A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) lançou, na última terça-feira (25), no auditório da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), a edição atualizada da Relação Estadual de Medicamentos do Ceará (Resme/CE) 2024. Este importante evento contou com a presença de gestores da saúde, farmacêuticos e outros profissionais, reforçando o compromisso do estado com a saúde e o bem-estar da população cearense.
O destaque deste lançamento é a inclusão de inovações no campo da fitoterapia, uma área em que o Ceará é pioneiro, graças ao trabalho do professor Matos, cujo centenário foi celebrado este ano. A coordenadora de Políticas de Assistência Farmacêutica e Tecnologias em Saúde (Copaf) da Sesa, Dra. Fernanda França Cabral, esteve à frente do lançamento. Ela ressaltou a importância da Resme como uma inovação que define e regulamenta o processo de compra de medicamentos, além de incluir a relação de plantas medicinais do Ceará, com fitoterápicos produzidos pelo horto de plantas medicinais, distribuídos na atenção primária. Esteve presente também no evento, a secretária executiva de Atenção Primária e Políticas de Saúde, Dra. Vaudelice Mota.
Integram a Comissão de Farmácia e Terapêutica do Estado do Ceará a Dra. Arlandia Nobre, Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Ceará (CRF-CE), assim como:
Dra. Ana Amélia Lima
Dra. Ana Patricia Ximenes
Dra. Ana Kelly Leitão
Dra. Nirvana Monteiro
Dra. Andrea Frota
Dra. Ita de Almeida
Dr. Antônio Carlos Araújo Fraga
Dra. Alekssandra Barroso
Dra. Angélica Lima Brasil
Dra. Cleise Martins
Dra. Cidineiva Barros
Dra. Evanézia de Araújo
Dr. Francisco David
Dra. Fernanda França
Dra. Gláucia Campelo
Dra. Itatiaia Ferreira
Dra. Jaqueline Iria Cacau Mota
Dr. Joaquim Alves Diniz
Dra. Karla Deisy Morais Borges
Dra. Kariny Santos Câncio
Dra. Lucélia Pinto Lopes
Dra. Maria Macedo Saraiva Tavares
Dra. Mariana Maia Martins Evangelista
Dra. Marta Maria de França Fonteles
Dra. Nerilene da Silva Nery
Dra. Nívia Tavares Pessoa de Souza
Dra. Raimunda Felix de Oliveira
Dra. Virna Jucá Saraiva
O lançamento da Resme/CE 2024 marca um avanço significativo na assistência farmacêutica do Ceará, garantindo que os profissionais de saúde tenham acesso a informações essenciais para a prescrição e uso racional de medicamentos, beneficiando toda a população cearense.