Votação Comenda do Mérito Farmacêutico Cearense e Medalha Oswaldo Rabelo – 2023

HISTÓRICO: A Medalha do Mérito Farmacêutico Prof. Oswaldo Rabelo, foi criada na gestão do Dr. Edimon Sarquis Jereissati em 1977, quando Presidente do CRF-CE, para homenagear farmacêuticos que se destacam pelo seu trabalho e em prol da profissão farmacêutica e destina-se a enaltecer, através de reconhecimento público e inscrição nos arquivos e anais do CRF/CE, farmacêutico(a) que tenha, no decorrer de sua vida profissional promovido atos que contribuíram para o desenvolvimento, promoção, defesa e valorização da profissão farmacêutica, seja por sua atuação no campo científico, cultural, administrativo, político ou social.

A Comenda do Mérito Farmacêutico Cearense visa homenagear profissionais e instituições por magnificente contribuição à classe farmacêutica, à sociedade, à saúde ou pelos relevantes serviços prestados ao CRF-CE, conforme critérios de avaliação científica, acadêmica, ética e profissional.

Processo de escolha

A Diretoria do CRF-CE, Conselheiros Federais e Regionais  com a efetiva participação da categoria farmacêutica cearense, de forma democrática, realizam a escolha dos indicados a Comenda ao Mérito Farmacêutico Cearense por Área de Atuação e a Concessão da Medalha Oswaldo Rabelo, a maior honraria da profissão.

1ª Etapa:

As indicações são realizadas pela Diretoria, Conselheiros, Farmacêuticos, Comissões Técnicas Assessoras e Instituições públicas ou privadas.

2ª Etapa:

Consistirá em processo democrático, de votação aberta à categoria farmacêutica, via internet, por meio do Portal do CRF-CE. De 29/11/2023 (18h) até 05/12/2023 (às 18h).

3ª Etapa:

Os 3 (três) indicados com maior número de votos comporão uma lista tríplice, que será submetida ao Plenário do CRF/CE para escolha do agraciado em cada área de atuação, conforme Regimento Interno do CRF/CE, a transmissão ocorrerá ao vivo pelo canal do Youtube da instituição.

  • A data da Cerimônia de entrega das Comendas e Medalha será definida em Reunião Plenária.
  • Somente Farmacêuticos cearenses podem votar;
  • Será computado o 1° voto (Cada profissional vota apenas uma vez).

Houveram  3 ou menos indicações para as seguintes Categorias: LOGÍSTICA, DISTRIBUIÇÃO E TRANSPORTE, MANIPULAÇÃO, PERÍCIA FORENSE, VIGILÂNCIA SANITÁRIA, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA, PESQUISA, HEMOTERAPIA E ESTÉTICA portanto estas seguem para a próxima e última etapa em Plenária.

 

INDICADO (A):  Dra. Ângela Maria Verás Stolp  – CRF-CE N°  1511 

MINI CURRÍCULO: Possui graduação em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará (1987), Especialização em Microbiologia pela Escola de Administração e Saúde em convênio com a Fundação Souza Marques – Rio de Janeiro (1996), Especialização em Virologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e Mestrado em Microbiologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1997). É microbiologista do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN-Ce), atuando nos principais agravos de interesse da saúde pública, como Meningites, Diarreias, Coqueluche, Leptospirose, Melioidose, viroses respiratórias e pesquisa molecular de Genes de Resistência Bacteriana a Drogas, subsidiando as ações de vigilância em saúde por parte da vigilância epidemiológica. Desde 1999 é professora de Microbiologia Clínica e atualmente, também de Controle de Qualidade Microbiológico de Medicamentos do curso de Farmácia da Universidade de Fortaleza, trabalhando, principalmente com os seguintes temas: Infecções Sexualmente Transmissíveis, Doenças Transmitidas por Alimentos, Atividade Antimicrobiana de produtos biológicos, Estudos de prevalência e Resistência Bacteriana a drogas. É membro da Coordenação Estadual de Segurança do Paciente e de Prevenção e Controle das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde no  âmbito da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará e do Programa de Gerenciamento de Terapia Antimicrobiana.

INDICADO (A): Dra. Geanne Matos de Andrade – CRF-CE N°  1295 

MINI CURRÍCULO: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1C,Graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (1984), mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (1994) e doutorado em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (1999). Fez Pós-Doutoramento na área de Neurociências na Universidade de Coimbra em Portugal. Atualmente é professora Titular do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Universidade Federal do Ceará, bolsista de produtividade em pesquisa 1C, membro do comitê gestor da Central Analítica, membro do comitê gestor do Programa PRINT da UFC, membro da Câmara de Ciências Biológicas e Ambientais da FUNCAP. Foi Coordenadora de PPG em Farmacologia da UFC no período de 2013 a 2016, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da UFC de outubro de 2009 a setembro de 2013 e Coordenadora de Pesquisa da UFC (2016-março de 2022). Atualmente é Coordenadora Adjunta de Programas de Pós-graduação profissionais da CBII da CAPES (2023-2026). Ministra a disciplina de Neurofisiologia para os cursos de Medicina, Farmácia, Enfermagem, Ciências Biológicas, Psicologia, Biologia. Participa do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia (acadêmico e profissional) e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Universidade Federal do Ceará, como orientadora e ministrando as Disciplinas de Tópicos Avançados em Neurofarmacologia e Tópicos avançados em Ciências Médicas. Tem experiência na área de Neuropsicofarmacologia experimental, com ênfase em Neurociências e Comportamento, atuando principalmente nos seguintes temas: Doenças Neurodegenerativas, incluindo Parkinson e Alzheimer, isquemia cerebral, neuroprotecção com compostos naturais e sinalização purinérgica.Formação de Recursos Humanos, já orientou 23 mestres, 19 doutores e supervisionou 6 pós-doutorandos. Atualmente orienta 4 mestrandos, 5 doutorandos e 1 pós-doutorando.Produção científica: Publicou 87 artigos científicos em revistas internacionais e 6 capítulos de livros. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9935129797137635.ID Lattes: 9935129797137635.

INDICADO (A):  Dra. Maria Soraia da Cunha Araújo CRF-CE N° 1812 

MINI CURRÍCULO: Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará(1993), especialização em Curso de Especialização em Hematologia\Hemoterapia pela Universidade Federal do Ceará(1995) e especialização em Saúde Coletiva. Gestão De Serviços De Saúde com Ênfase em Serviços de Hemoterapia e Hematologia pela Universidade Federal da Bahia, UFBA (2017). Atualmente é Coordenadora do Centro Técnico do Hemocentro Regional de Sobral. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Hematologia e Hemoterapia.

INDICADO (A): Dra. Maria Goretti Rodrigues de Queiroz CRF-CE N° 1432

MINI CURRÍCULO: Professora Titular da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem da UFC. Mestre em Farmacologia e Doutora em Bioquímica. Possui graduação em Farmácia, mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará e doutorado em Ciência (Bioquímica) pela Universidade de São Paulo. Atua na graduação e pós graduação na área de análises clínicas realizando estudos toxicológicos e ensaios pré-clínicos testando modelos de diabetes, dislipidemias e obesidade.

INDICADO (A):  Prof. Dr. Said Gonçalves da Cruz Fonseca CRF-CE N° 1300 

MINI CURRÍCULO: Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (1984), graduação em Farmácia Industrial pela Universidade Federal do Ceará (1986), mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Pernambuco (2000) e doutorado em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Ceará atuando nos eixos ensino, pesquisa e extensão. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Desenvolvimento Galênico, Validação de Metodologia Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: controle de qualidade, farmacotécnica, fitoterápicos, farmacopeia. Possui vários artigos publicados em revistas conceituadas. É inventor, também, tendo suas invenções gerado patentes para a UFC (verniz da copaíba para controle de bactérias cariogênicas, 2023) e UECE desenvolvimento de pomada contendo polissacarídeos de Jucá para uso na cicatrização de feridas). Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas e Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos (UFC/UFRN/UFPB/UFRPE). 

