Dia Nacional de Conscientização de Divulgação da Fibrose Cística
O tratamento para a fibrose cística envolve o uso de diferentes medicamentos, como antibióticos, anti-inflamatórios, vitaminas, entre outros. Para que o uso desses itens seja realizado da melhor maneira e o risco de interações medicamentosas e efeito colateral seja o menor possível, é essencial que a equipe multidisciplinar de cuidados para a fibrose cística tenha um farmacêutico.
O farmacêutico é o profissional responsável pela dispensação dos medicamentos a partir do momento que a família recebe o diagnóstico para a fibrose cística e isso deve permanecer durante toda a vida de quem tem a doença. Por isso, a cada nova consulta, é necessário que o farmacêutico saiba quais foram os itens prescritos pelo médico para verificar qual será o tratamento medicamentoso e orientar sobre como ele deve ser realizado.
O farmacêutico está presente em todas as etapas da vida da pessoa diagnosticada com fibrose cística e sua atuação é fundamental no momento de transição do Centro de Referência pediátrico para o adulto. Este profissional é responsável por auxiliar no processo de transferência de responsabilidade nos cuidados e administração dos medicamentos dos familiares para o adolescente com a doença.
Outra atividade importante e que faz parte da rotina do farmacêutico que integra a equipe multidisciplinar de cuidados para a fibrose cística é o monitoramento da adesão ao tratamento.
O farmacêutico também possui um papel importante na avaliação de possíveis interações medicamentosas. Neste sentido, esse profissional verifica se os itens prescritos para cada pessoa com a doença não estão interagindo com outros itens utilizados. Além disso, também faz a dosagem dos medicamentos indicados para garantir sua ação correta.