Votação homenageados com a Medalha Oswaldo Rabelo e Comendas do Mérito farmacêutico – 2021

Votação homenageados com a Medalha Oswaldo Rabelo e Comendas do Mérito farmacêutico – 2021

Histórico:

A Medalha do Mérito Farmacêutico Prof. Oswaldo Rabelo, foi criada na gestão do Dr. Edimon Sarquis Jereissati em 1977, quando Presidente do CRF-CE, para homenagear farmacêuticos que se destacam pelo seu trabalho e em prol da profissão farmacêutica e destina-se a enaltecer, através de reconhecimento público e inscrição nos arquivos e anais do CRF/CE, farmacêutico(a) que tenha, no decorrer de sua vida profissional promovido atos que contribuíram para o desenvolvimento, promoção, defesa e valorização da profissão farmacêutica, seja por sua atuação no campo científico, cultural, administrativo, político ou social.

A Comenda do Mérito Farmacêutico Cearense visa homenagear profissionais e instituições por magnificente contribuição à classe farmacêutica, à sociedade, à saúde ou pelos relevantes serviços prestados ao CRF-CE, conforme critérios de avaliação científica, acadêmica, ética e profissional.

Processo de escolha

A Diretoria do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Ceará (CRF-CE), juntamente com os Conselheiros Federais Dr. Egberto Feitosa e José Nilson, os Conselheiros Regionais, e com a efetiva participação da categoria farmacêutica cearense, de forma democrática, realizam a escolha dos indicados a Comenda ao Mérito Farmacêutico por Área de Atuação e a Concessão da Medalha Oswaldo Rabelo, a maior honraria da profissão.

1ª Etapa

  • As indicações são realizadas pela Diretoria, pelos Conselheiros, Comissões Técnicas Assessoras, Instituições como Coordenações dos Cursos de Farmácia, SINFARCE, SBAC-CE, SBRAFH-CE, SBFFC-CE, dentre outras instituições públicas ou privadas.

2ª Etapa

  • Consistirá em processo democrático, de votação aberta à categoria farmacêutica, via internet, por meio do Portal do CRF-CE. De 09/12 a 13/12/21 (12h).

3ª Etapa:

  • Os 3 (três) indicados com maior número de votos comporão uma lista tríplice, que será submetida ao Plenário do CRF/CE para escolha do agraciado em cada área de atuação, conforme Regimento Interno do CRF/CE, a transmissão ocorrerá ao vivo pelo canal do Youtube do CRFCE.
  • A data da Cerimônia de entrega das Comendas do Mérito Farmacêutico Cearense e Medalhas serão definidos em Reunião Plenária.
  • Somente Farmacêuticos cearenses podem votar
  • Será computado o 1° voto ( Cada profissional vota apenas uma vez)
  • Categorias: LOGÍSTICA, DISTRIBUIÇÃO E TRANSPORTE, VIGILÂNCIA SANITÁRIA, PERÍCIA FORENSE e MANIPULAÇÃO obtiveram 3 indicações ou menos, portanto irão diretamente para a Plenária do CRFCE.

Currículos dos indicados:

Medalha Professor Oswaldo Rabelo – Maior Honraria da Profissão

CARLOS COUTO DE CASTELO BRANCO
MINICURRÍCULO:  POSSUI GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (1973), MESTRADO EM CIÊNCIAS DOS ALIMENTOS PELA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (1976) E DOUTORADO EM CIÊNCIAS DOS ALIMENTOS PELA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (1997). ATUALMENTE É PROFESSOR ADJUNTO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. TEM EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE FARMÁCIA, COM ÊNFASE EM BROMATOLOGIA, ATUANDO PRINCIPALMENTE NOS SEGUINTES TEMAS: PERESKIA SACHAROSA, NORDESTE, FRUTOS, ASTROCARRYUM VULGARE E VALOR NUTRICIONAL, BIOSSEGURANÇA.

DANIEL FREIRE DE SOUSA
MINICURRÍCULO: POSSUI GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (2006), HABILITAÇÃO EM ANÁLISES CLÍNICAS (2007), FARMÁCIA INDUSTRIAL (2010) E DOUTORADO EM BIOTECNOLOGIA EM SAÚDE PELA REDE NORDESTE DE BIOTECNOLOGIA – RENORBIO (2010). ATUA NA ÁREA DE TOXINOLOGIA CARDIO-RENAL, BEM COMO EM ESTUDOS RELACIONADOS ÀS DISLIPIDEMIAS E SEU TRATAMENTO, SUPLEMENTAÇÃO ALIMENTAR,PRODUTOS NATURAIS, ALÉM DE PESQUISAS EPIDEMIOLÓGICAS ENVOLVENDO ANIMAIS PEÇONHENTOS E ESTUDO DE CONTROLE DE QUALIDADE DE INSUMOS FARMACÊUTICOS. COM DEDICAÇÃO INCANSÁVEL DO COLEGA PARA A FUNDAÇÃO, INÍCIO E DESENVOLVIMENTO DO CURSO DE FARMÁCIA NA UNILAB, ALÉM DE TODA SUA DEDICAÇÃO NO ÂMBITO DO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NO CURSO. É NOTÓRIO VER, PELA DEDICAÇÃO E COMPROMISSO COM A PROFISSÃO QUE O COLEGA TEM, A QUANTIDADE DE ESTRUTURAS E LABORATÓRIOS DESTINADOS AO CURSO E ORGANIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DOS PROFESSORES NO SENTIDO DE FORTALECER A FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS ESTUDANTES DE FARMÁCIA DA UNILAB; O COLEGA SEMPRE ESTÁ MOTIVADO E PREPARADO PARA CONSEGUIR AS MELHORIAS NECESSÁRIAS AO CURSO JUNTO ÀS INSTÂNCIAS SUPERIORES DA UNIVERSIDADE. COM CERTEZA SUA CONTRIBUIÇÃO ENQUANTO PROFESSOR, PESQUISADOR E COORDENADOR DO CURSO POTENCIALIZARÁ O RECONHECIMENTO DA PROFISSÃO FARMACÊUTICA NO MACIÇO DE BATURITÉ, ONDE TEMOS MUITOS ESTUDANTES DE DIFERENTES MUNICÍPIOS DA REGIÃO E ONDE É SABIDO DA CARÊNCIA DE PROFISSIONAIS FARMACÊUTICOS PARA A ATENÇÃO EM SAÚDE DA POPULAÇÃO.

DAISY MARIA MEIRELES ARRUDA LOUREIRO

MINICURRÍCULO:  GRADUADA EM FARMÁCIA PELA UFC (1985), ESPECIALIZAÇÃO EM HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA (1986), ESPECIALIZAÇÃO EM BIOLOGIA MOLECULAR (1996) E MESTRADO EM PATOLOGIA PELA UFC (2005). ATUALMENTE PROFESSORA AUXILIAR DA UNIVERSIDADE DE FORTALEZA MINISTRANDO AS DISCIPLINAS DE HEMATOLOGIA CLÍNICA E ESTÁGIO EM ANÁLISES CLÍNICAS. MEMBRO DA DIRETORIA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ANÁLISES CLÍNICAS-CEARÁ, DO BIÊNIO 2011/2012 E 2013 A 2014; CONCURSADA DA SECRETÁRIA DE SAÚDE DO CEARÁ LOTADA NO LABORATÓRIO CENTRAL DE SAÚDE DE PÚBLICA DO CEARÁ(LACEN) COMO FARMACÊUTICA NO SETOR DE TISIOLOGIA. FOI PROFESSORA SUBSTITUTA DA UFC (2004-2005). TRABALHOU NO CENTRO DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA DO CEARÁ – HEMOCE (1986 – 2003) DESENVOLVENDO ATIVIDADES NO LABORATÓRIO DE HEMATOLOGIA PARA O DIAGNÓSTICO DE DOENÇAS HEMATOLÓGICAS. TRABALHOU NO CENTRO DE PESQUISAS EM DOENÇAS HEPATO-RENAIS DO CEARÁ (1986 – 2008) ONDE EXECUTAVA EXAMES DE IMUNOLOGIA DO TRANSPLANTE. PLANTONISTA PELA CENTRAL DE TRANSPLANTE (2000 A 2008). FOI CHEFE DO SETOR DE HEMATOLOGIA, CHEFE DO CONTROLE DE QUALIDADE E COORDENADORA TÉCNICA DO LABORATÓRIO DE PATOLOGIA CLÍNICA DA UNIMED. FOI GESTORA DA QUALIDADE DO LABPASTEUR UNIDADE MONTE KLINIKUM (2005) E GESTORA DO NÚCLEO TÉCNICO OPERACIONAL E NÚCLEO TÉCNICO HOSPITALAR DO LABPASTEUR (2006-2010). TRABALHOU NO LABORATÓRIO EMILIO RIBAS (2011). PARTICIPOU DA COMISSÃO DE ANÁLISES CLÍNICAS DO CONSELHO REGIONAL DO CEARÁ. TEM EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE FARMÁCIA, COM ÊNFASE EM ANÁLISES CLÍNICAS E TOXICOLÓGICAS, ATUANDO PRINCIPALMENTE NOS SEGUINTES TEMAS: IMUNOLOGIA DO TRANSPLANTE RENAL, HEMATOLOGIA, HEMOTERAPIA, GESTÃO EM LABORATÓRIO CLÍNICO E GESTÃO DO CONTROLE DE QUALIDADE.

DIOGO HONORIO GOMES PARENTE
MINICURRÍCULO:  FARMACÊUTICO-BIOQUÍMICO, NASCEU EM SOBRAL-CE EM 05 DE JULHO DE 1949 CASADO COM A MÉDICA PEDIATRA SARAH MONT”ALVERNE LOPES PARENTE E PAI DE 4 FILHOS, DOIS MÉDICOS E DOIS BIOQUÍMICOS QUE O ACOMPANHAM EM SUA TRAJETÓRIA DIÁRIA, GRADUOU-SE EM FARMÁCIA E BIOQUÍMICA PELA UFC EM 1973. DESDE JÁ SUA HISTÓRIA DE SUCESSO INICIOU ARRENDANDO O LABORATÓRIO CLÍNICO DA SANTA CASA NO MUNICÍPIO DE SOBRAL, EM 1974. DOIS ANOS DEPOIS SENTIU QUE JÁ ERA HORA DE CRESCER, DE FUNDAR O SEU PRÓPRIO LABORATÓRIO. SEM MUITOS RECURSOS, ALUGOU UMA PEQUENA SALA NO CENTRO DA CIDADE E COM APENAS UMA FUNCIONÁRIA INICIOU SUA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ANÁLISES CLÍNICAS. VALENDO-SE DE SUA EXTRAORDINÁRIA CAPACIDADE DE ALIAR COMPETÊNCIA TÉCNICA, ESPÍRITO EMPREENDEDOR E TINO GERENCIAL, O JOVEM BIOQUÍMICO FOI GRADATIVAMENTE AMPLIANDO O SEU CAMPO DE ATUAÇÃO, INCORPORANDO NOVOS EXAMES, ADQUIRINDO NOVOS EQUIPAMENTOS E INVESTINDO NA QUALIFICAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS. SEU SONHO ERA PODER OFERECER À POPULAÇÃO SOBRALENSE O MELHOR ATENDIMENTO E A MELHOR TECNOLOGIA NA REALIZAÇÃO DOS EXAMES. NA SUA PERCEPÇÃO, SOMENTE A HUMANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO PODERIA AMENIZAR ALGUMAS DIFICULDADES E DESCONFORTOS PRÓPRIOS DAS COLETAS DE MATERIAL PARA EXAMES. DESDE ENTÃO, ESTA TEM SIDO UMA DAS MARCAS DO TRABALHO DO DR. DIOGO QUE SEMPRE ESTEVE NA VANGUARDA, AO OFERECER ANTECIPADAMENTE AOS SEUS CLIENTES, AS TÉCNICAS MAIS MODERNAS E AVANÇADAS NO ÂMBITO LABORATORIAL, TANTO EM SERVIÇOS COMO EM EQUIPAMENTOS.SEMPRE À FRENTE DE SEU TEMPO E COM OLHOS ATENTOS ÀS NOVAS TECNOLOGIAS, O DR. DIOGO PARENTE ANTEVIU NA TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS QUE NÃO ESTAVAM À DISPOSIÇÃO NA REGIÃO, UMA FORMA DE PODER MELHOR ATENDER A SEUS CLIENTES, POUPANDO-LHES O INCÔMODO DO DESLOCAMENTO PARA OUTRO ESTADO COM O OBJETIVO DE FAZER COLETAS PARA EXAMES. COM ESTE INTUITO, BUSCOU PARCERIAS COM LABORATÓRIOS DE OUTROS ESTADOS.

FRANCISCO MARCELO SOBREIRA

MINICURRÍCULO: NATURAL DE IGUATU. É FORMADO EM FARMÁCIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC). FOI DUAS VEZES DEPUTADO ESTADUAL, PREFEITO E VEREADOR DE IGUATU E OCUPOU O CARGO DE SECRETÁRIO ADJUNTO DA SAÚDE DO ESTADO.

KARLA DO NASCIMENTO MAGALHÃES 
MINICURRÍCULO: POSSUI GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (1999). MESTRE EM FARMACOLOGIA PELA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (2013). DOUTORADO EM DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DE MEDICAMENTOS PELA UFC/UFRN/UFRPE/UFPB (2019). FARMACÊUTICA NA PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA, LOTADA NO CENTRO DE INFORMAÇÃO E ASSISTÊNCIA TOXICOLÓGICAS DO INSTITUTO DR JOSÉ FROTA, ONDE EXERCE ATIVIDADES DE TOXICOLOGIA CLÍNICA. MEMBRO DO COMITÊ ESTADUAL DE FITOTERAPIA (COMEF/SESA/CE). FARMACÊUTICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, LOTADA NO HORTO DE PLANTAS MEDICINAIS PROF. FJA MATOS. EXERCEU ATIVIDADE DOCENTE POR 2 ANOS, DISCIPLINA DE TOXICOLOGIA I, DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA, NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. LECIONA, COMO CONVIDADO, AULAS DE FARMACOLOGIA E TOXICOLOGIA CLÍNICAS, MEDICINA BASEADA EM EVIDÊNCIAS COM PLANTAS MEDICINAIS, FITOVIGILÂNCIA, NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PARA OS CURSOS DE FARMÁCIA, ENFERMAGEM E MEDICINA. PRECEPTORA DO ESTÁGIO EM TOXICOLOGIA CLÍNICA DO INSTITUTO DR. JOSÉ FROTA/IJF. TEM EXPERIÊNCIA COM FARMÁCIA CLÍNICA, FITOTERAPIA, TOXICOLOGIA CLÍNICA E FARMÁCIA HOSPITALAR.