INDICADO (A):  Dr. Carlos Ney Almeida Melo – CRF-CE N° 2358

MINI CURRÍCULO:  Graduação em Farmácia pela Faculdade Federal do Estado do Ceará –UFC ano 1998, com habilitação em Analises Clinica Especialista em Farmácia Clinica pela Universidade Católica, ano 2018. 3- RESUMO PROFISSIONAL – Responsável técnico pela Farmácia São Francisco em Carnaubal, Ceará do ano de 1998 a 2016. – Responsável técnico pela Farmácia José Geronimo de Sousa em Pacujá, Ceará do ano 2008 a 2016. – Farmacêutico/ bioquímico no laboratório municipal do Município de Guaraciaba do Norte de 1999 a 2003. – Funcionário público concursado pela Prefeitura de Reriutaba, como farmacêutico e bioquímico, exercendo responsabilidade técnica pela CAF e laboratório ano 2008 a 2019. – Diretor técnico pelo Laboratório Municipal do município de Carnaubal, Ceará até 2016. – Funcionário público concursado pela Prefeitura de São Benedito, como farmacêutico/ bioquímico exercendo até os dias atuais. – Diretor técnico do Laboratório de Analises Clinicas Pronto Analise em São Benedito, Ceará. 

INDICADO (A): Dra. Christiane de Alexandria Leal CRF-CE N° 2711

MINI CURRÍCULO: Graduada em Farmácia e Pós graduada em Análises Clínicas pela UFPB, Pós graduada em Auditoria em serviços de saúde pela Faculdade UNINTA. Membro da SBAC, funcionária efetiva municipal de Acaraú e Marco, Proprietária do Laboratório LABCHRIS em Marco/Ce, Responsável Técnica da Farmácia Povão em Marco. 

INDICADO (A):  Dr. Edgar Barreto Andrade Junior CRF-CE N° 1653

MINI CURRÍCULO: Farmacêutico bioquímico, Ex-Presidente da SBAC/CE. Especialização em Hematologia Clínica – UFC/MEC; -Especialização em Análises Clínicas – UFC/MEC; -Membro do Grupo de Trabalho sobre Análises Clínicas (GTAC) do Conselho Federal de Farmácia – 2015 a 2017; -Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas – SBAC nº 7134; -Título de Especialista em Análises Clínicas – TEAC nº 3715 emitido pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas – SBAC

INDICADO (A): Dr. Itamar Araujo Junior  – CRF-CE N°  2191

MINI CURRÍCULO: Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará(1996) e especialização em Análises Clínicas pela Universidade Federal do Ceará(2002). Atualmente é Aluno da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Farmácia.

INDICADO (A): Dr. Leonardo David Cabral Bezerra  CRF-CE: N°3710

MINI CURRÍCULO: Possui graduação em Farmacêutico Bioquímico pela Universidade Federal da Paraíba(2008) e especialização em Especialização em Hematologia Clínica pela Universidade Federal do Ceará(2012). Tem experiência na área de Bioquímica e Hematologia. Gestor proprietário do Laboratório LAMIC, uma empresa de tradição que se destaca na atividade de análises clínicas, com tecnologia de ponta e excelência na realização de exames laboratoriais. A postura comprometida e inovadora com que atende seus clientes, rendeu-lhe uma posição de respeito no segmento de medicina laboratorial na Região do Cariri.

INDICADO (A): Dra. Rosiane Marcelino Lobo Fernandes CRF-CE N° 2095

MINI CURRÍCULO: Possui graduação em Farmácia com habilitação na modalidade Bioquímica Analista. Especialista em Análises Clínicas e Hematologia Clínica pela Universidade Federal do Ceará.  Atualmente é plantonista da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará; Bioquímica da Prefeitura Municipal de Maranguape e trabalha no Laboratório Central de Saúde Pública – LACEN/SESA.

INDICADO (A):  Dra. Sâmia Macedo Queiroz Mota CRF-CE N° 3097 

MINI CURRÍCULO: Possui graduação em FARMÁCIA INDUSTRIAL E ANÁLISES CLÍNICAS pela Universidade de Fortaleza (2005). Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Análises Clínicas. ESPECIALISTA EM HEMATOLOGIA CLÍNICA PELA UFC E MESTRE EM PATOLOGIA COM ÁREA DE ESTUDO EM IMUNOLOGIA

INDICADO (A): Dra. Shirlene Telmos Silva de Lima  –  CRFCE Nº 2465

MINI CURRÍCULO: Graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (2000). Especialização em Análises Clínicas (2003) e em Bioquímica e Biologia Molecular (2014). Mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará (2013). Doutora em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Ceará (2020). Pesquisadora Colaboradora do Departamento de Genética, Evolução, Microbiologia e Imunologia do Instituto de Biologia, da Universidade Estadual de Campinas, SP – UNICAMP. Atuou como 1 Ten Farmacêutico Temporário do Exército Brasileiro, no Hospital Geral do Exército de Fortaleza (de 2002 a 2009). Aprovada no concurso público da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (SESA) (2006), cargo de Farmacêutico-Bioquímico, lotada no Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Ceará (LACEN/CE). Atualmente é responsável pelo setor de Sequenciamento Genético do Lacen-CE, atuando no sequenciamento do SARS-CoV-2 e também exercendo atividades nas áreas de Epidemiologia, Virologia e Biologia Molecular das Arboviroses e Covid-19.

INDICADO (A):  Dr. Delano de Sousa AragãoCRF-CE N° 2568 

MINI CURRÍCULO: Graduado em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Hematologia Clínica pela UFC. Atualmente é Responsável Técnico e gerente de aquisição da Central de Abastecimento Farmacêutico de Sobral/CE, membro do Núcleo de Economia da Saúde (NES) da Secretaria de Saúde de Sobral e servidor da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, lotado no Hemocentro Regional de Sobral.

INDICADO (A):  Dra. Emilia Pimentel Madeira BarrosCRF-CE N° 1546 

MINI CURRÍCULO: É especialista em Sistema Integral de Medicamentos pela Escola de Saúde Pública do Ceará. Proprietária de duas farmácias. Fez parte da primeira Associação de Farmacêuticos Proprietários de Farmácia, a CentralFarma. Trabalhou na Coordenadoria de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde do Ceará (COASF/SESA), sendo chefe da Central de Abastecimento Farmacêutico  (CAF) e Supervisora do Núcleo de Medicamentos Essenciais e Estratégicos/NUMES. Prestou cooperação técnica a todos os 184 municípios cearenses e às Coordenadorias Regionais de Saúde e participou ainda da implantação do setor judicial da SESA. Trabalhou na Célula de Assistência Farmacêutica (CELAF) da SMS de Fortaleza. Está aposentada da Assembleia Legislativa, atualmente trabalha como Farmacêutica Responsável pela Distribuidora Santa Branca, onde também é representante comercial, foi presidente do CRF-CE no biênio 2016 e 2017, além de ter ocupado o cargo de diretora tesoureira na gestão 2014-2015. “Pela minha trajetória de dedicação à profissão e à saúde pública, vou seguir incessante na batalha pelo engrandecimento da profissão. Sou casada, tenho seis filhos  e três netinhos.”

INDICADO (A):  Dra. Maria Jailse Lima GondimCRF-CE N° 2056

MINI CURRÍCULO: Graduada pela UFC, especialista em Assistência Farmacêutica, assessora técnica da COADS Cascavel/SESA ( Coordenadoria da Área Descentralizada de Cascavel/ Secretaria de Saúde do Ceará) nos setores da Assistência Farmacêutica e Rede de Frio.

