CRFCEemCORES – Março Lilás – Mês de conscientização e combate ao câncer de colo de útero

O câncer de útero é o terceiro mais frequente entre a população feminina no País (atrás do câncer de mama e de colorretal) e a quarta causa de morte de mulheres. Diante deste cenário, o Ministério da Saúde lançou a campanha Março Lilás com o objetivo de conscientizar a população sobre o tema e ajudar no enfrentamento do câncer de colo do útero.

Também chamado de câncer cervical, o câncer do colo do útero é provocado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV, os chamados de oncogênicos. A infecção genital por esses vírus é muito frequente e na maioria das vezes não causa doença. São sexualmente transmissíveis e podem causar lesões na vagina, colo do útero, pênis e ânus.

Prevenção

A principal forma de prevenir o câncer de colo do útero é realizando o exame preventivo papanicolau, no qual é feita a coleta de células do colo do útero para detectar se há alguma infecção ou variação nesses tecidos.

Nós apoiamos essa causa! 💜

#ProjetoCRFCEemCores
#CRFCE
#CFF
#MarçoLilás

%d