
A Diretoria do Conselho Regional de Farmácia do Ceará (CRF-CE), juntamente com Conselheiros Federais e Regionais, destaca a participação das acadêmicas de Farmácia Antonia Jamile Vieira Ribeiro, Tamara Keziany do Nascimento Candido e Marina Carvalho Diógenes em uma ação educativa direcionada à saúde realizada no dia 11 de março, marcando o Dia Mundial do Rim, data voltada à conscientização sobre prevenção, diagnóstico precoce e cuidados relacionados às doenças renais.
A atividade ocorreu no Centro Universitário 7 de Setembro, em Fortaleza, reunindo estudantes do curso de Farmácia em uma iniciativa de orientação à comunidade acadêmica sobre a importância da saúde renal e da adoção de hábitos preventivos.
Durante a ação, foram repassadas orientações sobre hidratação adequada, observação de alterações na coloração da urina e a relevância de exames laboratoriais, como urina e creatinina, para avaliação da função renal e identificação precoce de possíveis alterações no organismo.
Como estratégia educativa, foi montado um estande demonstrativo com recipientes contendo diferentes tonalidades de urina, permitindo ao público visualizar variações que podem estar relacionadas ao estado de hidratação e a condições de saúde. Além disso, materiais informativos foram distribuídos e dúvidas dos participantes foram esclarecidas pelas acadêmicas.
A iniciativa reforça a importância das ações extensionistas no processo de formação farmacêutica, aproximando o conhecimento científico da população e fortalecendo o papel do farmacêutico na promoção da saúde, prevenção de doenças e educação em saúde.
Você também pode ser inspiração!
Compartilhe sua trajetória profissional para avaliação no link abaixo: https://forms.gle/1Wu5eLBhZbdRn1Ru5