INDICADO (A):  Dra. Mônica Maria Monteiro MesquitaCRF-CE N° 1605

MINI CURRÍCULO: farmacêutica que atua na Coordenadoria de Assistência Farmacêutica do município de Fortaleza. Mônica é farmacêutica da prefeitura de Fortaleza a mais de 20 anos. Também já foi coordenadora de unidades de saúde no município. Com longa experiência na área de Assistência Farmacêutica contribuiu para a melhoria dos serviços farmacêuticos no município. 

INDICADO (A):  Dr. Pablo Antonio Maia De FariasCRF-CE N° 2610

MINI CURRÍCULO: Graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (2000) e em Tecnologias Educacionais pela Universidade Estácio (2022), mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Ceará (2006) e doutorado em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica de Medicamentos pela Universidade Federal do Ceará (2016). Avaliador do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – BASis (MEC/INEP). Atualmente é farmacêutico – Secretaria de Saúde do Estado do Ceará e docente no curso de Odontologia na Faculdade CECAPE e de Medicina no Instituto de Educação Médica (IDOMED) da Faculdade Estácio Juazeiro do Norte e Host do podcast FarmaCast. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação superior, atuando principalmente nos seguintes temas: Processos educacionais na educação superior, atenção farmacêutica, uso de medicamentos, boas práticas farmacêuticas, farmacoterapia, farmacologia e toxicologia. 

INDICADO (A):  Dr. Sylas Rhuan Pereira Soares Da Silva Portácio CRF-CE N° 6038

MINI CURRÍCULO: Possui Graduação em Farmácia – Faculdade Católica Rainha do Sertão (2016) E Graduação Em Administração De Empresas – Intem (2015). Pós-Graduado em Gestão Da Assistência Farmacêutica(Universidade Cândido Mendes), Pós Graduado Em Urgência E Emergência, Saúde Da Mulher(Instituto Prominas), Micropolítica Do Trabalho E Gestão Em Saúde E Farmácia Clínica E Prescrição Farmacêutica(Faculdade Farias Brito),Auditoria, Planejamento E Gestão Em Saúde,Uti ,É Mestre Em Saúde Da Mulher E Da Criança .Atualmente é Farmacêutico Da Assistência Farmacêutica No Município De Pacatuba.

INDICADO (A): Dra. Tereza Isabel Alves Bezerra  CRF-CE N° 2219 

MINI CURRÍCULO: Graduada Pela UFC, Especialista em Gestão da Assistência Farmacêutica, Coordenadora do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica do Município de Juazeiro do Norte. 

INDICADO (A):  Dr. Flámisson França AraújoCRF-CE N° 3756

MINI CURRÍCULO:Flámisson França Araújo, nascido em Cascavel Ceará,  graduado em Ciências Farmacêuticas em 2008 pela UNIVERSIDADE DE FORTALEZA ( UNIFOR), em 2013 tornou-se especialista em Hematologia pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ ( UFC). Iniciou seus trabalhos em Análises Clínicas em 2009 como responsável pelo setor de diagnóstico do Serviço especializado em IST-HIV-AIDS e HEPATITES VIRAIS e posteriormente, sendo durante 6 anos coordenador do Laboratório Municipal de Análises Clinicas da Policlínica Edvar Ramires em Cascavel-Ce, tendo participado ativamente da modernização deste instrumento de saúde pública da cidade e região (Atual ADS Cascavel). Foi responsável, durante 6 anos, pelo regime de plantão em urgências e emergências de finais de semana do Laboratório filantrópico do Hospital e Maternidade Nossa Senhora das Graças, também em Cascavel. Atuou também como responsável pela farmácia municipal de Atenção Psicossocial no gerenciamento de componentes especializados da saúde mental. Em 2014, iniciou atividades empreendedoras no segmento de análises clínicas, fundando sua própria unidade. Em 2019, empreende novamente na atividade farmacêutica, agora, no varejo de medicamentos, gerindo assim empresas próprias em duas ramificações distintas da profissão farmacêutica. Entusiasta de gestão de empresas, tendo voltado sua atenção à bandeira do farmacêutico empreendedor. Atualmente, também é membro da composição da atual chapa eleita da SBFFC -Ce

INDICADO (A):  Dra. Lindaura Alves de Carvalho – CRF-CE N° 2351

MINI CURRÍCULO: Proprietária da Farmácia de Manipulação Flor de Jua, Professora Da Estácio-Juazeiro do Norte. 

INDICADO (A):  Dra. Mayara Maia Alves CRF-CE N° 4253

MINI CURRÍCULO: Possui graduação em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Fortaleza (2010) doutorado em Biotecnologia, e especializações em Farmácia Estética, Hematologia Oncótica e Citologia Esfoliativa (2013). Doutora na área de Biotecnologia na Universidade Federal do Ceará, com o projeto intitulado. Caracterização Bioquímica de um Novo Marcador do Linfonodo Sentinela Autólogo do Sangue em Pacientes com Câncer de Mama. Onde o trabalho realizado possui como principal objetivo: Identificar as proteínas presentes nas amostras de sangue coletadas em indivíduos saudáveis ou com câncer de mama e que sejam capazes de realizar a marcação do linfonodo sentinela. Desde 2010, trabalha como bioquímica responsável pelo laboratório de pesquisas de linfonodo sentinela no Grupo de Educação e Estudos Oncológicos, além de ser coordenadora de pesquisa de projetos que envolvam a identificação do linfonodo sentinela na mama humana através de um novo marcador autólogo derivado do sangue. Sendo uma das inventoras da patente do processo de MANIPULAÇÃO ASSÉPTICA do novo marcador autólogo do sangue, além de manipular todas as amostras para aplicação nas pacientes com câncer de mama submetidas aos estudos. Proprietária da Clínica de Vacinação desde 2015, sendo responsável técnica e administradora da Vacinar. Possui o primeiro consultório farmacêutico do estado do Ceará, onde atua como Farmacêutica esteta realizando procedimentos de estética avançada voltados para tratamentos facial, corporal e capilar. Desde o término da pós graduação em estética, atua como docente de Pós graduação (FADIGA, IAMP), possuindo vasta experiência em diversas técnicas básicas e avançadas.

INDICADO (A):  Dr. Maurício Cavalcante FilizolaCRF-CE N° 1289

MINI CURRÍCULO: Empresário, Farmacêutico, É Casado Com A Também Empresária E Farmacêutica Laura Andréa Paiva E Tem Três Filhas: Sarah, Sophia E Lora. Nasceu no estado do Piauí e viveu a Primeira Infância no município de São Benedito, no Ceará.  Já em Fortaleza (CE), Terminou Seus Estudos E Ingressou, Em 1980, No Curso De Graduação Em Farmácia Da Universidade Federal Do Ceará (UFC).  É Empresário Desde 1986, Ano Em Que Também Fez Especialização Voltada Para A Indústria. Em 2006, cursou Pós-Graduação em Gestão De Varejo, pela FIA/USP (Fundação Instituto De Administração Da Universidade De São Paulo). Sua Trajetória Empresarial Começou Com A Marca Farmácia Filizola. Em 2000 desenvolveu o Rebranding Para Santa Branca. Em 2004, Iniciou a Distribuidora De Medicamentos. atualmente, atua no Varejo E No Atacado, Contando com 14 Lojas.

