O dia 17 de maio é marcado pela luta contra o preconceito com pessoas LGBTQIAPN+.O farmacêutico pode desempenhar papéis essenciais na promoção da igualdade e no combate à discriminação sofrida por esta população. O Conselho Regional de Farmácia do Ceará (CRF-CE), por meio de sua Comissão Assessora de Saúde e Cuidado Farmacêutico para a População LGBTQIAPN+ e Outras Populações Vulnerabilizadas, destaca algumas dessas importantes responsabilidades:
Promover a educação e conscientização sobre as questões da diversidade sexual para todas as pessoas, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero, garantindo um atendimento humanizado e livre de preconceitos.
Assegurar a disponibilidade de medicamentos sem discriminação, mantendo a privacidade e a confidencialidade dos pacientes.
Estar preparado para fornecer medicamentos essenciais para a saúde sexual das pessoas LGBTQIAPN+, tais como antirretrovirais para HIV, hormônios para terapia de reposição hormonal, profilaxia pré-exposição (PrEP) para prevenção do HIV, entre outros medicamentos necessários.
Acesse as Cartilhas produzida pela Comissão do CRF-CE:
Vol1: https://drive.google.com/file/d/1CleVang_IN7CNzRCRq1nCna0nW1-1RWj/view?usp=drive_link
Vol2: https://drive.google.com/drive/folders/1uq4NpEmDht2k5JHQBb6W1KF5WvPmJkLB