25 DE SETEMBRO – DIA INTERNACIONAL DO FARMACÊUTICO

A atuação do farmacêutico nesta área abrange a pesquisa, o desenvolvimento, a inovação, o controle e a garantia da qualidade de alimentos, preparações parenterais e enterais, suplementos alimentares e dietéticos, o marketing, e a orientação ao consumidor.
Essa é uma das 10 áreas de atuação do Farmacêutico, e para comemorar o dia Internacional deste profissional, celebrado no dia 25 deste mês, iniciamos hoje uma série de postagens.

Os farmacêuticos analistas clínicos estão aptos a interpretar laudos e pareceres, responsabilizar procedimentos relacionados à coleta de material para fins de análises laboratoriais e toxicológicas, gerenciar e responsabilizar-se tecnicamente pelas análises clínico-laboratoriais e muito mais.

A Educação é também uma das linhas de atuação do farmacêutico. O profissional que escolhe esse caminho pode atuar na docência do ensino superior, na educação ambiental, na educação em saúde, na metodologia de ensino superior, bem como no planejamento e na gestão educacional.

O farmacêutico desta área atua na dispensação de medicamentos com ênfase na orientação sobre o uso seguro e racional de medicamentos, além de prestar diversos outros serviços farmacêuticos como, por exemplo, a vacinação. Também oferece o cuidado farmacêutico ao paciente na atenção básica e atua na manipulação de medicamentos.

O farmacêutico que exerce suas atividades no âmbito hospitalar atua na gestão dos medicamentos e também clinicamente. A farmácia clínica, que teve início no ambiente hospitalar, expande-se a todos os níveis de atenção à saúde. Nesse contexto, o farmacêutico contemporâneo atua no cuidado direto ao paciente, redefinindo sua prática a partir das necessidades dos pacientes, da família, dos cuidadores e da sociedade.

Nesta quarta-feira, 25 de setembro, comemoramos o Dia Internacional do Farmacêutico, o Sistema Conselho Federal e Conselhos Regionais de Farmácia reitera à sociedade a importância do trabalho dos farmacêuticos para a saúde e a qualidade de vida da população, em 135 especialidades agrupadas em 10 grandes áreas de atuação: alimentos; análises clínico-laboratoriais; educação; farmácia; farmácia hospitalar e clínica; farmácia industrial; gestão; práticas integrativas e complementares; saúde pública e toxicologia.

O farmacêutico tem participação fundamental na concretização de uma assistência à saúde melhor para todos.
Parabéns a todos os farmacêuticos do Brasil e do mundo pelo seu dia!
Em comemoração, o Sistema CFF/CRFs quer contar com a sua colaboração para divulgar boas e inspiradoras histórias sobre a profissão farmacêutica. Já está no ar o sitemeufarmaceutico.cff.org.br, um espaço de divulgação de vídeos com depoimentos de pessoas para as quais o trabalho do farmacêutico fez a diferença.

No Brasil e no mundo, o câncer de mama é o mais incidente na população feminina, ficando atrás apenas dos casos de câncer de pele não melanoma. A mamografia de rotina deve ser feita entre os 50 e os 69 anos, a cada dois anos ou de acordo com a recomendação médica.
ATENÇÃO, FARMACÊUTICO! Faça a sua parte. Como profissional da saúde, oriente e informe a população sobre autoexame e formas de tratamento.

Confira as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento do câncer de mama – http://bit.ly/2mFQKq9

#outubrorosa#prevenção#câncerdemama#CFF#Farmácia#farmacêutico

Acesse e conheça a campanha: meufarmaceutico.cff.org.br
Aproveite e faça você também a sua homenagem. Grave um vídeo contando como o farmacêutico fez a diferença na sua vida e mande pra gente!