#Calendário – 26 de Abril – Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

26 de Abril – Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

A hipertensão arterial, também conhecida como pressão alta, é uma condição crônica caracterizada pelo aumento persistente da pressão sanguínea nas artérias. É uma das doenças cardiovasculares mais comuns e representa um sério fator de risco para uma série de complicações graves, como acidente vascular cerebral (AVC), ataque cardíaco, insuficiência cardíaca, doença renal e outras condições.

Os fatores de risco para hipertensão arterial incluem idade avançada, histórico familiar da doença, obesidade, falta de atividade física, dieta rica em sódio e consumo excessivo de álcool. O diagnóstico da hipertensão arterial é feito por meio da medição da pressão arterial com um esfigmomanômetro. Já o tratamento da hipertensão arterial geralmente envolve mudanças no estilo de vida e, às vezes, o uso de medicamentos. As mudanças no estilo de vida incluem uma dieta saudável, redução do consumo de sódio, aumento da atividade física, perda de peso, redução do consumo de álcool e abandono do tabagismo.

A intervenção do farmacêutico no acompanhamento de pacientes hipertensos na atenção primária tem sido fundamental para a redução dos níveis de pressão arterial, redução do risco cardiovascular e outras complicações associadas à hipertensão. Isso é alcançado através da promoção de uma maior adesão ao tratamento, ajustes na farmacoterapia conforme necessário, orientação para mudanças no estilo de vida e aprofundamento do entendimento sobre a condição e possíveis efeitos colaterais dos medicamentos utilizados.

Que hoje seja o dia em que damos o primeiro passo em direção a hábito mais saudáveis, cuidando do nosso coração.

×
%d