KENYA VALÉRIA CUNHA DE LIMA

MINICURRÍCULO: GRADUÇÃO EM FARMÁCIA, UFC, 1993

ATUA NA ÁREA DE DISTRIBUIÇÃO E TRANSPORTE DESDE 2000

MARTA MARIA DE FRANÇA FONTELES

MINICURRÍCULO: MARTA MARIA DE FRANCA FONTELES POSSUI GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC), MESTRADO E DOUTORADO EM FARMACOLOGIA PELA UFC, E PÓS-DOUTORADO EM FARMÁCIA CLÍNICA PELA UNIVERSITY OF AUCKLAND, NEW ZEALAND. É PROFESSORA TITULAR DA UFC, CONSULTORA AD HOC DO CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA (2014 – ATUAL) E MEMBRO TITULAR DA ACADEMIA CEARENSE DE CIÊNCIAS (ACECI). ALÉM DE SER PESQUISADORA DO CNPQ (BOLSISTA PQ 1D), TAMBÉM EXERCE A FUNÇÃO DE COORDENADORA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA GERAL DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM ATENÇÃO HOSPITALAR À SAÚDE DA UFC, NO COMPLEXO HOSPITALAR (HOSPITAL UNIVERSITÁRIO WALTER CANTÍDIO/MATERNIDADE ESCOLA ASSIS CHATEAUBRIAND). DESENVOLVE PROJETOS NA ÁREA DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA, PARTICULARMENTE ENVOLVENDO TEMÁTICAS RELACIONADAS À FARMÁCIA CLINICA/ATENÇÃO FARMACÊUTICA, FARMÁCIA HOSPITALAR, FARMACOVIGILÂNCIA, BEM COMO MÉTODOS DE ENSINO PARA A PRÁTICA DE FUNÇÕES ASSISTENCIAIS E CLÍNICAS NA ÁREA DA FARMÁCIA. FAZ PARTE DO INSTITUTO NACIONAL DE C&T EM INOVAÇÃO FARMACÊUTICA (INCT_IF). PERTENCE À ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS (ABCF), ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO FARMACÊUTICA (ABEF), SOCIEDADE BRASILEIRA DE FARMÁCIA CLÍNICA (SBFC; PRESIDENTE, DESDE 11/2019, DA SBFC- REGIONAL CEARÁ), SOCIEDADE BRASILEIRA DE FARMÁCIA HOSPITALAR (SBRAFH), E À SOCIEDADE BRASILEIRA DE FARMACOLOGIA E TERAPÊUTICA EXPERIMENTAL (SBFTE). É LÍDER DO GRUPO DE PESQUISA EM ATENÇÃO FARMACÊUTICA (GRUPATF) JUNTO AO CNPQ, COORDENADORA DO CENTRO DE ESTUDOS EM ATENÇÃO FARMACÊUTICA (CEATENF), DO LABORATÓRIO DE HABILIDADES CLÍNICAS E DE COMUNICAÇÃO DO CURSO DE FARMÁCIA (LAB. HABCLINCOM), E DO LABORATÓRIO DE PESQUISA EM FARMÁCIA CLÍNICA E TRANSLACIONAL (LAB. FARMACLIN T), PERTENCENTES À UFC. PARTICIPA, TAMBÉM, DOS GRUPOS DE PESQUISA GRUPO DE PREVENÇÃO AO USO INDEVIDO DE MEDICAMENTOS (GPUIM) E MELHORES MEDICAMENTOS PARA CRIANÇAS (MEMECRI).

MAURÍCIO CAVALCANTE FILIZOLA

MINICURRÍCULO:  MAURÍCIO CAVALCANTE FILIZOLA, 58 ANOS, EMPRESÁRIO, FARMACÊUTICO, É CASADO COM A TAMBÉM EMPRESÁRIA E FARMACÊUTICA LAURA ANDRÉA PAIVA E TEM TRÊS FILHAS: SARAH, SOPHIA E LORA. NASCEU NO ESTADO DO PIAUÍ E VIVEU A PRIMEIRA INFÂNCIA NO MUNICÍPIO DE SÃO BENEDITO, NO CEARÁ.  JÁ EM FORTALEZA (CE), TERMINOU SEUS ESTUDOS E INGRESSOU, EM 1980, NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC).  É EMPRESÁRIO DESDE 1986, ANO EM QUE TAMBÉM FEZ ESPECIALIZAÇÃO VOLTADA PARA A INDÚSTRIA. EM 2006, CURSOU PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE VAREJO, PELA FIA/USP (FUNDAÇÃO INSTITUTO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO). SUA TRAJETÓRIA EMPRESARIAL COMEÇOU COM A MARCA FARMÁCIA FILIZOLA. EM 2000, DESENVOLVEU O REBRANDING PARA SANTA BRANCA. EM 2004, INICIOU A DISTRIBUIDORA DE MEDICAMENTOS. ATUALMENTE, ATUA NO VAREJO E NO ATACADO, CONTANDO COM 14 LOJAS, ALÉM DE UMA LINHA DE MARCA PRÓPRIA NATUPLEN DE POLIVITAMÍNICOS E MINERAIS

SAMYRA MARIA VIEIRA BRASIL ROCHAMINICURRÍCULO: 

MINICURRÍCULO:  SERVIDORA PÚBLICA EXEMPLAR, ATUALMENTE EXERCE SUAS FUNÇÕES NO NÚCLEO DE DNA FORENSE COM PROATIVIDADE, EFICIÊNCIA, ALÉM DE SER POTENCIALMENTE RESOLUTIVA E DELICADA. POSSUI GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA COM HABILITAÇÃO EM ANÁLISES CLÍNICAS, PÓS GRADUAÇÃO – ESPECIALIZAÇÃO EM BIOLOGIA MOLECULAR E BIOQUÍMICA CLÍNICA, ESPECIALIZAÇÃO EM MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA. EXERCE O CARGO DE PERITA LEGISTA DESDE 08/2006, INICANDO NO SETOR DE TOXICOLOGIA FORENSE DA PEFOCE, EM 2008 PASSOU A EXERCER AS SUAS FUNÇÕES NO NÚCLEO DE DNA FORENSE, ESTANDO ATÉ OS DIAS ATUAIS, FARMACÊUTICA BIOQUÍMICA DA SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DO CEARÁ DESDE 12/2011 ONDE EXERCE AS ATIVIDADES NO CENTRO DE HEMATOLOGIA DO CEARÁ – HEMOCE.

OSELITA LEITE MACIEL
MINICURRÍCULO:POSSUI GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (1991). PRESTADORA DE SERVIÇO, COMO FARMACÊUTICA NO BLH- HOSPITAL INFANTIL ALBERT SABIN. FARMACÊUTICA HOSPITALAR NO INSTITUTO DR. JOSÉ FROTA. TEM EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE FARMÁCIA, COM ÊNFASE EM FARMÁCIA HOSPITALAR, ATUANDO PRINCIPALMENTE EM ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR.

VILANY FRANCO PEREIRA DA SILVA

MINICURRÍCULO:  É FARMACÊUTICA-BIOQUÍMICA, FORMADA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. EM SETEMBRO DE 1967, FOI ADMITIDA NA UFC, ATUANDO NA MATERNIDADE ESCOLA ASSIS CHATEAUBRIAND NO LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS E NO BANCO DE SANGUE. TRABALHOU JUNTAMENTE COM DRA LISE MARY ALVES DE LIMA, ONDE INICIOU SUA CARREIRA NA IMUNO-HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA. APÓS MENOS DE UM ANO, ASSUMIU A CHEFIA DO SERVIÇO DE HEMOTERAPIA DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO WALTER CANTÍDIO. SEMPRE EM BUSCA DE CAPACITAÇÃO, EM 1970, FOI ESTAGIAR NO BANCO DE SANGUE DO INSTITUTO DE PEDIATRIA E PUERICULTURA MARTAGÃO GESTEIRA, COM A DRA MARIA DA PIEDADE CALMON VERGNE.  EM 1986, FEZ PARTE DA 1ª TURMA DE ESPECIALIZAÇÃO EM HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA DO HEMOCE. PERMANECEU NA MEAC ATÉ MAIO DE 1972 E NO HUWC ATÉ NOVEMBRO DE 1981. NESSE MOMENTO, FOI CHAMADA PARA INICIAR O SERVIÇO DE IMUNO-HEMATOLOGIA DO HEMOCE. TORNOU-SE CHEFE DOS LABORATÓRIOS DE IMUNO-HEMATOLOGIA EM 1993. FOI APOSENTADA PELA UFC EM MARÇO DE 1995, PERMANECENDO A SERVIÇO DA POPULAÇÃO CEARENSE PELA SAMEAC DESDE ENTÃO. DRA VILANY, DIRETA OU INDIRETAMENTE, FOI RESPONSÁVEL PELA FORMAÇÃO DE TODOS OS AUXILIARES, TÉCNICOS, BIÓLOGOS, BIOMÉDICOS, FARMACÊUTICOS E MÉDICOS QUE FAZEM A HEMOTERAPIA E A IMUNO-HEMATOLOGIA DO CEARÁ. SEU TRABALHO INCANSÁVEL E SUA DISPOSIÇÃO ININTERRUPTA SERVEM DE EXEMPLO PARA TODOS QUE TRABALHAM COM ELA NO LABORATÓRIO DE IMUNO-HEMATOLOGIA. POR TRÁS DE CADA PROVA DE COMPATIBILIDADE, DE CADA ANTICORPO IDENTIFICADO E DE CADA TRANSFUSÃO QUE OCORREU COM SUCESSO NESSES 35 ANOS DE HEMOCE, TEM UM DEDO DA SENHORA. A SENHORA PEGOU NA MÃO DE CADA UM DE NÓS QUE PASSOU PELA IMUNO, ENSINOU A NUMERAR OS TUBOS, ENSINOU A PINGAR CADA GOTA DE SORO E FAZER SUSPENSÃO DE HEMÁCIAS. ENSINOU A FALAR SUSPENSÃO E NÃO SOLUÇÃO… FOI PROFESSORA DE GENTE FAMOSA, COMO DR GEORGE MAGALHÃES, DRA ROMÉLIA E DA DRA LUCIANA, DE DIRETORES DE HEMOCENTROS, COMO DA PARAÍBA, ALAGOAS E RORAIMA. SUA VIDA PESSOAL TAMBÉM É PLENA. CASOU-SE COM O AMOR DA SUA VIDA EM 1964, DR. JOÃO DE DEUS PEREIRA DA SILVA, OBSTETRA RENOMADO E ESCRITOR. TEVE DOIS FILHOS, ASCLÉPIOS E TICIANA, QUE A PRESENTERAM COM CINCO AMADOS NETOS, THIAGO, THAIS, THATIANE, LETÍCIA E LAURA. SEU CORAÇÃO GIGANTESCO E SUA ENORME BONDADE FIZERAM SUA FAMÍLIA AINDA MAIOR, COM VÁRIOS FILHOS POSTIÇOS, QUE A CONSIDERAM UMA MÃE, ESPALHADOS PELO HEMOCE.

ANÁLISES CLÍNICAS

ANA CAROLINA BARJUD MARQUES MÁXIMO

MINICURRÍCULO: POSSUI GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA PELA UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (2004), COM HABILITAÇÃO EM FARMÁCIA INDUSTRIAL E BIOQUÍMICA CLÍNICA (2005). ESPECIALIZAÇÃO EM HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA PELO HEMOCENTRO DE FORTALEZA,  HEMOCE-UFC (2007), MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS – SAÚDE PELA FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS – FGV (2017). MESTRE EM GESTÃO EM SAÚDE PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ- UECE (2018).TEM EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE ANÁLISES CLÍNICAS, ANÁLISES DE SAÚDE PÚBLICA, GESTÃO EM SAÚDE E GESTÃO DA QUALIDADE.  ATUOU COMO FARMACÊUTICA ANALISTA CLÍNICA NO LABORATÓRIO EMÍLIO RIBAS DE 2004 A 2013. É SERVIDORA DA SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DO CEARÁ,  LOTADA NO LABORATÓRIO CENTRAL DE SAÚDE PÚBLICA- LACEN- CE, DESDE 2011, ONDE ATUALMENTE EXERCE A FUNÇÃO DE CHEFE DA DIVISÃO DE BIOLOGIA MÉDICA. RESPONSÁVEL PELA SUPERVISÃO E CONTROLE DE ATIVIDADES LABORATORIAIS ESPECIALIZADAS DE DIAGNÓSTICO DAS DOENÇAS DE NOTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA E OUTROS AGRAVOS DE INTERESSE DA SAÚDE PÚBLICA. DESDE O ANO DE 2020 VEM ATUANDO NA LINHA DE FRENTE DO DIAGNÓSTICO LABORATORIAL DA COVID-19.

ANGELA VERAS STOP

MINICURRÍCULO: POSSUI GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA-BIOQUÍMICA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (1987), ESPECIALIZAÇÃO EM MICROBIOLOGIA PELA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO E SAÚDE EM CONVÊNIO COM A FUNDAÇÃO SOUZA MARQUES – RIO DE JANEIRO (1996), ESPECIALIZAÇÃO EM VIROLOGIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (1992) E MESTRADO EM MICROBIOLOGIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (1997). É MICROBIOLOGISTA DO LABORATÓRIO CENTRAL DE SAÚDE PÚBLICA (LACEN-CE), ATUANDO NOS PRINCIPAIS AGRAVOS DE INTERESSE DA SAÚDE PÚBLICA, COMO MENINGITES, DIARREIAS, COQUELUCHE, LEPTOSPIROSE, MELIOIDOSE, VIROSES RESPIRATÓRIAS E PESQUISA MOLECULAR DE GENES DE RESISTÊNCIA BACTERIANA A DROGAS, SUBSIDIANDO AS AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE POR PARTE DA VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA. DESDE 1999 É PROFESSORA DE MICROBIOLOGIA CLÍNICA E ATUALMENTE, TAMBÉM DE CONTROLE DE QUALIDADE MICROBIOLÓGICO DE MEDICAMENTOS DO CURSO DE FARMÁCIA DA UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, TRABALHANDO, PRINCIPALMENTE COM OS SEGUINTES TEMAS: INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS, DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ALIMENTOS, ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DE PRODUTOS BIOLÓGICOS, ESTUDOS DE PREVALÊNCIA E RESISTÊNCIA BACTERIANA A DROGAS. É MEMBRO DA COORDENAÇÃO ESTADUAL DE SEGURANÇA DO PACIENTE E DE PREVENÇÃO E CONTROLE DAS INFECÇÕES RELACIONADAS À ASSISTÊNCIA À SAÚDE NO ÂMBITO DA SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DO CEARÁ E DO PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE TERAPIA ANTIMICROBIANA.