INDICADO (A):  Vicente Saraiva dos Santos NetoCRF-CE N° 5790 

MINI CURRÍCULO: Graduação em Farmácia pela Faculdade Santa Maria – PB (2014), Especialização em Análises clínicas e Microbiologia – Universidade Candido Mendes (2017), Especialização em Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde do Sistema Único de Saúde – Universidade Federal Fluminense (2019), Mestrado profissional em Sistemas Agroindustriais (concentração em toxicologia) – Universidade Federal de Campina Grande, UFCG (2019). Atualmente é farmacêutico – Assistência Farmacêutica do município de Acopiara e professor das Faculdades: Faculdades Integradas do Ceará e Faculdade São Francisco. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: atenção farmacêutica, uso de medicamentos, boas práticas, farmacoterapia, farmacologia e toxicologia

INDICADO (A): Dra. Caroline Mourão MeloCRF-CE N° 2951

MINI CURRÍCULO: Docente da área de Saúde com ênfase em Farmácia Clínica, Farmacologia Clínica, Fisiologia e Histologia. Sou membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de graduação em Farmácia da UNIFOR, atuo na Assessoria de Coordenação no curso de graduação em Farmácia da UNIFOR e sou tutora da Liga de Farmácia Clínica (LAFC) da UNIFOR. Formada em Farmácia pela UFC, especialista em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica pelo IBRAS, mestre em Farmacologia pela UFC e doutora em Farmacologia pela UFC. Membro da Comissão de Ensino do Conselho Regional de Farmácia do Ceará (CRF-CE). Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: Farmacologia, Fisiologia, educação e metodologia ativa de ensino aprendizagem. Fui coordenadora do curso de graduação em Farmácia da UNIFOR. Atualmente é Professora/Tutora dos módulos Semiologia Farmacêutica, Cuidados Farmacêuticos I, Cuidados Farmacêuticos IV, Sistemas Reguladores, Estágio em Vivências Farmacêuticas e Estágio em Cuidados Farmacêuticos. 

INDICADO (A):  Dr. Felipe Pereira FernandesCRF-CE N° 3607 

MINI CURRÍCULO: Graduação-2007- Universidade Federal do Ceará. Mestrado em Química- 2010 – Universidade Federal do Ceará, Doutorado em Ciências-2017- Universidade de São Paulo com período sanduíche no departamento de Biofarmácia na Universidade de Düsseldorf- Alemanha. O candidato atua como docente por mais de uma década lecionando em diversos cursos da área da saúde e em várias Faculdades do Ceará (Faece, Unijaguaribe,Uninta,Uninassau) e São Paulo (Universidade Anhanguera). Participou ativamente da criação do Horto de plantas medicinais e da Farmácia Escola da Unijaguaribe, bem como foi coordenador do curso de Farmácia da mesma Instituição. Atuou como membro ativo do grupo de pesquisa Memecri (melhores medicamentos para crianças) realizando o evento de divulgação do grupo na reunião do CRF São Paulo. Este evento contou com participantes nacionais e internacionais. Durante a sua trajetória na docência o candidato formou centenas de alunos e por diversas vezes teve seu nome citado como professor homenageado e/ou nome da turma. Sendo o que se apresenta para o momento, renovamos os votos de estima e consideração. 

INDICADO (A): Dr. Iri Sandro Pampolha Lima CRF-CE N° 2614

MINI CURRÍCULO: Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (1999), mestrado (2003) e doutorado (2009) em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professor de Fisiologia e Farmacologia no curso de Medicina da Universidade Federal do Cariri (Barbalha). É professor do Programa de Pós-graduação Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular, da SBBq e professor do mestrado em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Neurofarmacologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Drogas de abuso, isquemia cerebral, neuroproteção e neurodegeneração. Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal do Cariri, Coordenador geral das pós-graduações e pro-reitor adjunto de pesquisa, pós-graduação e inovação da Universidade Federal do Cariri – UFCA.

INDICADO (A): Dra. Malena Gadelha Cavalcante  CRF-CE N° 3651

MINI CURRÍCULO: Graduação em Farmácia pela Universidade de Fortaleza (2008). Doutora em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Ceará, bolsista CAPES (2017). Mestre em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Ceará, bolsista CNPq (2016). Especialização em Saúde Pública – UECE (2020). Especialização em Farmácia Clínica e Hospitalar pela Faculdade de Quixeramobim – UNIQ (2019). Especialização em Gestão de Assistência Farmacêutica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015). Atualmente é da diretoria do Sindicato dos Farmacêuticos no Estado do Ceará e membro da Comissão Técnica Assessora de Farmácia Hospitalar do CRF-CE. Professora UNINASSAU Fortaleza das disciplinas de Farmácia Hospitalar, Assistência Farmacêutica, Administração e Gestão Farmacêutica, Desenvolvimento Pessoal e Empregabilidade. Foi conselheira titular do Conselho Municipal de Saúde de Fortaleza atuando como Secretária Geral da Mesa Diretora, representante dos trabalhadores da saúde. Foi preceptora do PET Saúde UFC – árvore de HIV/Aids e Preceptora da Residência Multiprofissional do Hospital São José de Doenças Infecciosas.

INDICADO (A):  Dr. Paulo César Pereira de SousaCRF-CE N° 2740 

MINI CURRÍCULO: Doutor em Biotecnologia pela Rede Nordeste em Biotecnologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em 2012. Mestre em Ciências Farmacêuticas (UFC) em 2006 e Graduação em Farmácia (UFC) em 2001. Atualmente é Farmacêutico Microbiologista do Complexo Universitário do Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará (UFC), Professor do Curso de Medicina do Centro Universitário Christus (Unichristus), Preceptor do Curso de Residência Médica em Infectologia do Hospital Universitário Walter Cantídio, Preceptor do Curso de Residência Multiprofissional do Hospital Universitário Walter Cantídio, Preceptor do Curso de Farmácia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro da Sociedade Brasileira de Microbiologia e Membro da Associação Cearense de Controle de Infecção Hospitalar. Tem experiência em Gerência Administrativa-Técnica em Laboratório de Análises Clínicas. Experiência em Laboratório de Microbiologia Clínica. Experiência em Docência de Nível Superior.

INDICADO (A):  Dra. Renata de Sousa AlvesCRF-CE N° 2839

MINI CURRÍCULO: Possui graduação em farmácia – habilitação em análises clínicas pela universidade federal do ceará (2003), mestrado (2005) e doutorado (2008) em farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem experiência na área de farmácia, com ênfase em análises clínicas e farmacologia, atuando principalmente nos seguintes temas: função renal, disfunção endotelial, venenos e toxinas animais. Atualmente é professora associado III do departamento de análises clínicas e toxicológicas da Universidade Federal do Ceará, coordenando as disciplinas de estágio em farmácia III e estágio diferenciado em análises clínicas. 

INDICADO (A):  Profª. Dra. Romélia Pinheiro Gonçalves Lemes CRF-CE N°  1314 

MINI CURRÍCULO: Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (1985), mestrado em Farmácia (Análises Clínicas) pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Farmácia (Análises Clínicas)pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Ceará. Membro dos programas de Pós-graduação em Patologia (Faculdade de Medicina/UFC), Ciências Farmacêuticas (Faculdade de Farmácia/UFC) e Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos (UFC/UFRN/UFPB/UFRPE). Coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Hemoglobinopatias e Genética das Doenças Hematológicas (LPHGDH) do Departamento de Análises clínicas e toxicológicas (DACT/FFOE. Atua nas Linhas de pesquisa de: Farmácia clínica e Hematologia (anemia falciforme/onco-hematologia).  

INDICADO (A):  Prof. Dr. Said Gonçalves da Cruz Fonseca CRF-CE N° 1300

MINI CURRÍCULO: Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (1984), graduação em Farmácia Industrial pela Universidade Federal do Ceará (1986), mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Pernambuco (2000) e doutorado em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Ceará atuando nos eixos ensino, pesquisa e extensão. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Desenvolvimento Galênico, Validação de Metodologia Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: controle de qualidade, farmacotécnica,fitoterápicos, farmacopeia. Possui vários artigos publicados em revistas conceituadas. É inventor, também, tendo suas invenções gerado patentes para a UFC (verniz da copaíba para controle de bactérias cariogênicas, 2023) e UECE desenvolvimento de pomada contendo polissacarídeos de Jucá para uso na cicatrização de feridas). Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas e Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos (UFC/UFRN/UFPB/UFRPE). 

