As plantas medicinais são conhecidas por terem um papel importante na cura e tratamento de algumas doenças. Em algumas comunidades, essas plantas simbolizam a única forma de tratamento de determinadas patologias.
A escolha do dia 21 de maio para comemoração do Dia Nacional da Planta Medicinal, à exemplo do município de Fortaleza e depois do Estado do Ceará, é uma justa homenagem ao Professor Francisco José de Abreu Matos, nascido nesta data no ano de 1924 e que dedicou toda a sua vida, ao estudo das plantas medicinais, comprovando de forma científica o efeito terapêutico e a segurança de muitas delas, com um trabalho altamente reconhecido no Brasil e no exterior.
Além da criação do Projeto Farmácias Vivas, criou o Horto de Plantas Medicinais, Tóxicas e Aromáticas da UFC, classificado em concurso nacional como uma tecnologia social eficaz, publicou 110 artigos científicos em periódicos nacionais e estrangeiros e 280 comunicações em congressos científicos nas áreas de Botânica Aplicada, Química de Produtos Naturais e Farmácia.