CRF-CE realiza Exposição Fotográfica – Farmacêuticos em Evidência com farmacêuticos destaques no ano de 2022

CRF-CE realiza Exposição Fotográfica – Farmacêuticos em Evidência com farmacêuticos destaques no ano de 2022

Em alusão ao Dia do Farmacêutico (20 de janeiro) a Diretoria do CRF-CE, Conselheiros Federais e Regionais com o objetivo de dar ênfase ao farmacêutico (a) cearense, realiza a Exposição fotográfica – Farmacêuticos em Evidência.

A Mostra reunirá fotografias dos:

Farmacêuticos destaques no ano de 2022, escolhidos democraticamente por toda a categoria cearense e divulgados na XXIV Reunião Plenária Ordinária, com transmissão ao vivo pelo Youtube.

A Exposição visa trazer visibilidade para a imagem do profissional e sua área de atuação por meio da linguagem visual promovendo reflexões sobre o dia do farmacêutico (a) cearense em seu campo de atuação.

_______________________________________________________________________________________________________

O primeiro homenageado da mostra foi o Dr. FERNANDO JÓCA FREIRE – CRFCE Nº 3717 na CATEGORIA: ONCOLOGIA

Ele é farmacêutico da PRONUTRIR Oncologia; Presidente do GT de Oncologia do CRF CE; Membro coordenador do Grupo de Estudos dos Farmacêuticos em Oncologia do Ceará – GEFOCE; Membro da Comissão de Educação da SOBRAFO 2022-2024; Embaixador do ‘Projeto Be-A-Ba, desmistificando o câncer infanto juvenil’;

Na imagem está em seu dia-a-dia, fazendo o que tanto ama que é a Farmácia Oncológica, processo de manipulação e clínica em Oncologia

________________________________________________________________________________________________________

O nosso próximo homenageado é o DR. RIVELILSON MENDES DE FREITAS / CRF-CE N° 2558 – homenagem in memorian.

Farmacêutico graduado pela Universidade Federal do Ceará, com aperfeiçoamento em farmácia clínica pela Universidad do Chile, mestrado em farmacologia pela Universidade Federal do Ceará, doutorado em farmacologia pela Universidade Federal do Ceará e pós-doutorado na faculdade de farmácia da universidade de Coimbra e no grupo de investigação redox biology in health and disease do centro de neurociências e biologia celular. Com experiência na área de propriedade intelectual, farmacologia e toxicologia, com ênfase em neurofarmacologia, estudando principalmente alterações histopatológicas e neuroquímicas de compostos antioxidantes naturiais e sintéticos obtidos de plantas medicinais em modelos animais de depressão, ansiedade, epilepsia, artrite reumatóide e doenças negligenciadas. Tem colaborações com outras instituições brasileira como UECE, UFBA, UFPB, UFC, UFS, USP, UFRN, Instituto Butantan, UFPE e internacionais a faculdade de Farmácia Da Universidade de Coimbra, Portugal, Department Of Pharmacy, faculty of science and engineering, southern university bangladesh, departamento ciencias médicas – farmacología da facultade de medicina da universidad de castilla-la mancha, facultad de ciencias químicas, universidad nacional de Córdoba, Argentina, Institute Of Neurobiology, Departamet Physiology, Medical Faculty, Medical Academy, Sofia, Bulgaria, Department Of Pharmacology Of Spp School Of Pharmacy & Technology Management, Svkm?S Nmims University, Mumbai, India e Departamento de Farmacología Of Facultad De Farmacia Of Universidad De Sevilla, Espanhia. Desenvolveu projetos na área de farmácia clínica, atenção farmacêutica e farmacovigilância, incluindo a estruturação e implantação de um sistema de atenção farmacêutica a grupos específicos de usuários em saúde pública e em ambiente hospitalar.

Na imagem ele está em uma apresentação em um Congresso internacional no Chile.

________________________________________________________________________________________________________

CRF-CE realiza Exposição Fotográfica – Farmacêuticos em Evidência 📷⭐

Em alusão ao Dia do Farmacêutico (20 de janeiro) a Diretoria do CRF-CE, Conselheiros Federais e Regionais com o objetivo de dar ênfase ao farmacêutico (a) cearense, realiza a Exposição fotográfica – Farmacêuticos em Evidência.