INDICADO (A): Dr. Thiago Adolfo Sobreira Miranda CRF-CE N° 3243

MINI CURRÍCULO: 43 anos, natural de Juazeiro do Norte CE, Farmacêutico Industrial graduado pela UFRN; Especialista em Ensino de Química e Farmacologia aplicada pela URCA; Mestre em bioprospecção molecular de produtos naturais pela URCA;  Foi professor universitário por 7 anos do Curso de FArmácia na Antiga FJN hoje UNINASSAU. Atualmente sou supervisor de produção na indústria de medicamentos FARMACE e farmacêutico da atenção básica de Juazeiro do Norte CE é Membro da Comissão de Ensino do CRF-CE. 

INDICADO (A): Dra. Clece Alves PaivaCRF-CE N° 2121    

MINI CURRÍCULO: Farmacêutica graduada pela Universidade Federal do Ceará no ano de 1995. Especialista em análises clínicas pela UFC, especialista em hematologia e hemoterapia pela UFC. Atua há 24 anos na assistência farmacêutica na farmácia santa branca, onde já foi coordenadora farmacêutica da rede e atualmente desempenha a função de farmacêutica gestora. Orientadora de estágio supervisionado na farmácia comunitária da UNINASSAU e Unifametro. Trabalhou no atendimento toxicológico no CEATOX-IJF.

INDICADO (A): Dr. Francisco Ivo Frota Araújo – CRF-CE N° N° 3464

MINI CURRÍCULO: Casado com Isaquiely, pai de 2 filhos: Ivo Filho e Ivyna Maria, Cursou Farmácia pela universidade de Fortaleza – UNIFOR, formando-se na turma de 2006-2, com especialidade em indústria farmacêutica. Atuou como estagiário do SAC FARMA de uma rede de farmácias e em seguida foi contratado para ser o responsável técnico de uma de suas filiais, em Fortaleza-Ce. Em seguida foi para o interior onde foi chamado para assumir a assistência farmacêutica e a farmácia hospitalar, ambos da rede pública municipal de Mucambo-Ce. Em Mucambo participaria da presidência do conselho municipal de saúde e da comissão de controle de infecção hospitalar, do hospital do relacionado município. Logo mais, assumiria as assistências básicas dos municípios de Amontada, Massapê, Meruoca e Santana do Acaraú, nesta última sendo convidado para assumir o cargo de secretário da saúde do município. Especializou-se em farmácia clínica pela Universidade de Amazonas. Foi então que fundou sua primeira farmácia comercial particular, em Ubaúna-Coreaú e logo depois abriria sua segunda farmácia, situada em Mucambo. Atuando há mais de 10 anos na atenção farmacêutica e farmácia clínica.

INDICADO (A):  Dr. Luis Jailson Resende Monte CRF-CE N° 6594 

MINI CURRÍCULO:Farmacêutico Clínico Especialista em: Prescrição Farmacêutica e Farmácia Clínica; Farmácia Clínica Hospitalar e Auditoria Hospitalar

Indicado (A): Dr. Olavo Chrystian Aragão Machado CRF-CE N° 3131 

MINI CURRÍCULO:  Farmacêutico Analista Clínico, Especialista em Análises Clínicas pela UFC, MBA em Gestão Empresarial pela FGV, 20 anos de atuação em Farmácia Comunitária.

INDICADO (A):  Dr. Rubens Gama Ribeiro CRF-CE N°  1926

MINI CURRÍCULO: Formado pela Ufc Em 1992, com Habilitação Em Análises Clínicas Em 1994, pela Ufc./ Concursado Da Pmf Em 1996, para o Cargo De Farmacêutico – Hospitalar / Iniciou No Empreendedorismo Abrindo A Farmácia Gama Na Cidade De Pacatuba, No Ano De 1997/Foi Conselheiro Estadual De 2006 A 2009, Fez Especialização Em Farmácia Clínica No Ano De 2012, Aplicando Em Sua Farmácia A Atenção Farmacêutica, Juntamente Com Sua Esposa, Iniciou A Expansão Do Grupo Gama de Farmácias em 2012 e Hoje é Diretor do Grupo que conta com 8 Farmácias E Emprega Mais De 80 Colaboradores. sempre, focado no Desenvolvimento Das Pessoas, Pretende Continuar No Seguimento,  abrindo mais farmácias, E Oferecendo Oportunidade a Farmacêuticos e outros Profissionais Da Área.

INDICADO (A):  Dra. Bruna Cristina Cardoso Martins CRF-CE N° 4206  

MINI CURRÍCULO:  Graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (2010);  Especialista pela Residência Multiprofissional emAtenção Hospitalarà Saúde na área de transplante do Hospital UniversitárioWalterCantídio/UFC (2012);  Título de especialista em Farmácia Hospitalar pela SBRAFH(2011);  Especialista em Economia da Saúde pela Universidade Federal deGoiás e Ministério da Saúde (2017);  Mestre (2015) e Doutora (2020) Ciências Farmacêuticas pelaUniversidade Federal do Ceará;  MBA de Gestão, Inovação e Serviços em Saúde PUC/RS(2020-2022)  Foi preceptora do programa Residência Multiprofissional emAtençãoHospitalar à Saúde na área de transplante do Hospital UniversitárioWalter Cantídio/UFC (2013-2014);  Foi Farmacêutica Clínica do Serviço de Transplante Renal HUWC(2013-2014);  Foi farmacêutica hospitalar da prefeitura municipal de Fortaleza(2013-2014);  Foi professora substituta da Universidade Estadual do Ceará (2013-2014);  Foi Assessora Técnica do Núcleo de Farmácia da Diretoria Técnicado Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) (2015 – 2020);  Gerente de Farmácia do Núcleo de Assistência FarmacêuticadoHospital Estadual Leonardo da Vinci (2020 – MARÇO2023)  Atualmente, Gerente do Núcleo de Planejamento e Logítica ISGH(Iníciou em Março 2023) e Servidora como Farmacêutica Hospitalarno Instituto Dr José Frota (Iniciou em janeiro 2019)  Pós-doutoranda do programa de pós-graduação emCiênciasFarmacêuticas pela Universidade Federal do Ceará  Tem experiência na área de Farmácia Hospitalar, comênfaseemFarmácia Clínica, Farmacoeconomia e Gestão atuandoprincipalmente nos seguintes temas: cuidado farmacêutico, farmáciaclínica hospitalar, gestão e economia da saúde.

INDICADO (A):  Dr. Francisco Wanderlei Lima Silva CRF-CE N° 4924

MINI CURRÍCULO: Graduado em Farmácia pelo Centro Universitário Católica de Quixadá (UNICATÓLICA). Especialista em Gestão da Assistência Farmacêutica pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2015) e em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica pelo Centro Universitário Farias Brito (2021), Mestre em farmacologia (2017) com ênfase em inflamação do câncer pelo departamento de fisiologia e farmacologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é responsável técnico e analista clínico do laboratório de análises clínicas ProAnálise em Jaguaruana-Ce, Professor no Centro Universitário do Vale do Jaguaribe (UNIJAGUARIBE) no Ceará e coordenador do projeto de extensão “cuidado farmacêutico ao paciente insulinodependente” na mesma instituição. Já atuou como Coordenador da Assistência Farmacêutica e farmacêutico hospitalar. Desenvolve um excelente trabalho nas redes sociais como farmacêutico clínico.