EDGAR DE ANDRADE BARRÊTO JUNIOR

MINICURRÍCULO:  GRADUADO EM FARMÁCIA – UFC – 21/09/1989 – HABILITAÇÃO: FARMACÊUTICO BIOQUÍMICO ANALISTA – UFC – 08 DE JANEIRO DE 1991 – TÍTULO DE ESPECIALISTA EM ANÁLISES CLÍNICAS PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ OBTIDO APÓS A CONCLUSÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ANÁLISES CLÍNICAS E APRESENTAÇÃO DA MONOGRAFIA COM O TÍTULO: “IMPORTÂNCIA DOS PARÂMETROS: AMPLITUDE DE VARIAÇÃO DO TAMANHO DOS ERITRÓCITOS (RDW) E DOS HISTOGRAMAS DE DISTRIBUIÇÃO DE VOLUMES CELULARES NO DIAGNÓSTICO DAS ANEMIAS” – 21 DE OUTUBRO DE 2002. – TÍTULO DE ESPECIALISTA EM HEMATOLOGIA CLÍNICA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ OBTIDO APÓS A CONCLUSÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM HEMATOLOGIA CLÍNICA E APRESENTAÇÃO DA MONOGRAFIA COM O TÍTULO: “AVALIAÇÃO DAS HEMOGLOBINAS VARIANTES EM GESTANTES DE BAIXO E DE ALTO RISCO E SUA CORRELAÇÃO COM INTERCORRÊNCIAS OBSTÉTRICAS, EM FORTALEZA-CE” – 25 DE FEVEREIRO DE 2010. – TÍTULO DE ESPECIALISTA EM ANÁLISES CLÍNICAS (TEAC Nº 3715) CONFERIDO POR CONCURSO DE PROVA PELA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ANÁLISES CLÍNICAS – SBAC.

ELIÂNIA MARIA OLIVEIRA TOMÁS ARCANJO

MINICURRÍCULO: NO PERÍODO DE 1995-2000, JÁ FUNCIONÁRIA PÚBLICA,CONCURSADA EM SANTANA DO ACARAÚ COMO FARMACÊUTICA-BIOQUÍMICA, ASSUMIU POR DUAS VEZES A SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE, NA GESTÃO DOS PREFEITOS JOÃO ANANIAS VASCONCELOS E ARI FONTELES, TENDO UMA GESTÃO PARTICIPATIVA COM O CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE E O GRANDE CONSELHO COMUNITÁRIO (CONSELHÃO), FOI REPRESENTANTE DOS PEQUENOS MUNICÍPIOS NO CESAU. EM 1995, IMPLANTOU O PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA, COM 10 EQUIPES DE SAÚDE, SENDO SANTANA UM DOS PIONEIROS NA IMPLANTAÇÃO DESSE PROGRAMA, DESCENTRALIZANDO OS SERVIÇOS DE SAÚDE NAS DEZ ÁREAS DE SAÚDE DO MUNICÍPIO. EM 1997, FUNDOU O LABORATÓRIO CLÍNICO DE SANTANA S/C LTDA (PRIVADO),SENDO O PRIMEIRO A REALIZAR SERVIÇOS PARTICULARES DE EXAMES LABORATORIAIS NO MUNICÍPIO.HOJE, APÓS REFORMA ESTRUTURAL, O LABORATÓRIO OFERTA OUTROS SERVIÇOS: CONSULTAS MÉDICAS EM VÁRIAS ESPECIALIDADES, FISIOTERAPIA E EM BREVE ODONTOLOGIA. POR TRÊS ANOS CONSECUTIVOS (2019-2020-2021), O ESTABELECIMENTO FOI AGRACIADO DO COMO PRÊMIO DE MELHOR DO ANO EM PESQUISA REALIZADA POR EMPRESA ESPECIALIZADA, NO MUNICÍPIO. EM 1999, AINDA NA SUA GESTÃO À FRENTE DA SAÚDE, EM CONVÊNIO COM O BANCO ALEMÃO KFW FORAM CONSTRUÍDAS 10(DEZ)UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE (UBS) E O HOSPITAL MUNICIPAL DR. JOSÉ ARCANJO NETO, LEVANDO ATENDIMENTO DE QUALIDADE AOS MUNÍCIPES. IMPLANTOU O SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA MUNICIPAL COM O APOIO DO ANTIGO DEASF; HABILITOU O MUNICÍPIO NAS GESTÕES DE SEMIPLENA E PLENA, MUNICIPALIZANDO E DESCENTRALIZANDO OS RECURSOS MUNICIPAIS. EM 2009, MONTOU A FARMÁCIA LIVRAMENTO, ENTE DE NATUREZA PRIVADA, ONDE POSSUI O CONVÊNIO COM O PROGRAMA “AQUI TEM FARMÁCIA POPULAR”, LEVANDO CENTENAS DE PACIENTES A TER ACESSO A MEDICAMENTOS GRATUITOS PARA HIPERTENSÃO, DIABETES E ASMA, COM ATENDIMENTO E ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA DE QUALIDADE. O LABORATÓRIO CLÍNICO DE SANTANA MANTÉM PARCERIA COM AS FACULDADES INTA, REALIZANDO PRECEPTORIA DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE FARMÁCIA, ONDE CONTRIBUI COM OS ALUNOS, EM SUA FORMAÇÃO, PARA EXERCER COM ÉTICA E DEDICAÇÃO A PROFISSÃO FARMACÊUTICA. ATUALMENTE, ELIÂNIA CONTINUA ASSUMINDO A COORDENAÇÃO DO LABORATÓRIO MUNICIPAL, DANDO SUA CONTRIBUIÇÃO NAS ÁREAS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA E ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA EM SUA TERRA NATAL. SÃO TRINTA (30) ANOS DE DEDICAÇÃO A ANÁLISES CLÍNICAS E ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA, COM ORGULHO E GRATIDÃO PELO EXERCÍCIO PROFISSIONAL.

GEANE FELIX DE SOUZA

MINICURRÍCULO:  GRADUADA EM FARMÁCIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ/UFC(1992), ESPECIALISTA EM HEMATOLOGIA PELA UFC (1994), ESPECIALISTA EM ANÁLISES CLÍNICAS PELA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ANÁLISES CLÍNICAS – SBAC/RJ (2018); ESPECIALISTA EM MICROBIOLOGIA (2019), MESTRE EM PATOLOGIA TROPICAL PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (2002) E DOUTORA EM CIÊNCIAS MÉDICAS PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (2013). ATUALMENTE É DOCENTE DA FACULDADE FAMETRO; SÓCIA DIRETORA DO LAMAB – CENTRO DE DIAGNOSE LTDA ME.; SERVIDORA PÚBLICA, EXERCENDO CARGO DE FARMACÊUTICA BIOQUÍMICA NO HOSPITAL DISTRITAL GONZAGA MOTA MESSEJANA. TEM EXPERIÊNCIA NAS ÁREAS DE ANÁLISES CLÍNICAS E FARMÁCIA, COM ÊNFASE EM GESTÃO, HEMATOLOGIA, IMUNOLOGIA E SAÚDE PÚBLICA. MEMBRO DA DIRETORIA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ANÁLISES CLÍNICAS – SBAC-CE; MEMBRO DO COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA DO HOSPITAL DISTRITAL GONZAGA MOTA – MESSEJANA; COORDENADORA DE ESTÁGIOS DO CENTRO DE ESTUDOS, APERFEIÇOAMENTO E PESQUISA (CEAP) DO HOSPITAL DISTRITAL GONZAGA MOTA – MESSEJANA;

KLAUS MAGNO FERNANDES MINICURRÍCULO:  GRADUADO EM FARMÁCIA PELA UFRN; PÓS-GRADUADO EM ANÁLISES CLÍNICAS PELA UFC; MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL PELA FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS.

LEONARDO DAVID CABRAL BEZERRA – MINICURRÍCULO: 

MINICURRÍCULO:  POSSUI GRADUAÇÃO EM FARMACÊUTICO BIOQUÍMICO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA(2008) E ESPECIALIZAÇÃO EM ESPECIALIZAÇÃO EM HEMATOLOGIA CLÍNICA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ(2012). ATUALMENTE É PRECEPTOR DE ESTÁGIO EM ANÁLISES CLÍNICAS DA FACULDADE DE JUAZEIRO DO NORTE. TEM EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE BIOQUÍMICA.

MARIA JÚLIA DA SILVA LANDIM 


MINICURRÍCULO: FARMACÊUTICA COM HABILITAÇÃO EM ANÁLISES CLÍNICAS FORMADA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ / ANO DE FORMAÇÃO: 1993  ESPECIALISTA EM ANÁLISES CLÍNICAS PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ / ANO: 2003  ESPECIALISTA EM FARMÁCIA HOSPITALAR PELA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ / ANO: 2007

MARIA SOCORRO TAVARES DE ARRUDA

MINICURRÍCULO: 

MARIA SOCORRO, TEM UMA LINDA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL, SEU AMOR A SUA PROFISSÃO INSPIRA TODOS QUE ESTÃO AO SEU REDOR. É UMA MULHER BRILHANTE, INCANSÁVEL E MUITO DETERMINADA, DEDICADA E COMPETENTE EM TUDO QUE FAZ. ATÉ HOJE É A DIRETORA TÉCNICA DO LABORATÓRIO CEARENSE E NÃO PENSA EM SE APOSENTAR.  CONTINUAMENTE ESTÁ ATENTA AOS AVANÇOS TECNOLÓGICOS, INVESTINDO CONTINUAMENTE EM EQUIPAMENTOS AUTOMATIZADOS DE ÚLTIMA GERAÇÃO E NA QUALIDADE DOS SEUS SERVIÇOS, PENSANDO NO MELHOR DIAGNÓSTICO, NA MELHOR SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES, CLIENTES E NO CRESCIMENTO DA EMPRESA. HÁ MAIS DE 25 ANOS PARTICIPA DO PROGRAMA NACIONAL DE CONTROLE DE QUALIDADE – PNCQ, E TODOS OS ANOS, GRAÇAS A SUA COMPETÊNCIA OBTÉM ANUALMENTE A CERTIFICAÇÃO DE EXCELÊNCIA, O QUE REFLETE NO ALTO PADRÃO DE QUALIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS. ENTENDE QUE O LABORATÓRIO CEARENSE RECONHECE O COMPROMISSO COM A VIDA, E TEM A RESPONSABILIDADE DE EXECUTAR OS EXAMES COM EXATIDÃO, COLABORANDO COM UM DIAGNÓSTICO SEGURO E PRECISO, ATRAVÉS DOS RESULTADOS, POR ISSO INVESTE CONTINUAMENTE TAMBÉM NA CAPACITAÇÃO DA SUA EQUIPE POIS SABE QUE SEM PROFISSIONAIS QUALIFICADAS É IMPOSSÍVEL OFERECER SERVIÇOS COM ALTO PADRÃO DE QUALIDADE.

RENATA DE SOUSA ALVES

MINICURRÍCULO:  POSSUI GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA – HABILITAÇÃO EM ANÁLISES CLÍNICAS PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (2003), MESTRADO (2005) E DOUTORADO (2008) EM FARMACOLOGIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. TEM EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE FARMÁCIA, COM ÊNFASE EM ANÁLISES CLÍNICAS E FARMACOLOGIA, ATUANDO PRINCIPALMENTE NOS SEGUINTES TEMAS: FUNÇÃO RENAL, DISFUNÇÃO ENDOTELIAL, VENENOS E TOXINAS ANIMAIS. ATUALMENTE É PROFESSORA ASSOCIADO III DO DEPARTAMENTO DE ANÁLISES CLÍNICAS E TOXICOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, COORDENANDO AS DISCIPLINAS DE ESTÁGIO EM FARMÁCIA III E ESTÁGIO DIFERENCIADO EM ANÁLISES CLÍNICAS, CHEFE DO LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS E TOXICOLÓGICAS PROF. DR. EURICO LITTON PINHEIRO DE FREITAS.

VÂNIA LINHARES 

MINICURRÍCULO: FARMACÊUTICA BIOQUÍMICA FORMADA PELA UFC ESPECIALISTA EM ANÁLISES CLÍNICAS E TOXICOLÓGICAS – UFC  / ESPECIALISTA EM FARMÁCIA CLÍNICA / ESPECIALIZAÇÃO EM FITOTERAPIA EM CURSO/ FARMACÊUTICA BIOQUÍMICA DO HOSPITAL DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE SOBRAL HÁ 33 ANOS PRECEPTORA EM ANÁLISES CLÍNICAS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTA.

