No dia 30 de agosto é celebrado o Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla, uma data dedicada a informar a população sobre essa condição neurológica crônica e autoimune que afeta o sistema nervoso central, provocando sintomas como fadiga, formigamentos, visão embaçada e dificuldades motoras. A data também reforça a importância do diagnóstico precoce, do tratamento adequado e do suporte contínuo aos pacientes.
O Conselho Regional de Farmácia do Ceará (CRF-CE) destaca o papel essencial do farmacêutico no cuidado com pessoas que vivem com esclerose múltipla. Atuando em diferentes frentes desde a farmácia comunitária até unidades hospitalares e clínicas especializadas.
O farmacêutico contribui diretamente para o acompanhamento farmacoterapêutico, promovendo o uso seguro e racional dos medicamentos; Educação em saúde, orientando o paciente sobre a importância da adesão ao tratamento e como lidar com possíveis efeitos adversos; apoio emocional e humanizado, acolhendo dúvidas, medos e ajudando a melhorar a qualidade de vida do paciente; Interdisciplinaridade, colaborando com outros profissionais de saúde para um cuidado integral e centrado na pessoa.
Neste 30 de agosto, o CRF-CE reforça seu compromisso com a valorização do farmacêutico no manejo das doenças crônicas e complexas como a esclerose múltipla, e com a promoção de uma sociedade mais informada e empática.
#CRFCEemCores