INDICADO (A):  Dra. Maria Iracema Rocha de Andrade CRF-CE N°  3020

MINI CURRÍCULO: Farmacêutica pela Universidade Federal do Ceará, com habilitação em Análises Clínicas, Mestre em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará , Especialista em Farmácia Hospitalar e em Vigilância Sanitária pela Escola de Saúde Pública do Ceará,Especialista em Gestão da Assistência Farmacêutica pela Universidade Federal de Santa Catarina, MBA em Business,  Management and Innovation pela Unicatólica. Tem aperfeiçoamento em Farmácia Hospitalar e Clínica pela Organização Nacional de Acreditação e em Serviços Farmacêuticos pela Organização Pan-americana de Saúde. Atua há quase 20 anos na área Hospitalar, tendo experiência no serviço público e privado, onde já atuou como farmacêutica assistencial, clínica, gestora, além de contribuir com atividades de ensino e pesquisa em todas as  instituições em que atuou. 

INDICADO (A): Dra. Vanessa Maria de Souza Fernandes VieiraCRF-CE N° 4042

MINI CURRÍCULO:  Graduada em Farmácia, Mestre em Ciências Farmacêuticas pela (UFC). É docente convidada da Residência Multiprofissional Integrada em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará (RIS-ESP/CE) e colaboradora da disciplina de Estágio em Cenários Práticos de Farmácia no SUS I e do Curso de Farmácia da UNILAB. É docente de Pós-graduação em Farmácia Clínica Hospitalar e Comunitária, Cuidados Farmacêuticos e Prescrição Farmacêutica em diversas instituições: UFG, I-BRAS ABRAFARMA; FFB, FVJ, IDE. Contribui diariamente para a formação e capacitação de Farmacêuticos clínicos.

INDICADO (A):  Dra. Vanesca Fontenele  RibeiroCRF-CE N° 1287

MINI CURRÍCULO: Farmacêutica formada pela UFC, concursada da SESA participou ativamente da implantação e fortalecimento da política de assistência farmacêutica no estado do Ceará  juntamente com a Equipe da Dra Isabel  Cavalcante Carlos , Lucia Sales e Luciene Sena! Na atenção secundária foi chefe do serviço de farmácia do centro integrado de diabetes e hipertensão onde além da implantação do programa de alto custo nos anos 90, contribuiu para o reconhecimento do farmacêutico nos programas de diabetes e hipertensão participando do projeto do cuidado farmacêutico dos pacientes  diabéticos insulinizados na atenção  primária  na equipe da Dra Adriana Forti.  Quanto aos cuidados farmacêuticos nos programas de diabetes e hipertensão foi preceptora em cursos ofertados ao setor público e privado  em todas as regiões do estado e capital! Participando de projetos de educação continuada da Sesa , UFC e CRF. No campo das pesquisas clínicas contribui como farmacêutica de estudos clínicos multicêntricos internacional podendo destacar os estudos clínicos fase III e IV da insulina lispro, estudos fase IV da gabapentina, metformina, sibutramina é muitas outras . Na área de vigilância sanitária participou ativamente da adequação das farmácias com manipulação às RDCs da Anvisa. Ainda não vigilância sanitária participou da coordenação do projeto EDUCANVISA  no qual o Ceará se destacou tirando o primeiro lugar do Brasil! Na área Hospitalar participou do grupo de trabalho que implantou o Programa de gerenciamento da terapia antimicrobiana em 7 hospitais da rede Sesa, hoje ampliado!  Há várias gestões colabora com as comissões técnicas do CRF , hj na comissão de farmácia clínica e hospitalar!

INDICADO (A): Dr. Vicente Ferreira de Miranda NetoCRF-CE N° 6244   

MINI CURRÍCULO: Farmacêutico experiente, dedicado, com experiência e sucesso em serviços farmacêuticos. Trazendo uma sólida experiência em farmacologia clínica e gerenciamento de medicamentos. Conhecimento extenso de operação em farmácia e medicamentos. Histórico comprovado de aconselhamento adequado aos clientes, acompanhamento fármaco-terapêutico. Habilidades técnicas e de comunicação excelentes. Experiência Profissional – Farmacêutico CRF 6244, Farmácia Assunção, Viçosa do Ceará; – Trato os pacientes com sensibilidade e respeito à privacidade; – Aconselho pacientes sobre segurança e administração de produtos farmacêuticos; – Interajo com os médicos para melhor apoiar os pacientes; – Trabalho para promover um ambiente produtivo e sem erros. Formação Acadêmica UNINTA | Centro Universitário INTA – Campus Sobral (2012-2017)

INDICADO (A):  Prof. Dra. Ângela Maria de Souza Ponciano CRF-CE N°  1109

MINI CURRÍCULO: Possui graduação pela Universidade Federal do Ceará (1982), mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Ceará, atuando nos eixos ensino, pesquisa e extensão. Membro do Grupo de Prevenção ao Uso Indevido de Medicamentos (GPUIM), onde atua no Centro de Estudos em Atenção Farmacêu#ca. Desenvolve atividades assistenciais e clínicas promovidas na Farmácia Universitária da Farmácia Escola. Coordenadora do Estágio em Farmácia Hospitalar. Colaboradora dos Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas. Participa de projeto de extensão que realiza a Monitorização Intensiva de Antimicrobianos de reserva/estratégicos pelo programa Stewardship e diversos projetos na área da Farmácia Clínica. Tem experiência e atua nas áreas de Farmácia Clínica, Farmacovigilância, Farmácia Hospitalar, Hospital Universitário e Assistência Farmacêu#ca. Possui Livro e capítulo de livro, e vários artigos publicados em revistas conceituadas na área Farmácia Hospitalar e Clínica.

INDICADO (A):  Dr. Antonino Carneiro CostaCRF-CE N°  6100 

MINI CURRÍCULO: ANTONINO CARNEIRO COSTA, NASCIDO À 27/06/68 (55 ANOS). Casado com Keila Aragão Xerez (pedagoga), tem uma filha: Mariana Xerez Costa (estudante), residente em varjota-ce. formado em: enfermagem, coren-ce 85891 (1996); em farmácia, crf-ce 6100 (2016). Comerciante e Servidor público em varjota-ce, trabalha no ramo farmacêutico há 40 anos, proprietário de farmácia comunitária desde o ano de 1996. desde então sempre primou pelo atendimento ético e responsável, visando o bem estar do cliente e, de sua reputação como profissional de saúde. 

INDICADO (A):  Dra. Hanna Ilorio Dias CRF-CE N°  2926

MINI CURRÍCULO:Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2004), especialização em Farmácia Hospitalar pela Escola de Saúde Pública do Ceará (2007), Especialização em Preceptoria em Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN (2020) e Mestrado em Saúde da Mulher e da Criança pela UFC (2018). Atualmente é Preceptora e Tutora da Farmácia, no Programa de Residência Multiprofissional à Saúde dos Hospitais Universitários da Universidade Federal do Ceará (CH/UFC/MEC), Área de Concentração em Saúde da Mulher e da Criança, farmacêutica da Maternidade Escola Assis Chateaubriand – MEAC/UFC e membro da Comissão Técnica Assessora de Farmácia Hospitalar e Clínica do Conselho Regional de Farmácia (CRF-CE). Tem experiência na área de Farmácia Hospitalar, com ênfase em Gerenciamento de Risco Sanitário Hospitalar, Segurança do paciente e Farmácia Clínica, e em Pesquisa Clínica, na Área de Obstetrícia.

INDICADO (A): Dra. Maria Macedo Saraiva Tavares  CRF-CE N°  1609

MINI CURRÍCULO: Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (1988). Atualmente é farmacêutico do Hospital São José de Doenças Infecciosas e farmacêutico bioquimico – Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza – Ceará. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmácia hospitalar e Análises Clínicas.