VILANY FRANCO PEREIRA DA SILVA

MINICURRÍCULO:  É FARMACÊUTICA-BIOQUÍMICA, FORMADA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. EM SETEMBRO DE 1967, FOI ADMITIDA NA UFC, ATUANDO NA MATERNIDADE ESCOLA ASSIS CHATEAUBRIAND NO LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS E NO BANCO DE SANGUE. TRABALHOU JUNTAMENTE COM DRA LISE MARY ALVES DE LIMA, ONDE INICIOU SUA CARREIRA NA IMUNO-HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA. APÓS MENOS DE UM ANO, ASSUMIU A CHEFIA DO SERVIÇO DE HEMOTERAPIA DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO WALTER CANTÍDIO. SEMPRE EM BUSCA DE CAPACITAÇÃO, EM 1970, FOI ESTAGIAR NO BANCO DE SANGUE DO INSTITUTO DE PEDIATRIA E PUERICULTURA MARTAGÃO GESTEIRA, COM A DRA MARIA DA PIEDADE CALMON VERGNE. EM 1986, FEZ PARTE DA 1ª TURMA DE ESPECIALIZAÇÃO EM HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA DO HEMOCE. PERMANECEU NA MEAC ATÉ MAIO DE 1972 E NO HUWC ATÉ NOVEMBRO DE 1981. NESSE MOMENTO, FOI CHAMADA PARA INICIAR O SERVIÇO DE IMUNO-HEMATOLOGIA DO HEMOCE. TORNOU-SE CHEFE DOS LABORATÓRIOS DE IMUNO-HEMATOLOGIA EM 1993. FOI APOSENTADA PELA UFC EM MARÇO DE 1995, PERMANECENDO A SERVIÇO DA POPULAÇÃO CEARENSE PELA SAMEAC DESDE ENTÃO. DRA VILANY, DIRETA OU INDIRETAMENTE, FOI RESPONSÁVEL PELA FORMAÇÃO DE TODOS OS AUXILIARES, TÉCNICOS, BIÓLOGOS, BIOMÉDICOS, FARMACÊUTICOS E MÉDICOS QUE FAZEM A HEMOTERAPIA E A IMUNO-HEMATOLOGIA DO CEARÁ. SEU TRABALHO INCANSÁVEL E SUA DISPOSIÇÃO ININTERRUPTA SERVEM DE EXEMPLO PARA TODOS QUE TRABALHAM COM ELA NO LABORATÓRIO DE IMUNO-HEMATOLOGIA. POR TRÁS DE CADA PROVA DE COMPATIBILIDADE, DE CADA ANTICORPO IDENTIFICADO E DE CADA TRANSFUSÃO QUE OCORREU COM SUCESSO NESSES 35 ANOS DE HEMOCE, TEM UM DEDO DA SENHORA. A SENHORA PEGOU NA MÃO DE CADA UM DE NÓS QUE PASSOU PELA IMUNO, ENSINOU A NUMERAR OS TUBOS, ENSINOU A PINGAR CADA GOTA DE SORO E FAZER SUSPENSÃO DE HEMÁCIAS. ENSINOU A FALAR SUSPENSÃO E NÃO SOLUÇÃO… FOI PROFESSORA DE GENTE FAMOSA, COMO DR GEORGE MAGALHÃES, DRA ROMÉLIA E DA DRA LUCIANA, DE DIRETORES DE HEMOCENTROS, COMO DA PARAÍBA, ALAGOAS E RORAIMA. SUA VIDA PESSOAL TAMBÉM É PLENA. CASOU-SE COM O AMOR DA SUA VIDA EM 1964, DR. JOÃO DE DEUS PEREIRA DA SILVA, OBSTETRA RENOMADO E ESCRITOR. TEVE DOIS FILHOS, ASCLÉPIOS E TICIANA, QUE A PRESENTERAM COM CINCO AMADOS NETOS, THIAGO, THAIS, THATIANE, LETÍCIA E LAURA. SEU CORAÇÃO GIGANTESCO E SUA ENORME BONDADE FIZERAM SUA FAMÍLIA AINDA MAIOR, COM VÁRIOS FILHOS POSTIÇOS, QUE A CONSIDERAM UMA MÃE, ESPALHADOS PELO HEMOCE.

ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

CHAYRON  ROBERTO DE LUNA MACEDO 

MINICURRÍCULO: FARMACÊUTICO BIOQUÍMICO  GRADUADO PELA UNIVERSIDADE DE FORTALEZA.  ESPECIALISTA EM FARMACOLOGIA CLÍNICA E HOSPITALAR URCA, PÓS GRADUADO EM MICROBIOLOGIA CLÍNICA ( BACTERIOLOGIA E MICOLOGIA) CENTRO UNIVERSITÁRIO LEÃO SAMPAIO. SERVIDOR PÚBLICO NA CENTRAL DE ABASTECIMENTO FARMACÊUTICO CAF E  SETOR DE IMUNOBIOLOGICOS,  EMPREENDEDOR AGRICULTURA  E PROFESSOR DE QUÍMICA E MATEMÁTICA.

ELIANE ARAGÃO DE LAVOR

MINICURRÍCULO: GRADUADA EM FARMÁCIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (1978), ESPECIALISTA EM ECONOMIA DA SAÚDE E FARMACOECONOMIA PELA UNIVERSIDADE POMPEU FABRA (2006), ESPANHA, ESPECIALISTA EM ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMA INTEGRAL DE MEDICAMENTOS (1999) E EM GESTÃO EM SAÚDE (2004) PELA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ. É MESTRANDA EM SAÚDE PÚBLICA PELA UNIVERSIDADE AMERICANA, ASSUNÇÃO-PARAGUAI. EXERCEU INÚMEROS CARGOS DE GESTÃO E FUNÇÕES NA SAÚDE PÚBLICA, ENTRE OS QUAIS DESTACAM-SE: SECRETARIA DA SAÚDE DO MUNICÍPIO DE SENADOR POMPEU, ONDE IMPLANTOU A MUNICIPALIZAÇÃO DA SAÚDE; GERENTE DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA 9ª DERES /SENADOR POMPEU E DO MUNICÍPIO DE PEDRA BRANCA, ONDE FOI LANÇADA COM A PRESENÇA DO GLOBO REPÓRTER, A CARTILHA MEDICAMENTOS: MANUAL PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE; CHEFE DO LABORATÓRIO REGIONAL DE SAÚDE PÚBLICA/ 9ª. DERES SENADOR POMPEU-CE; GERENTE DO CENTRO DE PATOLOGIA CLÍNICA DO HOSPITAL SÃO JOSÉ DE DOENÇAS INFECCIOSAS, ONDE FOI PRESIDENTE DA CIPA; RESPONSÁVEL TÉCNICA PELA FARMÁCIA HOSPITALAR DO HOSPITAL ANTONINA ADERALDO CASTELO MOMBAÇA CE, COORDENADORA DO NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA DO CEARÁ, GERENTE DO CENTRO ESTADUAL DE FITOTERAPIA. ATUOU EM DIVERSOS COMITÊS E COMISSÕES NA ÁREA DA SAÚDE PÚBLICA, DENTRE AS QUAIS CÂMARA TÉCNICA DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA, DO CONASS, REPRESENTANDO A SESA/CEARÁ E A REGIÃO NORDESTE, MEMBRO DA CÂMARA TÉCNICA DE FITOTERAPIA DO CRF- CE, COORDENADORA DO COMITÊ ESTADUAL DE FITOTERAPIA/NUASF/SESA, PRESIDENTE DA COMISSÃO DE TOMADA DE CONTAS DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA-CE E CONSULTORA NA ÁREA DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NA CENTRAL DE MEDICAMENTOS DO AMAZONAS – CEMA/SUSAM. POSSUI TAMBÉM EXPERIÊNCIA NA IMPLANTAÇÃO DE NOVOS PROJETOS NA ÁREA DA SAÚDE E DE RESPONSABILIDADE SOCIAL. ATUALMENTE É FARMACÊUTICA – BIOQUÍMICA DO CENTRO DE PATOLOGIA CLÍNICA DO HOSPITAL SÃO JOSÉ DE DOENÇAS INFECCIOSAS DA SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DO CEARÁ- HSJ-SESA, COORDENADORA DE ESTÁGIO MULTIPROFISSIONAL E PROENSINO DO HSJ, REPRESENTANTE DAS INSTITUIÇÕES PRIVADAS DE ENSINO SUPERIOR NO COMITÊ INTERSETORIAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE NA SESA, FOI MEMBRO DO COMITÊ ESTADUAL DE SEGURANÇA DO PACIENTE- SESA, REPRESENTANDO O HSJ; MEMBRO DO NÚCLEO DE SEGURANÇA DO PACIENTE DO HSJ-SESA; MEMBRO DA COMISSÃO DE GERÊNCIA DE RISCO-ÁREA TECNOVIGILÂNCIA, DO HSJ- SESA; COORDENADORA DA COMISSÃO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS EM SERVIÇOS DE SAÚDE DO HSJ-SESA; MEMBRO DA COMISSÃO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR DO HSJ- SESA; COORDENADORA ADJUNTA DA RESIDÊNCIA INTEGRADA EM SAÚDE-RIS HOSPITALAR, ÊNFASE EM INFECTOLGIA, NO HSJ-SESA; PRECEPTORA DE REFERÊNCIA DA RIS_H HSJ ESP- CE EM FARMÁCIA, NO HSJ-SESA; MEMBRO DO COLEGIADO DE COORDENADORES DA RIS_H HSJ ESP-CE; MEMBRO CÂMARA TÉCNICA DA COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL –  COREMU- ESP/CE; MEMBRO DA COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE –  COREMU/ESP/CE, REPRESENTANDO O COLEGIADO DE COORDENADORES DA RIS_H. É TAMBÉM PROFESSORA DE GRADUAÇÃO DOS CURSOS DE FARMÁCIA, BIOMEDICINA E DE PÓS-GRADUAÇÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DA ESTÁCIO E EM OUTRAS INSTITUIÇÕES DO CEARÁ E DO PIAUÍ NA ÁREA DE GESTÃO, ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA, DEONTOGIA E LEGISLAÇÃO FARMACÊUTICA, ATENÇÃO FARMACÊUTICA,AUDITORIA, PRÁTICAS SUPERVISIONADAS, SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO, BIOSSEGURANÇA, PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA E FITOTERAPIA. FACILITADORA NA ÁREA DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA DA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO AMAZONAS. FOI ALÉM DE CONSELHEIRA SUPLENTE DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA- CRF-CE; TESOUREIRA (2ª) DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ANÁLISES CLINICAS- SBAC SESSÃO-CE.

FERNANDA FRANÇA CABRAL

MINICURRÍCULO: POSSUI GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA PELA UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (2004) ESPECIALISTA EM ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) (2009) MESTRANDA DO MESTRADO DE GESTÃO EM SAÚDE PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) SERVIDORA PÚBLICA DA SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DA BAHIA DESDE 2011, CEDIDA À SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DO CEARÁ/ ATUALMENTE COORDENA A COORDENADORIA DE POLÍTICAS DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA DA SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DO CEARÁ.

JANE DENISE CAVALCANTE CHAGAS

MINICURRÍCULO: MESTRE EM ENSINO NA SAÚDE – UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE); ESP​ECIALISTA EM GESTÃO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA – ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ(ESP/CE); ESPECIALISTA EM ANÁLISES CLÍNICAS – UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC); FARMACÊUTICA BIOQUÍMICA – UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC); PROFESSORA DE PÓS-GRADUAÇÃO/FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE – FVJ MUNICÍPIO. COORDENAÇÃO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA DA SECRETARIA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE MORADA NOVA/CE – IMPLANTOU O SISTEMA HÓRUS NO MUNICÍPIO. – TITULAR DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE COORDENADORA DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA DA SECRETARIA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE AQUIRAZ/CE; FARMACÊUTICA GERENTE DA FARMÁCIA POPULAR DO BRASIL – PAJUÇARA – SECRETARIA DE SAÚDE DE MARACANAÚ/CE; FARMACÊUTICA DE UNIDADES DE SAÚDE DA ATENÇÃO BÁSICA – SECRETARIA DE SAÚDE DE MARACANAÚ/CE; TITULAR DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE – CONVISA – SECRETARIA DE SAÚDE DE MARACANAÚ/CE; FARMACÊUTICA DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DA ATENÇÃO BÁSICA – SECRETARIA DE SAÚDE DE MARACANAÚ/CE

LUCÉLIA PINTO

MINICURRÍCULO:  POSSUI GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA PELA UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR). PÓS GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA CLÍNICA E PRESCRIÇÃO FARMACÊUTICA PELO INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLICADA (INTA) CONCLUIDO EM 2016. ESPECIALIZAÇÃO EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA PELA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ (ESP/CE), CONCLUIDA EM 2017 . ATUALMENTE É COORDENADORA DA ASSISTÊNCIA FARMACEÛTICA DA 11º CRES – COORDENADORIA REGIONAL DE SAÚDE DO CEARÁ. TEM EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE FARMÁCIA COM MANIPULAÇÃO E COMERCIAL. ATUOU COMO FARMACÊUTICA NA FARMÁCIA COM MANIPULAÇÃO EHICALL E TAMBÉM NA PARTE COMERCIAL DA DISTRIBUIDORA DE PRODUTOS HOSPITALARES AME FARMA LTDA – EMPRESA DO GRUPO PAGUE-MENOS.

MIRIAN PARENTE MONTEIRO

MINICURRÍCULO:  POSSUI GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (1982), MESTRADO EM QUÍMICA INORGÂNICA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (1987) E DOUTORADO EM FARMACOLOGIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (2000). ATUALMENTE É PROFESSORA TITULAR DO DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA, DA FACULDADE DE FARMÁCIA ODONTOLOGIA E ENFERMAGEM, TEM EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE FARMÁCIA, ATUANDO PRINCIPALMENTE NOS SEGUINTES TEMAS: ATENÇÃO FARMACÊUTICA, USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS, MEDICAMENTOS, ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA E CENTRO DE INFORMAÇÃO SOBRE MEDICAMENTOS. COORDENADORA DO GRUPO DE PREVENÇÃO AO USO INDEVIDO DE MEDICAMENTOS, PROGRAMA DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, NO QUAL COORDENA O CENTRO DE INFORMAÇÕES SOBRE MEDICAMENTOS DA UFC E COLABORA COM O CENTRO DE FARMACOVIGILÂNCIA DO CEARÁ (CEFACE), DOIS DOS CINCO PROJETOS INSERIDOS NO REFERIDO PROGRAMA.

EMPREENDEDORISMO

JULIANA NATO 

MINICURRÍCULO: FARMACÊUTICA INDUSTRIAL; ESPECIALISTA EM SAÚDE PÚBLICA; ESPECIALISTA EM FARMÁCIA CLÍNICA E HOSPITALAR; ESPECIALISTA EM NEUROPSICOLOGIA; MESTRANDA EM FARMACOLOGIA CLÍNICA. MEMBRO DO GENIT – GRUPO DE ESTUDO EM NEUROINFLAMAÇÃO E NEUROTOXICIDADE NO AUTISMO; MEMBRO DO GT DE FARMÁCIA COMUNITÁRIA DO CRF-CE; ATUA NA FARMÁCIA COMUNITÁRIA; PALESTRANTE DOS CURSOS DE INJETÁVEIS E VACINAS;-EMPREENDEDORA NA FARMÁCIA COMUNITÁRIA E EM CONSULTÓRIO.

