A Leucemia é um tipo de câncer que se desenvolve na medula óssea e se espalha pelo corpo, por meio do sangue, afetando as células brancas responsáveis pela defesa do organismo. No mês de fevereiro, ações de conscientização e enfrentamento da doença acontecem pelo Brasil visando o diagnóstico e o tratamento precoce.
Quais são os sintomas da leucemia?Os sintomas da leucemia são inespecíficos e podem ser bastante variados. Dessa forma, geralmente, estão relacionados à queda dos níveis hematimétricos, ou seja, à hiperprodução de células sanguíneas.
Sendo assim, podem surgir sintomas relacionados à anemia, como fraqueza, cansaço e sonolência, por exemplo. Além disso, pessoas com leucemia têm maior chance de terem infecções ou trombocitopenia (plaquetas baixas), o que inclui sangramentos e hematomas espontâneos.
Como é feito o diagnóstico? E o tratamento?O diagnóstico é feito através do exame mielograma onde é realizada a coleta de sangue da medula óssea, que é a fábrica do sangue. Esse sangue é enviado para uma análise específica chamada imunofenotipagem. Após o diagnóstico, o tratamento é realizado com quimioterapia, podendo ser associado também à radioterapia.
A terapia difere completamente entre os tipos de leucemia, assim, dependem de uma avaliação completa do paciente. Atualmente, existem diversos tipos de tratamento, dentre as modalidades: quimioterapia, imunoterapia e até, inibidores específicos, cuja administração ocorre por via oral e acompanhamento ambulatorial. O transplante de medula óssea pode ser necessário em alguns casos.
A doação de medula óssea pode salvar vidas!