09 de Agosto | Dia Internacional dos Povos Indígenas

Neste Dia Internacional dos Povos Indígenas, a Comissão do CRF-CE de Saúde e Cuidado Farmacêutico para a População LGBTQIAPN+, Povos Originários, Negros e Outras Populações Vulnerabilizadas reforça seu compromisso com a promoção da equidade no cuidado em saúde.

Os povos indígenas possuem saberes ancestrais, vínculos profundos com a natureza e modos próprios de viver e cuidar da saúde. No entanto, também enfrentam sérios desafios, como o racismo estrutural, a violação de direitos, o acesso limitado aos serviços de saúde e a desvalorização de suas práticas tradicionais.

O papel do farmacêutico vai além da dispensação de medicamentos: é também acolher, respeitar e integrar os saberes tradicionais com o cuidado técnico e humanizado. Garantir o acesso à saúde com respeito à diversidade cultural é um passo essencial para uma sociedade mais justa.

Este dia nos convida à reflexão e à ação em defesa dos direitos dos povos originários, com empatia, escuta ativa e valorização da interculturalidade no cuidado farmacêutico.

Foto: Neto Witko Pitaguary (@netopitaguary ) Acadêmico de Farmácia e integrante da Comissão do CRF-CE

%d