LUCIANA IRINEU DA SILVA

MINICURRÍCULO: POSSUI GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (2005). TEM EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE FARMÁCIA COMUNITÁRIA, COM FOCO NA ÁREA TÉCNICO-ADMINISTRATIVA. COORDENOU A CÂMARA TÉCNICA DE FARMÁCIA COMUNITÁRIA DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO CEARÁ. FOI DIRETORA TESOUREIRA DO CRF/CE. CONSULTORA EM FARMÁCIAS E DROGARIAS. ALUNA DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO PELA UNILAB NO MESTRADO ACADÊMICO EM SOCIOBIODIVERSIDADE E TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS.

MARCOV DE MORAIS BORGES 

MINICURRÍCULO: BACHAREL EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PELA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI ( URCA) ESPECIALISTA EM BIOLOGIA E QUÍMICA PELA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI ( URCA ) FARMACÊUTICO GENERALISTA PELA FACULDADE DE JUAZEIRO DO NORTE ( FJN ).

RODOLFO BASILIO MADEIRA FILHO

MINICURRÍCULO: GRADUADO EM FARMÁCIA PELA UNIFOR E PÓS-GRADUADO EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA DE FARMÁCIAS E DROGARIAS E EM GESTÃO NO MERCADO FARMACÊUTICO. CRESCI DENTRO DE UMA FARMÁCIA, ONDE DESDE CRIANÇA VIVO A SUA ROTINA E VENDO MEU PAI ATENDER CADA CLIENTE COM AMOR E ATENÇÃO, ME INSPIROU A SEGUIR ESSA NOBRE PROFISSÃO. MORO EM SOBRAL ONDE SIGO A GESTÃO DE UMA FARMÁCIA DE MAIS DE 40 ANOS DE HISTÓRIA E TRADIÇÃO ONDE ATENDEMOS NÃO SOMENTE A CIDADE MAS TODA A REGIÃO NORTE. 

RUBENS GAMA RIBEIRO 

MINICURRÍCULO: FORMADO PELA UFC EM 1992, COM HABILITAÇÃO EM ANÁLISES CLÍNICAS EM 1994, PELA UFC./ CONCURSADO DA PMF EM 1996, PARA O CARGO DE FARMACÊUTICO – HOSPITALAR / INICIOU NO EMPREENDEDORISMO ABRINDO A FARMÁCIA GAMA NA CIDADE DE PACATUBA, NO ANO DE 1997/FOI CONSELHEIRO ESTADUAL DE 2006 A 2009, FEZ ESPECIALIZAÇÃO EM FARMÁCIA CLÍNICA NO ANO DE 2012, APLICANDO EM SUA FARMÁCIA A ATENÇÃO FARMACÊUTICA, JUNTAMENTE COM SUA ESPOSA, INICIOU A EXPANSÃO DO GRUPO GAMA DE FARMÁCIAS EM 2012 E HOJE É DIRETOR DO GRUPO QUE CONTA COM 8 FARMÁCIAS E EMPREGA MAIS DE 80 COLABORADORES. SEMPRE, FOCADO NO DESENVOLVIMENTO DAS PESSOAS, PRETENDE CONTINUAR NO SEGUIMENTO,  ABRINDO MAIS FARMÁCIAS, E OFERECENDO OPORTUNIDADE A FARMACÊUTICOS E OUTROS PROFISSIONAIS DA ÁREA.

ENSINO

CAROLINE MOURÃO MELO

MINICURRÍCULO: GRADUADA EM FARMÁCIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (2003). MESTRE EM FARMACOLOGIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (2006) E DOUTORA EM FARMACOLOGIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (2009). DOCENTE DO CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA – RIO DE JANEIRO(2010-2012) (RESPONSÁVEL PELA DISCIPLINA DE FARMACOLOGIA PARA OS CURSOS DE ENFERMAGEM E FARMÁCIA). ATUALMENTE É MEMBRO DO NDE (NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE) DO CURSO DE FARMÁCIA DA UNIFOR, DOCENTE DA MESMA UNIVERSIDADE DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E MINISTRA OS MÓDULOS DE SISTEMAS REGULADORES E ATENÇÃO FARMACÊUTICA. MEMBRO DA COMISSÃO DE ENSINO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMACIS DO CEARÁ. TEM EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE FARMÁCIA, COM ÊNFASE EM PESQUISA, ATUANDO PRINCIPALMENTE NOS SEGUINTES TEMAS: FARMACOLOGIA, FISIOLOGIA, EDUCAÇÃO E METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO APRENDIZAGEM.

CHARLES LELIS SOARES

MINICURRÍCULO:  7 ANOS DE EXPERIENCIA NA ÁREA DA DOCÊNCIA, SENDO DOCENTE, ORIENTADOR E AVALIADOR DE BANCAS DE TCC, BUSCANDO MOSTRAR PARA O ALUNO ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS E ESTRUTURAÇÃO DO CONHECIMENTO, POIS O MESMO ESTÁ EM CONSTANTE MUDANÇA E CONSTRUÇÃO.  16 ANOS DE EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE PRODUÇÃO NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA;  DOMÍNIO EM PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO (PCP), COMO TAMBÉM MELHORIA DO PROCESSO PRODUTIVO UTILIZANDO FERRAMENTAS DE GESTÃO DE PRODUÇÃO: CÁLCULO DE CAPACIDADE, INDICADORES DE PERFORMANCE, ANÁLISE E MELHORIA DE PROCESSO, CEP (CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSO), MASP (METODOLOGIA E ANÁLISE DE SOLUÇÕES DE PROBLEMAS);  CONHECIMENTOS DO SEGMENTO DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA (GARANTIA DA QUALIDADE, VALIDAÇÃO E TRATAMENTO DE ÁGUA);  CONHECIMENTO EM MANUTENÇÃO E UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA TPM (MANUTENÇÃO PREVENTIVA TOTAL);  CONHECIMENTO E PRÁTICA EM REDUÇÃO DE PERDAS UTILIZANDO FERRAMENTAS: TPM, 5S E VALIDAÇÃO DE PROCESSO;  LIDERANÇA INTEGRADORA MOTIVACIONAL DE TIMES PRÓPRIOS E TERCEIRIZADOS, COM FOCO NO DESENVOLVIMENTO EQUIPES DE ALTA PERFORMANCE E CUMPRIMENTO DE OBJETIVOS ESTRATÉGICOS.  

DARCIELLE BRUNA DIAS ELIAS

MINICURRÍCULO: POSSUI GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (2005), MESTRADO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (2009) E DOUTORADO EM DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO TECNOL. DE MEDICAMENTOS PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (2014). FOI COORDENADORA DO CURSO DE FARMÁCIA DA FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE DE 2016 A 2020. ATUALMENTE É DIRETORA ACADÊMICA DA FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE. ATUA COMO FARMACÊUTICA BIOQUÍMICA DO HOSPITAL SÃO JOSÉ DE DOENÇAS INFECCIOSAS, SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DO CEARÁ, DESDE 2012. DESDE 2016 FOI INDICADA COMO MEMBRO INTEGRANTE DAS COMISSÕES DE ENSINO E DE ANÁLISES CLÍNICAS DO CONSELHO REGIONAL DO ESTADO DO CEARÁ. ATUA NA ÁREA DE FARMÁCIA, COM ÊNFASE EM ANÁLISES CLÍNICAS. POSSUI EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE HEMATOLOGIA CLÍNICA, MICROBIOLOGIA E BIOLOGIA MOLECULAR.

KAROLINE SABÓIA ARAGÃO

MINICURRÍCULO: PROFESSORA TITULAR I DO CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO CEARÁ, POSSUI GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – UFC (2003), MESTRADO EM BIOQUÍMICA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ-UFC (2005) E DOUTORADO EM BIOLOGIA ESTRUTURAL E NANOBIOLOGIA PELA UNIVERSITÉ JOSEPH FOURIER – UJF (UNIVERSITÉ GRENOBLE 1), FRANÇA (2008) SOB ORIENTAÇÃO DA DOUTORA ANNE IMBERTY DO GRUPO DE GLICOBIOLOGIA MOLECULAR, VALIDADO NO BRASIL PELO DEPARTAMENTO DE BIOQUÍMICA DA UFC. REALIZOU O PRIMEIRO PÓS-DOUTORADO PELA UFC SOB A SUPERVISÃO DO PROF. DOUTOR BENILDO SOUSA CAVADA NO DEPARTAMENTO DE BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR (2010) COM A BOLSA DE PÓS DOURADO JÚNIOR PDJ-CNPQ. REALIZOU O SEGUNDO E O TERCEIRO PÓS-DOUTORADO NO LABORATÓRIO DE FARMACOLOGIA DA INFLAMAÇÃO E DO CÂNCER (LAFICA) PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ SOB A SUPERVISÃO DO PROF. DOUTOR RONALDO DE ALBUQUERQUE RIBEIRO NO DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA E FARMACOLOGIA, FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (2010-2016) PELO PNPD – PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO. É MEMBRO CONSULTOR AD-HOC DA FACEPE – FUNDAÇÃO DE AMPARO À CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESTADO DE PERNAMBUCO. FOI COORDENADORA DE UM PROJETO UNIVERSAL/CNPQ 14/2013, PROCESSO: 486522/2013-0. É CO-ORIENTADORA DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO/UFC E FOI TUTORA DE ATIVIDADES DO APRENDIZADO BASEADO EM PROBLEMAS (ABP) DO CURSO DE MEDICINA NA UFC. MEMBRO DO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE DO CURSO DE FARMÁCIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO CEARÁ. FOI MEMBRO DO COMITÊ DE ÉTICA DE PESQUISAS EM HUMANOS DA INSTITUTO DO CÂNCER DO CEARÁ (2016-2020). FOI COORDENADORA DO CURSO DE FARMÁCIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO CEARÁ (02/2018-02/2021). É MEMBRO DA COMISSÃO DE ENSINO DO CRF/CE (2019). É COORDENADORA DE PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, EXTENSÃO E MONITORIA (PIC/ESTÁCIO CEARÁ). BOLSISTA DE PRODUTIVIDADE DO PROGRAMA DE BOLSAS DE PRODUTIVIDADE DA UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ, EDITAL 2021/2022. BOLSISTA DO AUXÍLIO A EXTENSÃO VINCULADO PROGRAMA DE EXTENSÃO DA PÓS GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ, EDITAL 058/2021. TEM EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE BIOQUÍMICA, FARMACOLOGIA MOLECULAR E ATIVIDADES BIOLÓGICAS DE PROTEÍNAS. VEM DESENVOLVENDO PESQUISA DIRECIONADA À FARMACOLOGIA DO CÂNCER E DO PROCESSO INFLAMATÓRIO, COM ÊNFASE NA PATOGÊNESE DAS LESÕES TECIDUAIS INFLAMATÓRIAS INDUZIDAS PELA DOENÇA CELÍACA. MINISTRA COM FREQUÊNCIA AS DISCIPLINAS DE BIOQUÍMICA, BIOQUÍMICA CLÍNICA, BROMATOLOGIA, FARMACOLOGIA, MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA, PARASITOLOGIA, PATOLOGIA E HEMATOLOGIA PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA, NUTRIÇÃO, ENFERMAGEM, ODONTOLOGIA, BIOMEDICINA, FISIOTERAPIA E EDUCAÇÃO FÍSICA.

TIAGO LIMA SAMPAIO

MINICURRÍCULO: PROFESSOR DEDICADO, QUE DESEMPENHA A DOCÊNCIA EXEMPLARMENTE. CONSIDERADO E MUITO ELOGIADO PELOS DISCENTES, QUE LHE REFEREM COMO UM SER HUMANO ADMIRÁVEL, SEMPRE DISPOSTO A APOIAR E ORIENTAR PESSOALMENTE, ACESSÍVEL E SEMPRE ATENCIOSO. GRADUADO EM FARMÁCIA/ BACHARELADO (2014), MESTRADO (2016) E DOUTORADO (2018) EM FARMACOLOGIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. É PROFESSOR DO DEPARTAMENTO DE ANÁLISES CLÍNICAS E TOXICOLÓGICAS DA FACULDADE DE FARMÁCIA, ODONTOLOGIA E ENFERMAGEM NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ NO SETOR DE ESTUDO DE BIOQUÍMICA CLÍNICA. PROFESSOR TUTOR DA IPHARMA JR, A PRIMEIRA EMPRESA JÚNIOR DE FARMÁCIA DO CEARÁ E A SEGUNDA DO NORDESTE.

FARMÁCIA COMUNITÁRIA

CÍCERA ROGILANE TAVARES VITORIANO

MINICURRÍCULO: GRADUADA EM FARMÁCIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (1992),  ESPECIALISTA EM ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR – 1997, ESPECIALISTA EM FARMÁCIA HOSPITALAR – 2000, ESPECIALISTA                        EM EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA PRECEPTORES DO SUS – 2012, ESPECIALISTA EM FARMÁCIA CLÍNICA E PRESCRIÇÃO FARMACÊUTICA – 2020. CONCURSADA PELA PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA (1993) ONDE EXERCE A FUNÇÃO DE FARMACÊUTICA NO SERVIÇO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA (SAE) – HIV/AIDS DO HOSPITAL GONZAGA MOTA- JOSÉ WALTER. CONCURSADA PELA PREFEITURA MUNICIPAL DE MARANGUAPE (2002), COORDENOU O PROGRAMA DE FARMÁCIA VIVA DO MUNICÍPIO (2002 – 2009) E O SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA (2009-2015, 2017-2020). EM 2007 IMPLANTOU A FARMÁCIA DE DOAÇÃO DE MEDICAMENTOS NO MUNICÍPIO DE MARANGUAPE, EXERCENDO A FUNÇÃO DE FARMACÊUTICA. UM PROJETO INOVADOR, PIONEIRO, COM ÊNFASE NO PAPEL SOCIAL DO PROFISSIONAL FARMACÊUTICO, PREZANDO SEMPRE PELO COMPROMISSO, ÉTICA E RESPONSABILIDADE COM A POPULAÇÃO, NO USO CORRETO E ACESSO AOS MEDICAMENTOS E EVITANDO DESPERDÍCIOS.

