MULHER FARMACÊUTICA – HISTÓRIAS DE LUTA, CONQUISTAS E SUPERAÇÃO: ENTREVISTA COM A FARMACÊUTICA DRA. DEBORAH MENESES DE MELO
A #MulherFarmacêutica está lado a lado da população, garantindo, em 136 diferentes áreas de atuação, prevenção, cuidado, suprimento de produtos para a saúde, diagnóstico e apoio ao tratamento de doenças, para que possamos, agradecê-las e inspirar outras mulheres.
Dra. DEBORAH MENESES DE MELO CRF-CE: 3715
Área de atuação: Oncologia e Nutrição Parenteral
Local atual de trabalho: Pronutrir – Suporte Nutricional e Quimioterapia
1.Como você definiria sua função no seu local de trabalho?
Há quase 10 anos atuo na área de Nutrição Parenteral e Farmácia Oncológica, e nos últimos 3 anos com foco na oncologia. Minha função é exercer o papel de farmacêutica em sua total excelência. É me dedicar ao máximo e oferecer o melhor tratamento ao paciente. A oncologia é muito dinâmica, desafiadora e exige muita entrega de cada profissional envolvido na linha de cuidado.
2. Como você define o empoderamento das mulheres?
A conquista do nosso espaço foi árdua e tivemos que provar nossa capacidade de fazer o que quisermos. Se hoje temos oportunidades no mundo, foi por causa da luta de muitas mulheres no passado. A mulher na oncologia, há algum tempo, era um “problema” por causa da possibilidade de engravidar e da própria gravidez, pois a exposição aos medicamentos quimioterápicos causava um verdadeiro terror devido aos efeitos teratogênicos de muitas drogas oncológicas. Porém, com uso dos equipamentos de proteção e protocolos de cuidados, podemos exercer a atividade sem nenhum risco. A Farmácia Oncológica não se resume apenas à manipulação. Sou grata por cada Mulher Maravilha da Oncologia.
3. Quem é a maior influência da sua vida? Por qual motivo?
Impossível escolher um só! Meus pais sempre foram meus grandes incentivadores, minha mãe foi o motivo do encanto pela oncologia, ela enfrentou 3 vezes o câncer de mama. Minha avó, Zilmar, foi a pessoa que eu mais admirei na vida, ela era carinhosa e dura quando necessário, esposa, mãe, administradora, professora, era multitarefa e ela fazia tudo com muita alegria.Meu maior desejo era que ela pudesse ter visto a mulher que me tornei, a profissional, a mãe, a esposa, mas aprouve ao Senhor levá-la repentinamente aos 80 anos.
4. Qual dica você daria para quem está iniciando agora em sua área profissional?
A dica é para qualquer coisa na vida, busque! Se você quer muito uma área específica da farmácia, busque! Estude, se dedique, ouse! Não desista! Os sonhos perseguem aqueles que ousam sonhar!