O nosso homenageado é o DR. RAUL DA CÂMARA COSTA FILHO / CRF-CE N° 2488
HOMENAGEADO 2022 NA CATEGORIA: INDÚSTRIA.

Ele é um Profissional muito capacitado, trabalha há anos na indústria, com experiência de aproximadamente 20 anos na Indústria Farmacêutica, em Gestão Hospitalar (4 anos e 7 meses), em Assistência Farmacêutica no Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (11 anos), e em Vigilância Sanitária Federal (3 anos). A sua atuação com foco em produtividade e melhoria de processos; Integração do setor produtivo com o setor de almoxarifado, manutenção, controle e garantia da qualidade e controle em processo; Liderança integradora de equipes, atuando na gestão, treinamento, formação, motivação, avaliação, administração de conflitos; Possui sólidos conhecimentos na implantação e manutenção das boas práticas de fabricação (bpf), auditorias internas, auto-inspeções e na tratativa de ações corretivas e preventivas; Com fortes conhecimentos com interação medicamentosa, controles de estoque e boas práticas de dispensação e conservação de medicamentos, adquiridos na gestão em farmácia hospitalar.
No registro fotográfico, o Dr. Raul está desempenhando suas atividades na Indústria Farmacêutica.

_________________________________________________________________________________________________

A nossa homenageada na categoria ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA é a DRA. FERNANDA FRANÇA CABRAL / CRF CE N° 3099

Possui graduação em Farmácia pela Universidade de Fortaleza (2004). Especialista em Assistência Farmacêutica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente coordena a Coordenadoria de Políticas de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará. Mestre em Gestão em Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Na fotografia ela participa do X Fórum Brasileiro sobre Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia (FAAF), em agosto de 2022. Realizou a moderação da mesa do debate Otimização da articulação entre as Secretarias Estaduais de Saúde e Ministério da Saúde para a melhoria do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica.

_____________________________________________________________________________________________

O nosso homenageado na Categoria PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE (PICS) é o Dr. JÚLIO CÉSAR OLIVEIRA PEIXE / CRF-CE N° 2147

Ele é farmacêutico graduado pela Universidade Federal do Ceará, com habilitação em indústria farmacêutica. Especialista em Assistência Farmacêutica pela Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará- ESP/CE. Atualmente é Farmacêutico responsável pela Farmácia Viva de Maracanaú, como também atua como farmacêutico industrial na análise físico-químico de medicamentos no setor de divisão de produtos do laboratório central do estado do Ceará LACEN/CE. Desde 1998 trabalha na área de fitoterapia, com ênfase em trabalhos comunitários sobre o uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos; tem experiência em manipulação magistral, principalmente nos seguintes temas: gestão, fitoterapia, farmácia viva, produção de medicamentos fitoterápicos, controle de qualidade de plantas medicinais, fitoterápicos e controle físico-químico de medicamentos. Foi conselheiro do CRF-CE e vice-presidente.

Na fotografia Dr. Júlio está no Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará – laboratório de análises fisioquímica de medicamentos.

_____________________________________________________________________________________________

A nossa homenageada na categoria ENSINO é a DRA. MIRIAN PARENTE MONTEIRO / CRF-CE N° 1209

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (1982), mestrado em Química Inorgânica pela Universidade Federal do Ceará (1987) e doutorado em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (2000). Atualmente é Professora Titular do Departamento de Farmácia, da Faculdade de Farmácia Odontologia e Enfermagem. No ensino de graduação ministra as disciplinas de Química Farmacêutica, Seminários em Uso Racional de Medicamentos, Tópicos em Pesquisa Clínica e Semiologia Farmacêutica. Na pós-graduação é responsável pelas disciplinas de Avaliação Clínica de Medicamentos e Ética em Pesquisa. Tem desenvolvido trabalhos de extensão e pesquisa nos seguintes temas: atenção farmacêutica, uso racional de medicamentos, medicamentos, assistência farmacêutica e centro de informação sobre medicamentos. Coordena o Grupo de Prevenção ao Uso Indevido de Medicamentos, Programa de Extensão da Universidade Federal do Ceará, no qual também tem a coordenação do Centro de Informações sobre Medicamentos da UFC e colabora com o Centro de Farmacovigilância do Ceará (CEFACE), dois dos cinco projetos inseridos no referido Programa. É Professora colaboradora do Doutorado em Associação do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos. Atualmente é Chefe do Departamento de Farmácia, da Faculdade de Farmácia Odontologia e Enfermagem, cargo que já desempenhou em outros quatro períodos anteriores da vida acadêmica.