CLECE ALVES PAIVA

MINICURRÍCULO: FARMACÊUTICA GRADUADA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ NO ANO DE 1995. ESPECIALISTA EM ANÁLISES CLÍNICAS PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, ESPECIALISTA EM HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. ATUA HÁ 24 ANOS NA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NA FARMÁCIA SANTA BRANCA, ONDE JÁ FOI COORDENADORA FARMACÊUTICA DA REDE E ATUALMENTE DESEMPENHA A FUNÇÃO DE FARMACÊUTICA GESTORA.ORIETADORA DE ESTÁGIOSUPERVISIONADO NA FARMÁCIA COMUNITÁRIA DA UNINASSAU E UNIFAMETRO.TRABALHOU NO  ATENDIMENTO TOXICOLÓGICO NO CEATOX-IJF, PRESTANDO INFORMAÇÕES SOBRE INTOXICAÇÕES AOS MÉDICOS DA EMERGÊNCIA  DO IJF (INSTITUTO DR. JOSÉ FROTA) E CONTATO DIRETO COM PACIENTES INTOXICADOS E/OU VÍTIMAS DE ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS;TRABALHOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS INTERNACIONAIS: BRAGA LL, PAIVA C, LIMA A, MAN BJ. SEROPREVALENCE OF E. HISTOLYTICA IN SLUM IN NORTHEASTERN OF BRAZIL. AMERICAN JUORNAL OF TROPICAL MEDICINE AND HYGIENE IN PRESS; TRABALHOS APRESENTADOS INTERNACIONAIS: BRAGA LL, PAIVA C, LIMA A, MAN BJ. SALIVARY IGA SPECIFIC FOR THE 260 KDA ADHERENCE PROTEIN OF ENTAMOEBA AND E. HISTOLYTICA IN ASYMPTOMATIC AMEBIASIS INFECTION. AMERICAN SOCIETY OF TROPICAL MEDICINE AND HYGIENE ANNUL MEETING, BALTIMORE, 1996.; BRAGA LL, PAIVA C, MENDONÇA Y, SALES A, MAN BJ. PREVALENCE OF E. HISTOLYTICA IN A SLUM IN NORTHEASTERN BRASIL AS DETERMINED BY ENTAMOEBA AND E. HISTOLYTICA ANTIGEN DETECTION KITS. ABSTRACT, AMERICAN SOCIETY OF TROPICAL MEDICINE AND HYGIENE ANNUAL MEETING , BALTIMORE, 1996.

DENNE COSTA E SILVA

MINICURRÍCULO: FARMACÊUTICO PELA UNICATOLICA (2008). ESPECIALISTA EM GESTÃO EM FARMÁCIA CLÍNICA E PRESCRIÇÃO FARMACÊUTICA PELO ICTQ. ATUOU COMO FARMACÊUTICO NA FARMALEX EM SÃO BENEDITO-CE, FARMACÊUTICO CLÍNICO NA PAGUE MENOS EM TIANGUÁ-CE, BIOQUÍMICO NO LABORATÓRIO MUNICIPAL DE SÃO BENEDITO-CE E IBIAPINA-CE. ATUOU TAMBÉM NA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA DO MUNICÍPIO DE IBIAPINA-CE. HOJE FARMACÊUTICO E EMPRESÁRIO DA FARMÁCIA DR DENNE SITUADA EM UBAJARA-CE.

LUCIOLLA  KARLA PINHO BANDEIRA
MINICURRÍCULO: FORMADA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. TURMA 2004; ESPECIALIZAÇÃO EM COSMETOLOGIA PELA FACULDADE OSWALDO CRUZ.  MAIS DE 12 ANOS DE EXPERIÊNCIA EM TREINAMENTO DE EQUIPES NO CEARÁ E EM OUTROS ESTADOS DE PRODUTOS  FITOTERÁPICOS E SUPLEMENTOS , COORDENANDO EQUIPES DE PROMOTORES, VENDEDORES E ESTAGIÁRIOS. HÁ TRÊS ANOS ESTÁ NA REDE SANTA BRANCA COORDENANDO A UM ANO E QUATRO MESES O PROJETO CONSULTVIDA, CONSULTÓRIO FARMACÊUTICO DA SANTA BRANCA, COM MAIS DE TRINTA SERVIÇOS FARMACÊUTICOS DESDE APLICAÇÃO DE INJETÁVEIS,GLICEMIA, TESTES RÁPIDOS, BETA HCG, HEMOGLOBINA GLICADA,  PERFIL LIPÍDICO E OUTROS. IMPLANTAÇÃO DOS TESTES DE RT-PCR,  EXAMES TOXICOLÓGICOS, HOME CARE SANTA BRANCA E TELEMEDICINA.

RODOLFO BASILIO MADEIRA FILHO

MINICURRÍCULO:  GRADUADO EM FARMÁCIA PELA UNIFOR E PÓS-GRADUADO EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA DE FARMÁCIAS E DROGARIAS E EM GESTÃO NO MERCADO FARMACÊUTICO. CRESCI DENTRO DE UMA FARMÁCIA, ONDE DESDE CRIANÇA VIVO A SUA ROTINA E VENDO MEU PAI ATENDER CADA CLIENTE COM AMOR E ATENÇÃO, ME INSPIROU A SEGUIR ESSA NOBRE PROFISSÃO. MORO EM SOBRAL ONDE SIGO A GESTÃO DE UMA FARMÁCIA DE MAIS DE 40 ANOS DE HISTÓRIA E TRADIÇÃO ONDE ATENDEMOS NÃO SOMENTE A CIDADE MAS TODA A REGIÃO NORTE.

FARMÁCIA CLÍNICA

ÁLISSON MENEZES ARAÚJO LIMA


MINICURRÍCULO: POSSUI GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (2003), MESTRADO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS, ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM FARMÁCIA CLÍNICA (2007) E DOUTORADO EM CIÊNCIAS MÉDICAS (2015), AMBOS PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. ATUALMENTE É FARMACÊUTICO DA MATERNIDADE ESCOLA ASSIS CHATEUBRIAND E FARMACÊUTICO SUPERVISOR DO COMPONENTE ESPECIALIZADO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA – SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DO CEARÁ. TEM EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE FARMÁCIA, COM ÊNFASE EM FARMÁCIA CLÍNICA, ATUANDO PRINCIPALMENTE NOS SEGUINTES TEMAS: CUIDADOS FARMACÊUTICOS, USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS, ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA, FARMÁCIA CLÍNICA, SAÚDE PÚBLICA E JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE.

ANTONINO CARNEIRO COSTA

MINICURRÍCULO:  POSSUI GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ (1998). POSSUI GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA PELO INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLICADA INTA (2016), CASADO COMO KEILA ARAGÃO XEREZ (PEDAGOGA), PAI DE UMA FILHA MARIANA XEREZ COSTA(ESTUDANTE).PÓS GRADUAÇÃO EM ANÁLISE CLÍNICA (UNINTA), OBSTETRÍCIA (UVA).EMPRESÁRIO DE FARMÁCIA COMUNITÁRIA E SERVIDOR PÚBLICO EM FARMÁCIA HOSPITALAR.

LUCIOLLA  KARLA PINHO BANDEIRA

MINICURRÍCULO: FORMADA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. TURMA 2004; ESPECIALIZAÇÃO EM COSMETOLOGIA PELA FACULDADE OSWALDO CRUZ.  MAIS DE 12 ANOS DE EXPERIÊNCIA EM TREINAMENTO DE EQUIPES NO CEARÁ E EM OUTROS ESTADOS DE PRODUTOS  FITOTERÁPICOS E SUPLEMENTOS , COORDENANDO EQUIPES DE PROMOTORES, VENDEDORES E ESTAGIÁRIOS. HÁ TRÊS ANOS ESTÁ NA REDE SANTA BRANCA COORDENANDO A UM ANO E QUATRO MESES O PROJETO CONSULTVIDA, CONSULTÓRIO FARMACÊUTICO DA SANTA BRANCA, COM MAIS DE TRINTA SERVIÇOS FARMACÊUTICOS DESDE APLICAÇÃO DE INJETÁVEIS,GLICEMIA, TESTES RÁPIDOS, BETA HCG, HEMOGLOBINA GLICADA,  PERFIL LIPÍDICO E OUTROS. IMPLANTAÇÃO DOS TESTES DE RT-PCR,  EXAMES TOXICOLÓGICOS, HOME CARE SANTA BRANCA E TELEMEDICINA.

VANESSA MARIA DE SOUZA FERNANDES VIEIRA

MINICURRÍCULO:  FARMACÊUTICA GRADUADA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ;MESTRE E DOUTORANDA EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ.; PALESTRANTE E PESQUISADORA EM SAÚDE.;PROFESSORA DE PÓS-GRADUAÇÃO DE FARMÁCIA CLÍNICA E CUIDADOS FARMACÊUTICOS (IBRAS-ABRAFARMA, IDE, FVJ, FFB E UFG);PROFESSORA DO CURSO DE CAPACITAÇÃO EM SERVIÇOS FARMACÊUTICOS EM FARMÁCIA COMUNITÁRIA E SUS, PROMOVIDO PELO CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA;PROFESSORA CONVIDADA DA RESIDÊNCIA INTEGRADA EM SAÚDE DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ.;ESPECIALISTA EM TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO FARMACÊUTICO DA REDE DE FARMÁCIAS PAGUE MENOS;MEMBRO DA COMISSÃO DE FARMÁCIA COMUNITÁRIA DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA – CE.TEM EXPERIÊNCIA EM ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA, FARMÁCIA HOSPITALAR, FARMÁCIA CLÍNICA E SERVIÇOS FARMACÊUTICOS.

FARMÁCIA HOSPITALAR

ANA AMÉLIA GONÇALVES DE OLIVEIRA LIMA (CRF/CE Nº 2872)

MINICURRÍCULO: POSSUI GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (2003), HABILITAÇÃO EM INDÚSTRIA FARMACÊUTICA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (2007) E ESPECIALIZAÇÃO EM QUALIDADE E SEGURANÇA NO CUIDADO AO PACIENTE PELO INSTITUTO SÍRIO-LIBANÊS (2016). ATUALMENTE, É COORDENADORA DA FARMÁCIA HOSPITALAR, MEMBRO DAS COMISSÕES DE CONTROLE INFECÇÃO HOSPITALAR E DE FARMÁCIA E TERAPÊUTICA E DO NÚCLEO DE SEGURANÇA DO PACIENTE DO HOSPITAL GERAL DR.CÉSAR CALS. TEM EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE FARMÁCIA HOSPITALAR, GESTÃO HOSPITALAR, SEGURANÇA DO PACIENTE, MANIPULAÇÃO DE FÓRMULAS MAGISTRAIS E OFICINAIS E LOGÍSTICA FARMACÊUTICA. 

EUGENIE DESIRÈE RABELO NÉRI 

MINICURRÍCULO: POSSUI GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (1994), ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO HOSPITALAR, PELA ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA (1995), MESTRADO EM CIÊNCIA FARMACÊUTICAS PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (2004) E DOUTORADO EM CIÊNCIA FARMACÊUTICAS PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (2018). ATUALMENTE É GERENTE DE RISCOS DA MATERNIDADE-ESCOLA ASSIS CHATEAUBRIAND DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, CHEFE DO SETOR DE GESTÃO DA QUALIDADE E VIGILÂNCIA EM SAÚDE E PRESIDENTE DA COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL – COREMU DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. TEM EXPERIÊNCIA E FORMAÇÃO NAS ÁREAS DE GESTÃO HOSPITALAR, SEGURANÇA DO PACIENTE, FARMÁCIA HOSPITALAR E FARMÁCIA CLÍNICA.

 MARTA MARIA DE FRANÇA FONTELES

MINICURRÍCULO: MARTA MARIA DE FRANCA FONTELES POSSUI GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC), MESTRADO E DOUTORADO EM FARMACOLOGIA PELA UFC, E PÓS-DOUTORADO EM FARMÁCIA CLÍNICA PELA UNIVERSITY OF AUCKLAND, NEW ZEALAND. É PROFESSORA TITULAR DA UFC, CONSULTORA AD HOC DO CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA (2014 – ATUAL) E MEMBRO TITULAR DA ACADEMIA CEARENSE DE CIÊNCIAS (ACECI). ALÉM DE SER PESQUISADORA DO CNPQ (BOLSISTA PQ 1D), TAMBÉM EXERCE A FUNÇÃO DE COORDENADORA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA GERAL DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM ATENÇÃO HOSPITALAR À SAÚDE DA UFC, NO COMPLEXO HOSPITALAR (HOSPITAL UNIVERSITÁRIO WALTER CANTÍDIO/MATERNIDADE ESCOLA ASSIS CHATEAUBRIAND). DESENVOLVE PROJETOS NA ÁREA DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA, PARTICULARMENTE ENVOLVENDO TEMÁTICAS RELACIONADAS À FARMÁCIA CLINICA/ATENÇÃO FARMACÊUTICA, FARMÁCIA HOSPITALAR, FARMACOVIGILÂNCIA, BEM COMO MÉTODOS DE ENSINO PARA A PRÁTICA DE FUNÇÕES ASSISTENCIAIS E CLÍNICAS NA ÁREA DA FARMÁCIA. FAZ PARTE DO INSTITUTO NACIONAL DE C&T EM INOVAÇÃO FARMACÊUTICA (INCT_IF). PERTENCE À ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS (ABCF), ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO FARMACÊUTICA (ABEF), SOCIEDADE BRASILEIRA DE FARMÁCIA CLÍNICA (SBFC; PRESIDENTE, DESDE 11/2019, DA SBFC- REGIONAL CEARÁ), SOCIEDADE BRASILEIRA DE FARMÁCIA HOSPITALAR (SBRAFH), E À SOCIEDADE BRASILEIRA DE FARMACOLOGIA E TERAPÊUTICA EXPERIMENTAL (SBFTE). É LÍDER DO GRUPO DE PESQUISA EM ATENÇÃO FARMACÊUTICA (GRUPATF) JUNTO AO CNPQ, COORDENADORA DO CENTRO DE ESTUDOS EM ATENÇÃO FARMACÊUTICA (CEATENF), DO LABORATÓRIO DE HABILIDADES CLÍNICAS E DE COMUNICAÇÃO DO CURSO DE FARMÁCIA (LAB. HABCLINCOM), E DO LABORATÓRIO DE PESQUISA EM FARMÁCIA CLÍNICA E TRANSLACIONAL (LAB. FARMACLIN T), PERTENCENTES À UFC. PARTICIPA, TAMBÉM, DOS GRUPOS DE PESQUISA GRUPO DE PREVENÇÃO AO USO INDEVIDO DE MEDICAMENTOS (GPUIM) E MELHORES MEDICAMENTOS PARA CRIANÇAS (MEMECRI).

