

Antimicrobianos – A resistência aos antimicrobianos ocorre quando os microrganismos sofrem alterações genéticas ou transferem genes de outros microrganismos ao serem expostos aos medicamentos. Dessa forma, alguns elementos podem se tornar multirresistentes, dando origem às popularmente chamadas superbactérias, que podem ser fatais, especialmente para pacientes gravemente enfermos, imunossuprimidos e hospitalizados, representando uma grave ameaça à saúde pública.

O prolongamento da doença, do internamento, a necessidade de mais exames e o uso de tratamentos mais complexos e de alto custo resultam em um manejo clínico cada vez mais difícil destas infecções e, em alguns casos, o surgimento de infecções impossíveis de tratar.

O presidente do CFF, Walter Jorge João, lembra que os farmacêuticos são peças-chave na descoberta e no desenvolvimento de novos antimicrobianos, assim como na conscientização dos prescritores e usuários sobre o manejo e uso correto dos medicamentos já existentes, bem como no diagnóstico e testagem de bactérias multirresistentes. “Enfrentamos um desafio crescente, onde a ineficácia dos antimicrobianos contra infecções coloca em risco milhões de vidas. Os farmacêuticos devem se envolver mais ainda nesta questão e buscar garantir a capacidade de tratamento, detecção e prevenção das doenças infecciosas. Temos expertise em diversas áreas, e devemos agir fortemente para conter o avanço dessa grave ameaça global”.

%d