A Diretoria do Conselho Regional de Farmácia do Ceará (CRF-CE), Conselheiros Federais e Regionais, parabenizam a trajetória inspiradora da farmacêutica Dra. Maria da Penha Maia Fernandes, foi a sexta mulher, em 70 anos de UFC, a receber o título de Doutora Honoris Causa, nesta quinta-feira (20), que é uma das principais honrarias da Universidade Federal do Ceará (UFC), em reconhecimento à sua luta incansável pelos direitos das mulheres e contra a violência doméstica
Ex-aluna da UFC, Maria da Penha formou-se em Bioquímica e Farmácia e tornou-se um símbolo de resistência e transformação social. Sobrevivente de duas tentativas de feminicídio, relatou sua história no livro “Sobrevivi… posso contar” (1994), obra que impulsionou a criação da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), marco na proteção das mulheres no Brasil.
Fundadora do Instituto Maria da Penha (IMP), tem dedicado sua vida à defesa dos direitos das mulheres, monitorando a implementação da lei e promovendo políticas públicas voltadas à equidade de gênero. Seu legado transcende a luta jurídica, alcançando a educação e a conscientização social, como demonstrado pela iniciativa da UFC em instalar as “Prateleiras Maria da Penha” em suas bibliotecas, incentivando o estudo sobre questões de gênero.
Dra. Maria da Penha é um exemplo de como a ciência, a coragem e o compromisso social podem transformar realidades e garantir um futuro mais justo para as próximas gerações.
Venha ser o próximo(a) Farmacêutico(a) em Destaque! Compartilhe sua história aqui: https://forms.gle/pbdUarkzobrrzemt7