FÁBIO FROTA DE VASCONCELOS 

MINICURRÍCULO: – FARMACÊUTICO-BIOQUÍMICO PELA UFC. / COORDENADOR DO SERVIÇO DE FARMÁCIA DA STA CASA DE SOBRAL DESDE 2004 / – ESP FARMÁCIA HOSPITALAR PELA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ /  ESP INTERNACIONAL  DE QUALIDADE EM SAÚDE E SEGURANÇA DO PACIENTE PELA FIOCRUZ./ -ESP EM SAÚDE PÚBLICA PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ./ -ESP PRECEPTORIA NO SUS PELO HOSPITAL SÍRIO LIBANÊS/ – PRECEPTOR FARMACÊUTICO DA RESIDÊNCIA EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA MULTIPROFISSIONAL NA SANTA CASA DE SOBRAL./- PRECEPTOR DE FARMACIA DAS FACULDADES UNINTA./ -COORDENADOR PEDAGÓGICO DO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA CLÍNICA PELA FACULDADE ESAMAZ. / -MEMBRO EFETIVO DO SINFARCE – SINDICATO DOS FARMACÊUTICOS DO CEARÁ. 2016 A 2018.

INDÚSTRIA

AMABELIA NIRVANA MONTEIRO VIEIRA

MINICURRÍCULO: FARMACÊUTICA INDUSTRIAL GRADUADA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC), PÓS-GRADUADA EM FARMACOLOGIA NA FARMÁCIA CLÍNICA E NUTRIÇÃO CLÍNICA: METABOLISMO, PRÁTICAS E TERAPIA NUTRICIONAL. ATUOU NAS FARMÁCIAS MAGISTRAIS, INDÚSTRIA DE ALIMENTOS FUNCIONAIS E MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS E CONSULTORIA AO LONGO DE SUA CARREIRA. FOI SÓCIA-PROPRIETÁRIA DA MEDICAMENTUM FARMÁCIA COM MANIPULAÇÃO, SENDO RESPONSÁVEL POR TODA ÁREA DE PROCESSOS TÉCNICOS, REGULATÓRIOS E VISITAÇÃO MÉDICA.

CRISTIANI LOPES CAPISTRANO GONÇALVES DE OLIVEIRA

MINICURRÍCULO: POSSUI GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA- HABILITAÇÃO INDÚSTRIA DE MEDICAMENTOS PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (2000) E MESTRADO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS PELA UNESP (2003). DOUTORA EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS PELA UNESP (2009). ATUALMENTE É PROFESSORA ASSOCIADO  II DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, RESPONSÁVEL PELA DISCIPLINA DE CONTROLE DE QUALIDADE FÍSICOQUÍMICO DE MEDICAMENTOS E COSMÉTICOS. TEM EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE FARMÁCIA INDUSTRIAL, COM ÊNFASE EM ANÁLISE E CONTROLE DE MEDICAMENTOS, ATUANDO PRINCIPALMENTE NOS SEGUINTES TEMAS: VALIDAÇÃO DE MÉTODOS ANALÍTICOS (HPLC, ESPECTROFOTOMETRIA), DOSEAMENTO MICROBIOLÓGICO, ESTUDO DE ESTABILIDADE DE PRODUTOS FARMACÊUTICOS E COSMÉTICOS, DESCARTE DE MEDICAMENTOS E CONTAMINAÇÃO DE MICROPOLUENTES (FÁRMACOS) EM CORPOS HÍDRICOS. ATUALMENTE É DIRETORA DA FARMÁCIA ESCOLA DA UFC.

FRANCYALISON ALVES MEDEIROS 

MINICURRÍCULO: FARMACÊUTICO PELA FCRS (UNICATÓLICA), MBA DE GESTÃO EM PROCESSOS INDUSTRIAIS NA FACULDADE DE JUAZEIRO DO NORTE – FJN, POSSUI 12 ANOS DE EXPERIÊNCIA NA FARMACE – INDÚSTRIA QUÍMICO FARMACÊUTICA CEARENSE, 11 ANOS SUPERVISÃO E GERENCIAMENTO DE SETORES DE PRODUÇÃO, PRODUTOS INJETÁVEIS VIDRO/PLÁSTICO, SOLUÇÕES ORAIS E CONCENTRADOS PARA HEMODIÁLISE; 01 ANO SETOR EXPEDIÇÃO – ATUAL/GERENTE; CERTIFICADO EM FORMAÇÃO DE SUPERVISORES DE PRODUÇÃO – WISE CONSULTORIA E TREINAMENTOS – 2010; ASSISTENTE TÉCNICO NA INDÚSTRIA NO PERÍODO 05/2017 – 05/2020; 05 ANOS PRECEPTOR DE ESTÁGIO NA INDÚSTRIA NA FACULDADE ESTÁCIO/FMJ. 

MAXWELL CRUZ CORTEZ 

MINICURRÍCULO: GRADUADO EM QUÍMICA INDUSTRIAL E FARMÁCIA GENERALISTA PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA. ATUALMENTE CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E TECNOLOGIA INDUSTRIAL FARMACÊUTICA – ENGENHARIA FARMACÊUTICA PELO INSTITUTO RACINE. POSSUO 10 ANOS DE EXPERIÊNCIA EM INDÚSTRIA FARMACÊUTICA DE SOLUÇÕES PARENTERAIS DE GRANDE E PEQUENO VOLUME, SISTEMA BLOW/FILL/SEAL, TRATAMENTO DE ÁGUA PARA FINS FARMACÊUTICOS (WFI E PW), VALIDAÇÃO, QUALIFICAÇÃO, GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E ETC.

VICENTE SANFORD

MINICURRÍCULO:  POSSUI GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA PELA UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (2015). TEM EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO, COMPRAS DE INSUMOS NA INDÚSTRIA COSMÉTICA, GERENCIAMENTO DE PRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO FARMACOTÉCNICO.

ONCOLOGIA

ARONAI SALMON DA CRUZ LOBATO

MINICURRÍCULO : GRADUADO ( BACHARELADO) EM FARMÁCIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (1995). ATUALMENTE É FARMACÊUTICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. TEM EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE FARMÁCIA HOSPITALAR, COM ÊNFASE EM ONCOLOGIA-CLÍNICA E ONCO-HEMATOLOGIA, ATUANDO PRINCIPALMENTE NOS SEGUINTES TEMAS: MANIPULAÇÃO DE ANTINEOPLÁSICOS, ORIENTAÇÃO DE ESTAGIÁRIOS, BOLSISTAS E RESIDENTES.

FERNANDO JOCA FREIRE

 MINICURRÍCULO:  FARMACÊUTICO ONCOLÓGICO DO HOSPITAL DA UNIMED FORTALEZA; FUNDADOR DO GRUPO DE ESTUDOS DOS FARMACÊUTICOS EM ONCOLOGIA DO ESTADO DO CEARÁ (GEFOCE); REPRESENTANTE REGIONAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE FARMACÊUTICOS EM ONCOLOGIA  (SOBRAFO) NO CEARÁ (2016-2017/2020-2022); MEMBRO DO GT DE ONCOLOGIA DO CRF-CE; EMBAIXADOR DO PROJETO BE-A-BA, DESMISTIFICANDO O CÂNCER.

KLÉCIUS RENATO PONTE DIAS

MINICURRÍCULO: FARMACÊUTICO FORMADO PELA UFC; – ESPECIALISTA EM ONCOLOGIA – FIC; ESPECIALISTA EM FARMÁCIA CLÍNICA E CUIDADOS FARMACÊUTICOS – ESAMAZ ;- FARMACÊUTICO ONCOLOGISTA NA QUIMIOTERAPIA DA    SANTA CASA DE SOBRAL ; FARMACÊUTICO PROPRIETÁRIO DE FARMÁCIA COMUNITÁRIA EM SOBRAL – CE

LUIS PHILLIPE VIEIRA FEITOSA MODESTO

MINICURRÍCULO: ESPECIALISTA EM FARMÁCIA ONTOLÓGICA PELA INSTITUIÇÃO SÃO CAMILO (2018). / ESPECIALISTA EM FARMÁCIA CLÍNICA E PRESCRIÇÃO FARMACÊUTICA PELA FACULDADE FARIAS BRITO (FFB,2016); / POSSUI GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA GENERALISTA PELA UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR).  / ATUALMENTE É FARMACÊUTICO PELO INSTITUTO DO CÂNCER DO CEARÁ, ICC E DO HOSPITAL GERAL DE FORTALEZA.

MARIA ROSIMEIRE VIEIRA FLORÊNCIO 

MINICURRÍCULO: FARMACÊUTICA GRADUADA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ; FARMACÊUTICA RESPONSÁVEL TÉCNICA DO SETOR DE FARMÁCIA NO CENTRO REGIONAL; INTEGRADO DE ONCOLOGIA; – ESPECIALIZAÇÃO EM ONCOLOGIA MULTIPROFISSIONAL; – ESPECIALIZAÇÃO EM FARMÁCIA ONCOLÓGICA;ATUA NA FARMÁCIA ONCOLÓGICA DESDE 2002;  PRECEPTORA DE NÚCLEO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM CANCEROLOGIA DA ESP – CEARÁ DESDE 2016; FARMACÊUTICA EM PESQUISA CLÍNICA DESDE 2008.

PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE

ADELITA DUANRA MEDEIROS DO MONTE ARNAUD

MINICURRÍCULO:  GRADUADA EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (1992) E MESTRADO EM IMUNOLOGIA BÁSICA E APLICADA PELA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (1998), HABILITADA EM ANÁLISES CLÍNICAS PELA UNIVERSIDADE DE CUIABÁ(2006), ESPECIALISTA EM PRÁTICAS INTEGRATIVAS COMPLEMENTARES COM OZÔNIO (2020), AURICULOTERAPEUTA (2020) . AINDA NA GRADUAÇÃO, AO CURSAR HOMEOPATIA E FARMACOTÉCNICA HOMEOPÁTICA, INGRESSOU NA VISÃO DA SAÚDE COMO A RESULTANTE DE UMA HARMONIA BIOENERGÉTICA DO ORGANISMO. QUANDO PROFESSORA (1997 A 2014) MINISTROU AS DISCIPLINAS: BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR, CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS II(COMPREENDENDO OS TÓPICOS DE IMUNOLOGIA BÁSICA, FARMACOLOGIA E HEMATOLOGIA), FISIOPATOLOGIA I (COMPREENDENDO OS TÓPICOS DE IMUNOLOGIA BÁSICA, FARMACOLOGIA E FISIOLOGIA), ESTÁGIO SUPERVISIONADO I E IV DO CURSO DE FARMÁCIA, IMUNOLOGIA MÉDICA, ANÁLISES PARASITOLÓGICAS; NESSE ÍNTERIM TAMBÉM DESENVOLVIA PESQUISA ENVOLVENDO LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO. ESSAS EXPERIÊNCIAS DERAM CORPO A VISÃO DE SAÚDE, DA GRADUAÇÃO, COMO UMA HARMONIA NO CORPO RESULTANTE DO EQUILÍBRIO BIOFISICO/EMOCIONAL/BIOQUIMICO. DESDE 2017 TEM ATUADO COMO FARMACÊUTICO MAGISTRAL E ATENDIMENTO EM CONSULTÓRIO FARMACÊUTICO ONDE PERCEBE A NECESSIDADE DA UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTA PARA SAÚDE QUE POSSIBILITASSE UM IMPULSO NOS SISTEMAS ANTIOXIDANTES DO PACIENTE ; DESDE MARÇO TEM USADO A OZONIOTERAPIA (DENTRO DAS RECOMENDAÇÕES) COM GRANDE ÊXITO EM DIVERSAS CONDIÇÃO DE AUSÊNCIA DE SAÚDE. A OZONIOTERAPIA CONSISTE NA ADMINISTRAÇÃO GÁS OZÔNIO (COMPOSTO POR 3 ÁTOMOS DE OXIGÊNIO) NO ORGANISMO, GARANTINDO EFEITOS ANTI-INFLAMATÓRIOS, ANALGÉSICOS E ANTISÉPTICOS O FORTALECIMENTO DO SISTEMA IMUNOLÓGICO E DE UMA MELHOR OXIGENAÇÃO DOS TECIDOS. A UTILIZAÇÃO DO OZÔNIO COMO FERRAMENTA PRA SAÚDE TEM SIDO RECOMENDADA EM DIVERSOS PAÍSES VISTO QUE A OZONIOTERAPIA TAMBÉM PODE ATUAR DE FORMA PREVENTIVA, EVITANDO A OCORRÊNCIA DE DIVERSAS PATOLOGIAS.

ALEKSANDRA BARROSO GOMES

MINICURRÍCULO: FARMACÊUTICA FORMADA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. ESPECIALISTA EM  ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA   PELA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DO CEARÁ. TRABALHA NO NÚCLEO DE FITOTERÁPICOS (NUFITO) DA COORDENADORIA DE POLÍTICAS DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA DA SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DO CEARÁ. TEM EXPERIÊNCIA NA ÁREA DA FARMÁCIA, COM ÊNFASE EM FITOTERAPIA (PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES), CONTROLE DE QUALIDADE, GARANTIA DA QUALIDADE, CAPACITAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE FARMÁCIAS VIVAS TIPO 1, 2 E 3  NOS MUNICÍPIOS CEARENSES.

KELLEN MIRANDA SÁ; 

MINICURRÍCULO: FARMACÊUTICA FORMADA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC), MESTRA EM POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR (UFC), PÓS-GRADUADA EM ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR, PÓS-GRADUADA EM PRODUTOS NATURAIS DE PLANTAS E DERIVADOS. MEMBRO DO COMITÊ ESTADUAL DE FITOTERAPIA DO CEARÁ (COMEFI). MEMBRO DA COMISSÃO DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO CEARÁ (CRF-CE). MEMBRO FILIADO ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AROMATERAPIA E AROMATOLOGIA (ABRAROMA). MEMBRO ASSOCIADO SLOW FOOD BRASIL. TRABALHA COMO FARMACÊUTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ VINCULADA AO HORTO DE PLANTAS MEDICINAIS PROF. FRANCISCO JOSÉ DE ABREU MATOS E PROGRAMA FARMÁCIA VIVA (COORDENAÇÃO DA PROFESSORA DRA. MARY ANNE MEDEIROS BANDEIRA) EM PROJETOS JUNTO À COMUNIDADE NAS ÁREAS DE FITOTERAPIA E AROMATERAPIA. ATUOU COMO FARMACÊUTICA HOSPITALAR NOS HOSPITAIS HUWC, MEAC E PRONTOCÁRDIO. ATUOU NA COORDENAÇÃO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NO MUNICÍPIO DE ITAITINGA.

