INCLUSÃO SOCIAL Desde 1961, a data de 13 de dezembro é dedicada a celebrar o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual. O intuito é combater o preconceito e a discriminação, além de buscar a garantia de direitos e a inclusão das pessoas com deficiência visual na sociedade. E foi de uma farmacêutica do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (CRF-SP) que surgiu um projeto que pode ajudar essas pessoas com problemas na visão a evitar erros na hora de tomar medicamento. O projeto ‘Farmácia para cego ver’, desenvolvido pela farmacêutica Grayce Miguel França, foi lançado no “Simpósio Tendências Farmacêuticas – Tecnologia e Informação”, promovido pelo CRF-SP, em 26 de novembro.
Dra. Grayce coordena o Grupo Técnico de Trabalho Farmacêutico à Pessoa com Deficiência no conselho. A ideia surgiu da necessidade da própria profissional, que é deficiente visual, e utiliza a tecnologia do QR Code para ajudar deficientes visuais a identificar medicamentos e a decifrar as informações essenciais de uso. “Trata-se de um método de acessibilidade que emprega QR Code em relevo nas embalagens de medicamentos e bulas, o que facilita a sua identificação pelas pessoas com deficiência visual, idosos e daltônicos”, explica Grayce.
Saiba mais: https://site.cff.org.br/noticia/noticias-do-cff/15/12/2022/-farmacia-para-cego-ver-projeto-facilita-identificacao-de-medicamentos-por-deficientes