INDICADO (A):  Dra. Maria Zenaide Matos AlbuquerqueCRF-CE N°  904 

MINI CURRÍCULO: Graduada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Farmácia Hospitalar (UFC). Mestre em Saúde da Criança e Adolescente pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Farmacêutica da Secretaria Estadual de Saúde do Ceará (SESA). Implantou a farmácia do SAMU Euzébio. Coordenadora do Centro de Farmácia do Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS), onde implantou o atual serviço de farmácia hospitalar, dotado de Centro de Manipulação de Medicamentos Oncológicos, Manipulação de Nutrição Parenteral Total, Farmácias Satélites da Emergência e Centro Cirúrgico, Farmácia Ambulatorial, entre outros serviços. Atuou na farmacovigilância hospitalar, análise de prescrições médicas com ênfase no estudo de eventos adversos e erros de prescrição (tema de seu mestrado), núcleo de avaliação de tecnologias em saúde, membro da comissão de parecer técnico da SESA, participou da elaboração da relação estadual de medicamentos da SESA e foi uma das pioneiras na preceptoria da primeira turma de especialização em Farmácia Hospitalar pela Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará (ESP/CE) e da residência multiprofissional em pediatria. Atualmente, além da coordenação do Centro de Farmácia do HIAS, está expandindo o serviço de farmácia clínica para as demais unidades de atendimento da farmácia do HIAS, como oncologia e internação.

 

INDICADO (A):  Dr. Paulo Ricardo Merencio da Silva CRF-CE N° 8939  

MINI CURRÍCULO:  Graduado em Farmácia, especialista em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica pelo Instituto de Ciência e Tecnologia (ICTQ) e Mestrando pelo Programa de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Ceará na Linha de Pesquisa Farmácia Clínica e Vigilância Sanitária. Atua como Farmacêutico Hospitalar desde 2020. Foi Estagiário da Gerência de Risco do Hospital Municipal Dr. João Elísio de Holanda e Bolsista Voluntário do Centro de Farmacovigilância do Ceará(CEFACE/GPUIM). Atualmente é Coordenador das Farmácias Satélites do Hospital Municipal Dr. João Elísio de Holanda em Maracanaú, Farmacêutico Hospitalar no Hospital Infantil Albert Sabin, Supervisor de Estágio Curricular e Extracurricular em Farmácia Hospitalar, Membro da Comissão Assessora de Farmácia Hospitalar do Conselho Regional de Farmácia (CRF-CE) e pesquisador nas áreas de Farmácia Hospitalar, Farmácia Clínica, Segurança do Paciente e Gestão Hospitalar.

INDICADO (A):  Dr. Renan Morais e SilvaCRF-CE N° 5824

MINI CURRÍCULO: Bacharel em Farmácia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Especialista em Atenção Hospitalar à Saúde, ênfase em Assistência em Transplantes pelo programa de Residência Integrada Multiprofissional em Atenção Hospitalar à Saúde da Universidade Federal do Ceará/Hospital Universitário Walter Cantídio (UFC/HUWC). Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Ex-presidente e fundador da Liga Acadêmica de Farmácia Hospitalar (LAFH) da UNIFOR. Atualmente é Tutor do Núcleo de Farmácia e Preceptor da Residência Integrada em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará – RIS-ESP/CE na área de concentração: Urgência e Emergência. Sócio-fundador do É F#rma! Cuidado Farmacêutico e está Coordenando atualmente a Farmácia Clínica do IJF.

INDICADO (A):  Dr. Felipe Rodrigues Magalhães de Aguiar  CRF-CE N° 4338

MINI CURRÍCULO: Graduado em Farmácia – UFC; Especialista em Análises Clínicas e Toxicológicas – UFC; Mestre em Microbiologia Médica – UFC; Doutor em Ciências Farmacêuticas – UFC; Farmacêutico do SAC Farma Pague Menos (2011-2017); Professor do Curso de Farmácia da UNIFAMETRO (2017-2021); Atualmente Medical Science Liaison da Imunologia na AbbVie Biofarmacêutica.  

INDICADO (A):  Dr. Francyalison Alves MedeirosCRF-CE N° 3917

MINI CURRÍCULO: Graduado em Farmácia  pela FCRS, MBA de Gestão em Processos Industriais pela FJN,Supervisor da Farmace,14 Anos de Experiência na Indústria Farmacêutica. 

INDICADO (A): Dra. Ingrid Beserra Goncalves CRF-CE N°  3998   

MINI CURRÍCULO: Graduada em farmácia pela universidade federal do ceará- UFC. Pós-graduada em assunto regulatório e registro de medicamentos pelo instituto recine. Especialista em gestão de qualidade e engenharia de produção pelo ipog. Atua na indústria farmacêutica desde 2009, tendo iniciado a carreira no laboratório MADREVITA. Foi analista da garantia de qualidade no laboratório ISOFARMA, supervisora do sistema de qualidade da Fresenius Kabi Brasil e gerente de assuntos regulatórios da empresa FARMACE. Atualmente é gestora da qualidade da FARMACE e preceptora do curso de farmácia da Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte – ESTÁCIO.

INDICADO (A):  Dr. Wesley Fonseca DantasCRF-CE N° 5664

MINI CURRÍCULO:  Em 2008 iniciei minha carreira na área de saúde na indústria farmacêutica, em 2015 me formei em Farmácia, desde então atuei em farmácias comerciais em paralelo a indústria, dentro da indústria de medicamentos passei pelos cargos de auxiliar de produção, auxiliar, encarregado, supervisor e atualmente ocupo o cargo de gerente de controle de qualidade microbiológico. Pós-graduação  em Microbiologia Industrial Farmacêutica pela Universidade Católica de Anápolis. 

INDICADO (A):  Dra. Deborah Meneses de Melo CRF-CE N° 3715

MINI CURRÍCULO: Farmacêutica Bioquímica, Especialista em Farmácia Hospitalar e em Oncologia. Membro da Comissão Técnica Assessora de Oncologia do CRF/CE. Professora de Pós-Graduação do Instituto Racine. Farmacêutica da Pronutrir Oncologia e Nutrição/CE.

INDICADO (A): Dr. Klécius Renato Ponte DiasCRF-CE N°   2418

MINI CURRÍCULO:Farmacêutico formado pela UFC;- Especialista em Oncologia – FIC;- Especialista em Farmácia Clínica e Cuidados; Farmacêuticos – ESAMAZ; – Farmacêutico oncologista na quimioterapia da    Santa Casa de Sobral; – Farmacêutico proprietário de Farmácia Comunitária em Sobral – CE.

  

INDICADO (A):   Dr. Luis Phillipe Vieira Feitosa Modesto  CRF-CE N° 5557   

MINI CURRÍCULO: Especialista Em Farmácia Ontológica Pela Instituição São Camilo (2018). Especialista em Farmácia Clínica E Prescrição Farmacêutica Pela Faculdade Farias Brito (FFB,2016); Possui Graduação Em Farmácia Generalista Pela Universidade De Fortaleza (UNIFOR).  Atualmente é Farmacêutico Pelo Instituto Do Câncer Do Ceará, ICC e do Hospital Geral De Fortaleza. 

INDICADO (A): Dra. Maria Rosimeire Vieira Florêncio CRF-CE N° 2671. 

MINI CURRÍCULO: A Farmacêutica Rose’ implantou sozinha o serviço de Farmácia do Centro Regional Integrado de Oncologia (CRIO), e sempre procurou o melhor em termos de assistência Farmacêutica aos seus pacientes, em sua grande maioria SUS. Sempre em busca de novos estudos e tecnologias, conseguiu farmacêuticos para atuação na manipulação, pesquisa clínica, dispensação de orais e acompanhamento dos pacientes. 

INDICADO (A): Dra. Rosiane Ribeiro Silva  CRF-CE N° 4182  

MINI CURRÍCULO: Farmacêutica generalista. Formada pela Universidade Estadual da Paraíba em 2010. Especialista em atenção farmacêutica e farmacoterapia clínica. Especialista em gestão da assistência farmacêutica no SUS (10 anos de experiência na área); Especialista em farmácia oncológica e hospitalar (11 anos de experiência) .