TALES SOUSA ALVES

MINICURRÍCULO:

FFARMACÊUTICO E BIOQUÍMICO (UFC), MASTER PRACTITIONER EM PROGRAMAÇÃO NEURO LINGUÍSTICA (PNL). TERAPEUTA HOLÍSTICO COM HABILITAÇÃO EM AROMATERAPIA – ABRATH. ATENDIMENTO EM CONSULTÓRIO COMO TERAPEUTA HOLÍSTICO/AROMATERAPEUTA/ VENTOSA TERAPEUTA. PARTICIPANTE DA COMISSÃO TÉCNICA ASSESSORA DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES DO CRF CE. PARTICIPANTE DO GRUPO DE TRABALHO SOBRE AROMATERAPIA DO CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA. REPRESENTANTE DOS PRODUTOS À BASE DO ÓLEO DE CANNABIS DA EMPRESA USAHEMP (EUA), PALESTRANTE SOBRE TEMAS RELACIONADOS À PRODUÇÃO E INOVAÇÃO NA ÁREA DE MEDICAMENTOS, INCLUINDO A ATUAÇÃO DOS FITOCANABINÓIDES NO SISTEMA ENDOCANABINÓIDE, COMO TAMBÉM, WORKSHOPS PARA A EXCELÊNCIA EM ATENDIMENTO E LIDERANÇA. POSSUO EXPERIÊNCIA EM VENDAS ATUANDO COMO FARMACÊUTICO EM FARMÁCIA COMERCIAL HÁ MAIS DE 20 ANOS, TRABALHANDO NO ATENDIMENTO AO PÚBLICO, COMPRA E PROMOÇÃO DE PRODUTOS, NEGOCIAÇÃO, GERENCIAMENTO DE ESTOQUE E TREINAMENTO DA EQUIPE DE APOIO.

SAÚDE PÚBLICA

EDGAR DE ANDRADE BARRÊTO JUNIOR

MINICURRÍCULO:  GRADUADO EM FARMÁCIA – UFC – 21/09/1989 – HABILITAÇÃO: FARMACÊUTICO BIOQUÍMICO ANALISTA – UFC – 08 DE JANEIRO DE 1991 – TÍTULO DE ESPECIALISTA EM ANÁLISES CLÍNICAS PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ OBTIDO APÓS A CONCLUSÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ANÁLISES CLÍNICAS E APRESENTAÇÃO DA MONOGRAFIA COM O TÍTULO: “IMPORTÂNCIA DOS PARÂMETROS: AMPLITUDE DE VARIAÇÃO DO TAMANHO DOS ERITRÓCITOS (RDW) E DOS HISTOGRAMAS DE DISTRIBUIÇÃO DE VOLUMES CELULARES NO DIAGNÓSTICO DAS ANEMIAS” – 21 DE OUTUBRO DE 2002. – TÍTULO DE ESPECIALISTA EM HEMATOLOGIA CLÍNICA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ OBTIDO APÓS A CONCLUSÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM HEMATOLOGIA CLÍNICA E APRESENTAÇÃO DA MONOGRAFIA COM O TÍTULO: “AVALIAÇÃO DAS HEMOGLOBINAS VARIANTES EM GESTANTES DE BAIXO E DE ALTO RISCO E SUA CORRELAÇÃO COM INTERCORRÊNCIAS OBSTÉTRICAS, EM FORTALEZA-CE” – 25 DE FEVEREIRO DE 2010. – TÍTULO DE ESPECIALISTA EM ANÁLISES CLÍNICAS (TEAC Nº 3715) CONFERIDO POR CONCURSO DE PROVA PELA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ANÁLISES CLÍNICAS – SBAC

FRANCISCO TARCÍSIO SEABRA FILHO

MINICURRÍCULO: GRADUADO EM FARMÁCIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. ESPECIALISTA EM AUDITORIA, PERÍCIA E GESTÃO EM SAÚDE PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ. ATUA NA COORDENAÇÃO DA REDE DE FRIO ESTADUAL, FICANDO RESPONSÁVEL PELAS BOAS PRÁTICAS DE RECEBIMENTO E ARMAZENAMENTO DOS IMUNOBIOLÓGICOS, PELA AVALIAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO DAS VACINAS, SOROS E MATERIAIS DE APOIO DO PROCESSODE IMUNIZAÇÃO E PELO TREINAMENTO DA EQUIPE.

LIANA PERDIGÃO MELLO;

MINICURRÍCULO: FORMADA EM FARMÁCIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) E COM ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA E DESENVOLVIMENTO GERENCIAL, PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, POSSUI BASTANTE EXPERIÊNCIA EM GESTÃO LABORATORIAL. ATUALMENTE É  DIRETORA DO LABORATÓRIO CENTRAL DE SAÚDE PÚBLICA (LACEN-CE).

LUCIENE ALICE DA SILVA

MINICURRÍCULO:  FARMACÊUTICA. EXPERIÊNCIA PRÁTICA NAS SEGUINTES ÁREAS: SAÚDE PÚBLICA. POLÍTICAS PÚBLICAS. VIGILÂNCIA SANITÁRIA. VIGILÂNCIA EM SAÚDE. SAÚDE DO TRABALHADOR. ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA. COORDENAÇÃO DE PROJETOS. ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS TÉCNICOS-CIENTÍFICOS. PRODUÇÃO DE MATERIAL TÉCNICO, DIDÁTICO E INFORMATIVO. PRODUÇÃO DE LIVROS E MATERIAL TÉCNICO PARA O MINISTÉRIO DA SAÚDE, PARA OPAS. DOCÊNCIA. INSTRUTORIA. PARTICIPANTE DE DIVERSAS COMISSÕES E GRUPOS DE TRABALHO NA SECRETARIA DA SAÚDE. TRABALHOU NA ANVISA; MINISTÉRIO DA SAÚDE.

NERILENE DA SILVA NERI

MINICURRÍCULO:  FARMACÊUTICA; GRADUADA NO ANO DE 1999 PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ; ESPECIALISTA EM MICRO-POLÍTICA DA GESTÃO E TRABALHO EM SAÚDE, PELA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, NO ANO DE 2017; INGRESSOU NA SAÚDE PÚBLICA NO ANO DE 1999, ATUANDO NAS ÁREAS DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA E VIGILÂNCIA SANITÁRIA, NOS MUNÍCIPIOS DO INTERIOR DO ESTADO DO CEARÁ, DENTRE ELES ORÓS ( 1º. EMPREGO), ARACATI, ICAPUI, JAGUARUANA. PARTICIPOU DA 1ª. CONFERÊNCIA NACIONAL DE MEDICAMENTOS E ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA (2005) E DA CONFERÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA (2001), COMO REPRESENTANTE DO SEGMENTO PROFISSIONAL DE SAÚDE. CONSELHEIRA DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA – CRF/CE (2006-2009). NO ANO DE 2001, PASSOU A ATUAR NA GESTÃO ESTADUAL, COMO ASSESSORA TÉCNICA DA 9ª. COORDENADORIA REGIONAL DA SAÚDE-RUSSAS/SESA, POSTERIORMENTE ASSUMIU NA MESMA CIDADE, A SECRETARIA EXECUTIVA DO CONSÓRCIO PÚBLICO DE SAÚDE DA MICRORREGIÃO DE RUSSAS-CPSMR. EM 2009, ASSUMIU PELA PRIMEIRA VEZ COMO SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE, NO MUNICÍPIO DE JAGUARUANA, SEGUINDO COMO GESTORA MUNICIPAL NOS MUNICÍPIOS DE ITAPAJÉ, PACAJUS E AQUIRAZ. O MAIOR DESAFIO DA SUA TRAJETÓRIA NA GESTÃO DA SAÚDE PÚBLICA, VEIO NO ANO DE 2020, AO ASSUMIR O ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA COVID-19, EM UM DOS MUNICÍPIOS COM OS MAIORES ÍNDICES DE CONTAMINAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ. EM POUCO MAIS DE UM MÊS, DE MUITO TRABALHO E DEDICAÇÃO, JUNTAMENTE COM TODA SUA EQUIPE TÉCNICA, VEIO O RESULTADO: CAMOCIM, FOI A CIDADE QUE MAIS REDUZIU O NUMERO DE CONTAMINAÇÃO PELO CORONAVIRUS. ATUALMENTE ESTÁ GESTORA MUNICIPAL DA SAÚDE NO MUNICÍPIO DE PENTECOSTE/CE, FAZ PARTE DO GRUPO TÉCNICO DE TRABALHO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA –GTTAF/ CONASEMS, MEMBRO DA COMISSÃO INTERGESTORA BIPARTITE – SESA/CE, REPRESENTANDO OS MUNICÍPIOS DE PEQUENO PORTE, MEMBRO DAS CÂMARAS TÉCNICAS DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA, E DA CÂMARA TÉCNICA DE PLANEJAMENTO, FINANCIAMENTO E GESTÃO DO SUS – CIB/SESA, MEMBRO DO COMITÊ DE FARMÁCIA E TERAPÊUTICA DO ESTADO, MEMBRO DA COMISSÃO DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA DO CRF-CE, E FAZ PARTE DO COMITÊ ESTADUAL DE SAÚDE-CE.

INSTITUIÇÃO

AGÊNCIA DE FISCALIZAÇÃO DE FORTALEZA (AGEFIS)

AUTARQUIA DOTADA DE PERSONALIDADE JURÍDICA DE DIREITO PÚBLICO, RESPONSÁVEL POR IMPLEMENTAR A POLÍTICA DE FISCALIZAÇÃO URBANA MUNICIPAL, INCLUINDO AS AÇÕES DE FISCALIZAÇÃO EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA. NA INSTITUIÇÃO TRABALHAM VÁRIOS FARMACÊUTICOS COMO FISCAIS E ALGUNS COMO GESTORES. A AGEFIS JÁ REALIZOU ALGUMAS AÇÕES DE FISCALIZAÇÃO EM PARCERIA COM O CRF-CE.

LABORATÓRIO TELMA MENEZES 

O LABORATÓRIO DRA. TELMA MENEZES, FOI ORIGINADO DO LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS DO JUAZEIRO, QUE TEVE INICIADA AS ATIVIDADES NO DIA DEZ (10) DE AGOSTO DE MIL NOVECENTOS E SETENTA (1970) EM UM IMÓVEL LOCALIZADO NA RUA PADRE CÍCERO, Nº 453 NO CENTRO DE JUAZEIRO DO NORTE. HOJE, COM QUASE 5 DÉCADAS DE EXISTÊNCIA, CONTINUA PRESTANDO RELEVANTES SERVIÇOS NA ÁREA DAS ANÁLISES CLÍNICAS, OFERECENDO À CLASSE MÉDICA DO CARIRI AS ÚLTIMAS INOVAÇÕES EM EXAMES LABORATORIAIS. O LABORATÓRIO ALÉM DE ATENDER PARTICULARES MANTÉM CONVÊNIOS COM VÁRIAS PREFEITURAS, PLANOS DE SAÚDE, EMPRESAS PRIVADAS, ASSOCIAÇÕES E OUTROS. PROPORCIONANDO MAIOR COMODIDADE À CLIENTELA, MANTÉM POSTOS DE COLETA EM BAIRROS DE JUAZEIRO DO NORTE, EM OUTROS MUNICÍPIOS E REALIZA COLETA A DOMICÍLIO EM HOSPITAIS, CLÍNICAS E RESIDÊNCIAS.

UNINTA 

COM 20 ANOS E CONCEITO DE EXCELÊNCIA SEGUNDO O MEC, O CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) SE DESTACA NA PAISAGEM DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DO CEARÁ POR SUA INFRAESTRUTURA E QUALIDADE DE ENSINO.

UNIFOR

INSTITUIÇÃO GENUINAMENTE CEARENSE, A FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ SE ORGULHA POR PROMOVER HÁ DÉCADAS O DESENVOLVIMENTO SOCIAL, EDUCACIONAL E CULTURAL DO ESTADO E DA REGIÃO NORDESTE. NASCIDA NA DÉCADA DE 1970, EM CONTEXTO LOCAL MARCADO POR PROFUNDO DÉFICIT DE ESCOLARIDADE E POR UM QUADRO CONSTRANGEDOR DE ATRASO REGIONAL QUE MOTIVOU SUA CRIAÇÃO EM 26 DE MARÇO DE 1971, A FUNDAÇÃO FOI UMA DAS FORMAS ENCONTRADAS PELO INDUSTRIAL EDSON QUEIROZ DE RETRIBUIR, EM FORMA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL, TUDO O QUE A SUA TERRA JÁ LHE CONCEDERA. O MAIOR ENTRE OS PROJETOS SOCIAIS ENCAMPADOS PELA FUNDAÇÃO SE MATERIALIZOU NA UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, A UNIFOR.

HOSPITAL REGIONAL DA UNIMED 

A HISTÓRIA DA UNIMED CEARÁ COMEÇA EM 1985. SOB UM MODELO EMPRESARIAL COOPERATIVISTA SURGIU A FEDERAÇÃO DAS UNIMEDS DO ESTADO DO CEARÁ, QUE HOJE REÚNE NOVE FILIADAS EM SEU SISTEMA, COMPONDO UMA REDE INTEGRADA QUE FACILITA O ACESSO DE CLIENTES EM CLÍNICAS, HOSPITAIS E CONSULTÓRIOS MÉDICOS EM SUAS PRÓPRIAS CIDADES. COMPROMETIDOS COM A VIDA, COM AS PESSOAS, COM O MUNDO. LIDERAMOS COM PROPÓSITO, POIS TEMOS VOCAÇÃO PARA CUIDAR.

POLÍLIA CIVIL

REALIZOU GRANDE PARCERIA COM O CRFCE EM PROL DA SAÚDE PÚBLICA E ENGRANDECIMENTO DA PROFISSÃO FARMACÊUTICA.

%d