Mulheres ainda buscam espaço na política 90 anos após o voto feminino. O direito das mulheres de votar e serem votadas foi reconhecido pelo Código Eleitoral de 1932, mas a representação feminina brasileira na política ainda é uma das menores do mundo. De acordo com dados do Inter-Parliamentary Union, organização que reúne os parlamentos dos países ligados à ONU, o Brasil está na 142ª posição no ranking de participação de mulheres no Congresso Nacional.
Ao longo das últimas 20 eleições, as mulheres conseguiram preencher menos de 4% das 10.658 vagas disputadas na Câmara dos Deputados. Desde o advento do voto feminino, só 414 mandatos de mulheres foram registrados. No Senado, a representatividade é ainda menor. Até hoje, só 45 vagas foram ocupadas.
Na profissão farmacêutica, apesar de elas representarem a maior parte da categoria, ainda são minoria espaços de poder, sejam políticos partidários ou corporativos. O Conselho Federal de Farmácia manifesta seu apoio e empresta seu estímulo às candidaturas femininas dentro e fora do sistema e cumprimenta todas as mulheres farmacêuticas que conseguiram, apesar de todas as dificuldades citadas, se eleger. Nossos parabéns e nosso reconhecimento!
#VotoFemino
#ParabénsMulheresEleitoras
#ParabénsMulheresEleitas
#CFF#Farmacêuticas#Farmacêuticos#CRFCE