O registro fotográfico é relativo a live realizada durante a pandemia de COVID 19, período em que o GPUIM (Grupo de Prevenção ao Uso Indevido de Medicamentos) produziu um grande número de materiais informativos com orientações para o uso correto e adequado de medicamentos.

____________________________________________________________________________________________

A nossa homenageada é a na CATEGORIA FARMÁCIA CLÍNICA É A DRA. ERIKA MAIA PASSOS / CRF-CE N° 3762

Ela possui graduação em Farmácia pela Universidade de Fortaleza (2008). Pós-graduação em Farmácia Clínica. Atualmente é farmacêutica na Unidade de Gestão da Pesquisa do Hospital Universitário Walter Cantídio. É integrante da Comissão Técnica de Parecer da SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DO CEARÁ e farmacêutica do HOSPITAL GERAL MANOEL ASSUNÇÃO PIRES. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em FARMÁCIA HOSPITALAR NO SISTEMA HÓRUS (ALTO CUSTO- PORTARIA 1554).

Na imagem Dra. Erica está atuando na Profissão farmacêutica, onde ama servir ao próximo sempre.

___________________________________________________________________________________________

A nossa próxima homenageada é a DRA. MICHELINE PEREIRA JACUNDO DE OLIVEIRA / CRF-CE N° 2053, – homenagem in memorian.

Graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará, atuava com maestria na farmácia comunitária, trabalhando diretamente com os pacientes, sempre muito acessível, aconselhando sobre medicamentos, servindo a comunidade e fazendo a dispensação de forma humanizada. Faleceu em virtude da covid-19.

___________________________________________________________________________________________

A nossa próxima homenageada na categoria Perícia Forense é a Dra. Ana Claudia de Menezes Sobreira – CRFCE 1919

Graduada em Farmácia pela UFC-1993 Habilitação em Análises Clínicas-UFC, Especialista em Biologia Molecular Aplicada ao Diagnóstico Clínico-UFC, Especialista em Hematologia e Hemoterapia – Hemoce / UFC, Especialista em Genética Forense pela Universidade Federal de Alagoas, trabalhou em farmácias comerciais, Farmácia Pague Menos, Vigilância Sanitária do Município, Farmácia do Hospital Gonzaguinha do José Walter, Laboratório Emílio Ribas, Laboratório Louis Pasteur, Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará, Hemoce, Laboratório do Hospital Gonzaguinha de Messejana, Laboratório do Hospital Waldemar de Alcântara. Atualmente: Perita Legista do Núcleo de DNA Forense da Perícia Forense do Ceará, Ponto Focal no Ceará, responsável pela Campanha de Coleta de DNA de familiares de desaparecidos e pessoas sem identificação, para identificação de desaparecidos, -Farmacêutica Bioquímica do Laboratório do Hospital da Mulher do Município de Fortaleza e representante da Pefoce como Membro Titular do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Desaparecimento de pessoas.

Na fotografia ela está no Laboratório de DNA da Pefoce realizando a Extração de DNA de vestígios.

___________________________________________________________________________________________

A nossa homenageada na categoria Vigilância Sanitária é a Maria de Fátima Tereza de Albuquerque Corrêa / CRF-CE n° 922.

Graduada em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará-UFC/1980, Especialização em Vigilância Sanitária pela Escola de Saúde Pública, Especialização em Administração de Sistema Integral de Medicamentos pela Escola de Saúde Pública do Ceará, Especialização em Educação em Saúde Pública -UNIFOR/CE, Brasil, Especialização em Bioquímica Clínica pela Universidade Federal do Ceará-UFC. Nomeada para exercer em caráter efetivo o cargo de Farmacêutica Bioquímica Classe I, Nível ANS 1 – Centro de Saúde de Caucaia / SESA em 25/02/1983. Farmacêutica Bioquímica do Centro de Saúde César Cals, de Agosto de 1986 a Maio 1993/ SESA. Nomeada para exercer as funções do Cargo em Comissão de Chefe do Serviço de Fiscalização de Produtos do Departamento de Vigilância Sanitária da SESA de junho de 1993 a dezembro/1995, credenciada pelo Ministério da Saúde – Secretaria de Vigilância Sanitária/ DF, representando esta Secretaria no Programa Nacional de Inspeção em Indústrias Farmacêuticas e Farmoquímicas.