INDICADO (A):   Dra. Fabiana Pereira Soares  CRF-CE N° 3155

MINI CURRÍCULO: Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (1994), mestrado em Química pela Universidade Federal do Ceará (1998) e doutorado em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica de Medicamentos pela Universidade Federal do Ceará (2015). Atualmente é professora adjunta da Universidade de Fortaleza. Tem experiência em Farmacognosia, atuando principalmente nos seguintes temas: controle de qualidade, fitoterapia e química de produtos naturais.

INDICADO (A): Dra. Maria Goreti Rodrigues Juvenal Lima CRF-CE N° 7343 

MINI CURRÍCULO:  Possui graduação em Farmácia pela Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (2018). Pós graduanda em Farmácia hospitalar pela Uninassau , atuando principalmente nos seguintes temas: Homeopatia, cosméticos, inovação, tecnologia farmacêutica e hospitalar. Farmacêutica da Naturalis laboratório farmacêutico Ltda. Estudo cosmetologia, no momento, aprofundo o conhecimento na área vegana/natural. Atuo como preceptora de estágio e facilitadora de Homeopatia nas instituições de ensino que me procuram para contribuir com a formação de novos profissionais. E o não menos relevante, estou sempre aberta a novos desafios, novas possibilidades de conhecimento e naturalmente atuação.

INDICADO (A):  Dr. Tales Sousa AlvesCRF-CE N°   2339 

MINI CURRÍCULO: Farmacêutico Bioquímico, Farmacêutico Integrativo – Formado pela UFC com especializações em Fitoterapia, prescrição de fitoterápicos e em Neuropsicologia. Realizou diversas formações, buscando a excelência no atendimento ao Cliente/Paciente, dentre eles: Hipnoterapia (2005), Master Practitioner em Programação Neuro Linguística (2006), Aromaterapia (2019), Auriculoterapia (2022), Ventosaterapia (2022), dentre outros como: Gestão e Estratégia Empresarial na UECE (95% cursado), aumentando a acuidade sensorial na área da Administração e Gestão Farmacêutica. Palestrante, há mais de 15 anos, sobre temas relacionados a produção, dispensação e inovação na área de medicamentos, como também, workshops para a excelência em Atendimento, Liderança e já a mais de 8 anos levando aos profissionais colegas Farmacêuticos e a população em geral, eventos de divulgação e/ou facilitação sobre as Práticas Integrativas e Complementares em grade parte do estado do Ceará, representando, junto com outros colegas Farmacêuticos, a Câmara Técnica das PICs do CRF CE  e do Conselho Federal de Farmácia.Atua também na Preceptoria do curso de Farmácia da Faculdade Estácio Via Corpvs e Parangaba, realizando as atividades práticas com 2 turmas do curso de Farmácia.

INDICADO (A):  Dra. Yasmin Macedo de SousaCRF-CE N° 6940

MINI CURRÍCULO:  Yasmin Macedo, é formada pela Universidade Federal de Campina Grande e iniciou seu trabalho como farmacêutica na farmácia comercial, no interior do Ceará. Com o tempo especializou-se em farmácia clínica e prescrição farmacêutica pois já notava a afinidade com a prática clínica e cuidado direto e personalizado ao paciente. Yasmin conheceu a ACUPUNTURA em 2019, como paciente, e foi paixão à primeira vista por mais essa área da farmácia. Em 2020, capacitou-se em Acupuntura auricular, eletroauriculoterapia e montou o primeiro consultório farmacêutico independente do interior do Ceará. Atualmente, Yasmin é Acupunturista formada pela Universidade Regional do Cariri. A primeira farmacêutica acupunturista na Região do Cariri. Membro da comissão de Práticas Integrativas e Complementares do Conselho Regional de Farmácia. Docente do curso de Farmácia da Uninassau – Juazeiro do Norte. Host do podcast Issopodfarma? .Palestrante e influenciadora digital, onde utiliza as redes sociais como disseminador do poder da acupuntura para outros profissionais e sociedade.

INDICADO (A):  Dr. Elton da Silva Chaves – CRF-CE N°  3872

MINI CURRÍCULO: Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília (UNB), Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Ceará, possui graduação em farmácia – bioquímica pelo Centro Universitário do Estado do Pará (2000). É Especialista em Atenção Farmacêutica. Tem experiência na Gestão em Saúde e na área de Assistência Farmacêutica, com ênfase em Saúde Coletiva.

INDICADO (A): Prof. Dr. Fernando Schemelzer de Moraes Bezerra   CRF-CE N° 1218 

MINI CURRÍCULO: Professor titular do curso de Farmácia da Universidade Federal do Ceará, mestre e doutor em Parasitologia pela UFMG, pós-doutor pelo Natural History Museum-Londres, Bolsista de produtividade do CNPq, Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Parasitologia e Biologia de Moluscos DACT/FFOE/UFC, Representante da Sociedade Brasileira de Parasitologia SBP-CE. Membro do Grupo de Desenvolvimento das Diretrizes no Combate e Controle da Esquistossomose da Organização Mundial da Saúde (OMS) tendo atuado em Genebra e na China. Atualmente presta assessoria ao Ministério da Saúde na Área de Doenças negligenciadas – Esquistossomese e Geohelmintoses. 

INDICADO (A):  Dr. Francisco Tarcísio Seabra Filho  CRF-CE N° 5145

MINI CURRÍCULO: Graduado em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Auditoria, Perícia e Gestão em Saúde pela Universidade Estadual do Ceará. Atualmente, mestre em Saúde Coletiva da Universidade Estadual do Ceará, trabalhando. Atua na coordenação da Rede De Frio Estadual, ficando responsável pela boas práticas de recebimento e armazenamento dos imunobiológicos, pela avaliação da distribuição das vacinas, soros e materiais de apoio do processo de imunização e pelo treinamento da equipe. https://orcid.org/0000-0001-8091-3755

INDICADO (A): Dr. Gerson Augusto PereiraCRF-CE N° nº 1716

MINI CURRÍCULO: Farmacêutico  CRFCE Graduado em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (1990). Especialista em Farmácia Hospitalar pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN; Especialista em Gestão Hospitalar pela Universidade Federal do Ceará e Núcleo de Estudos em Saúde Comunitária – NESC/Escola de Saúde Pública – ESP-CE;  Mestrando em Educação e Ensino pelo PROFEPT do IFCE; Técnicode nível superior da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará; Farmacêutico do Serviço de Farmácia Hospitalar da Prefeitura Municipal de Fortaleza; Livre Docente da Universidade Federal do Ceará – UFC, lecionando Sobre o TEMA: Material Médico Hospitalar, para o Curso de Farmácia a convite da Professora da Disciplina de Farmácia Hospitalar; Coordenador Geral e Professor do Programa de Educação Continuada para Farmacêuticos em Administração de Medicamentos Injetáveis (com ênfase em Vacinas) da Pró- Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará.Realizou mais de 50 cursos de aplicação  de injetáveis em mais de 18 cidades do estado do Ceará tendo capacitado  mais de 1800 Farmacêuticos que trabalham em mais de 102 cidades do estado ajudando a tornar o estado do Ceará no estado  do Nordeste onde o profissional Farmacêutico mais administra Medicamentos injetáveis.

INDICADO (A): Dra.  Liana Perdigão Mello CRF-CE N° N° 4022 

MINI CURRÍCULO: Formada em farmácia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e com especialização em gestão pública e desenvolvimento gerencial, pela Universidade Estadual do Ceará, possui bastante experiência em gestão laboratorial. Atualmente é diretora do laboratório central de saúde pública (LACEN-CE). 

%d