O Conselho Regional de Farmácia do Ceará (CRF-CE) e o Conselho Federal de Farmácia (CFF), em parceria com o Curso de Farmácia da UniAteneu, celebram o sucesso da Semana da Planta Medicinal 2024. Este evento homenageou o centenário do Prof. Francisco José de Abreu Matos, idealizador do Programa Farmácias Vivas, destacando a importância das plantas medicinais na promoção da saúde e bem-estar.
As atividades iniciaram no dia 21 de maio com uma oficina sobre a preparação de xarope de guaco no Projeto 4 Varas, conduzida pelos acadêmicos da disciplina de farmacognosia do curso de Farmácia da UniAteneu, sob a organização do Professor Alexandre Braga. No dia 23 de maio, outra oficina ensinou a preparação de tintura de alecrim e repelente de cravo, também realizada no Projeto 4 Varas. As ações continuaram no dia 24 de maio, com uma roda de conversa sobre a importância da Farmácia Viva para a saúde da população, no térreo da unidade HARMONY da UniAteneu. No mesmo dia, uma ação sanitária com distribuição e orientação sobre o uso de fitoterápicos ocorreu no pátio da unidade Lagoa de Messejana da UniAteneu.
O CRF-CE agradece aos facilitadores acadêmicos da disciplina de farmacognosia e ao Professor Alexandre Braga pela valiosa contribuição. Bem como, ao Centro Universitário Ateneu (UniAteneu) por sediar este importante evento.