___________________________________________________________________________________________

Nosso homenageado na categoria Manipulação é o Dr. MICAELCE GONÇALVES SANTANA – CRF-CE: 915.

Natural de Brejo Santo – Ceará, formou-se em farmácia pela Universidade Federal do Ceará – UFC em 1978, obtendo título de farmacêutico bioquímico. É especialista em hematologia pela Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro-RJ. Ao retornar para o Cariri teve ampla experiência em análises clínicas, atuando com laboratório de análises clínicas na cidade de missão velha e banco de sangue no hospital Santo Inácio de Juazeiro do Norte, ambos de sua propriedade.

Destacou-se na saúde pública como diretor regional de saúde da microrregião do Cariri, secretário de saúde por duas vezes do município de Juazeiro do Norte. Empresário da área da manipulação, sendo um dos pioneiros da região, onde atuou como farmacêutico responsável técnico do laboratório de manipulação magistral do Cariri, conhecido pelo nome de fantasia farmácia magistral Cariri, durante 22 anos, onde teve a oportunidade de pôr em prática habilidades desde a farmacotécnica até o atendimento farmacêutico, atuando de forma humanizada, prestando serviços aos seus clientes/pacientes.

___________________________________________________________________________________________

Nosso homenageado na categoria Análises Clínicas é o Dr. DIOGO HONÓRIO GOMES PARENTE / CRF CE N° 614

Ele é Farmacêutico Bioquímico pela UFC, fundador do Laboratório Clínico de Sobral em 1973 e gestor até os dias atuais com seus filhos no Lacliso. Professor de Parasitologia da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Faculdade de Medicina de Sobral e Laboratório Regional de Saúde. Visionário, carismático, agregador e possuidor de uma sabedoria imensurável segue seus dias inspirando seus colaboradores e colegas na busca de realização profissional.

___________________________________________________________________________________________

Nossa homenageada na categoria FARMÁCIA HOSPITALAR É A DRA. ANA AMÉLIA GONÇALVES DE OLIVEIRA LIMA / CRF-CE N° 2872

Graduada em farmácia pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Qualidade e Segurança no Cuidado ao Paciente pelo Instituto Sírio-Libanês. Atualmente é coordenadora do Centro de Farmácia do Hospital Geral Dr. César Cals, presidente da Comissão de Farmácia e Terapêutica, membro do Núcleo de Segurança do Paciente, da Comissão de Infecção Hospitalar, do Colegiado Gestor do Centro de Estudos e integrante do Programa de Gerenciamento de Antimicrobianos do HGCC. Tem experiência na área de farmácia hospitalar, gestão hospitalar, segurança do paciente, manipulação de fórmulas magistrais e oficinais e logística farmacêutica.

A nossa homenageada na categoria Saúde Pública é a Dra. Maíra Barroso Pereira – CRF-CE N° 2919

Ela possui graduação em Farmácia (2000) e mestrado em Ciência Farmacêuticas (2007) pela UFC. Possui pós-graduação em Gestão Estratégica do Varejo pela FIA/FEA/USP e em Processos Educacionais na Saúde pelo IEP/HSL. Atuou como coordenadora, facilitadora e conteudista de cursos na ESP/CE; como gerente técnica na Coordenadoria de Políticas de Assistência Farmacêutica da SESA/CE; e como professora das disciplinas de Gestão Farmacêutica e Farmacoeconomia do Curso de Farmácia da UFC e em outras faculdades privadas. Atualmente, exerce a função de analista técnica na Coordenação de Pesquisa e Desenvolvimento da Funsaúde. Tem experiência como técnica, docente e pesquisadora nas seguintes áreas: Saúde Coletiva, Educação Permanente em Saúde, Gestão Farmacêutica, Economia da Saúde e Farmacoeconomia, Avaliação de Tecnologias em Saúde e Assistência Farmacêutica.

Na fotografia Dra. Maíra está em uma sala de reunião em seu local de trabalho, onde desenvolve atividades de pesquisa e educação permanente.

%d