Diretoria do CRF/CE e Conselheiro Federal se reúnem com Comandante Geral do SAMU para explanar a possibilidade de as bases regionais passarem a contar com Farmacêuticos
Diretoria do CRF/CE e Conselheiro Federal se reúnem com Comandante Geral do SAMU para explanar a possibilidade de as bases regionais passarem a contar com Farmacêuticos
A Diretoria do CRF/CE, que tem à frente o Cel Josemário, neste ato representado pelo Ouvidor Geral do CRF/CE Dr. Carlos Wangles junto com o Conselheiro Federal Dr. Egberto Feitosa receberam em visita ao CRF/CE o Comandante Geral do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU Ceará), Coronel João Vasconcelos Souza.
Na oportunidade, o conselheiro federal Dr. Egberto Feitosa fez uma explanação sobre a obrigação legal da presença do Farmacêutico nas unidades do SAMU e, inclusive, entregou em mãos ao Cel Vasconcelos uma cópia da Deliberação CRF/CE que regulamenta o trabalho do Farmacêutico neste setor, ao passo em que cobrou ao diretor geral do SAMU que as bases regionais passem a contar com Farmacêuticos.
O Cel Vasconcelos informou sensibilizado, ao tempo em que agradeceu pela iniciativa do CFF e CRF/CE, que concorda com a inserção do Farmacêutico nas equipes do SAMU e que, nesse período de Pandemia, o cronograma de atividades do órgão sofreu várias alterações mas se comprometeu a inserir o Farmacêutico no Plano de Gestão que está sendo reformulado pela cúpula do SAMU junto à Secretaria da Saúde (SESA) e Casa Civil do Governo do Ceará. “Atualmente, temos uma base central no Eusébio que conta com Farmacêutico.
Esta base atende às 20 bases regionais em todo o estado, onde o SAMU tem cobertura de 100% do território estadual. As bases regionais, no total de 20, ainda não possuem farmacêutico, mas iremos trabalhar junto à SESA e com apoio do CFF e CRF/CE para regularizar essa situação e inserir os farmacêuticos nessas 20 bases regionais”, afirmou na reunião o Cel Vasconcelos.