Ceará destaca-se no I Fórum Nacional de Assistência Farmacêutica na Saúde Indígena em Brasília

O I Fórum Nacional de Assistência Farmacêutica na Saúde Indígena, realizado pelo Conselho Federal de Farmácia, contou com a participação do Dr. Egberto Feitosa, Conselheiro Federal de Farmácia do Ceará, e do Dr. Miguel Eusébio Pereira Coutinho Júnior, Membro da Comissão Assessora de Saúde e Cuidado Farmacêutico para a População LGBTQIAPN+, povos originários, negros e outras populações vulnerabilizadas do Conselho Regional de Farmácia do Ceará (CRF-CE), sendo um dos pioneiros na implantação da Comissão Técnica de AF na Saúde Indígena e também a Dra. Loriany Macedo, do Distrito Sanitário Especial Indígena do Ceará.

O evento teve como objetivo central discutir estratégias para fortalecer a saúde nas comunidades indígenas do Brasil, em meio a desafios persistentes como a escassez de mão de obra e o abastecimento de medicamentos.

Durante as discussões, foram abordados temas cruciais, como a interação da fitoterapia com medicinas tradicionais indígenas e o papel crucial dos profissionais da saúde nesse contexto. O evento também serviu como palco para relatos de experiências valiosas, incluindo práticas nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) e ações junto aos Povos Indígenas de Recente Contato (PIRCs).

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) e o CRFCE foram congratulados pela organização do fórum pioneiro, que marca um passo significativo na busca por soluções inclusivas e sustentáveis para a saúde indígena no Brasil. Este é apenas o começo de um esforço contínuo para garantir acesso equitativo e digno à saúde para todos os povos indígenas.

%d