O Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, celebrado em 23 de novembro, é uma data de mobilização em prol das crianças que enfrentam essa dura realidade. É um momento para conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do apoio integral às crianças e suas famílias nessa batalha contra o câncer.
O farmacêutico desempenha um papel importante em todo o processo de tratamento e cuidado das crianças com câncer. Ele manipula os quimioterápicos, realiza exames de diagnóstico, além de oferecer suporte tanto às famílias quanto aos pacientes, esclarecendo dúvidas, orientando sobre a importância da adesão ao tratamento e fornecendo informações sobre os medicamentos e seus possíveis efeitos colaterais, oferecendo orientações sobre como lidar e se necessário, sugerindo alternativas ou ajustes nas terapias.
Em alguns casos os farmacêuticos podem contribuir fazendo parte de equipes multidisciplinares em centros oncológicos, além de estar envolvidos em pesquisas clínicas e no desenvolvimento de novos medicamentos e terapias para o tratamento do câncer infantil, buscando constantemente melhorias nos tratamentos disponíveis.
O CRF-CE parabeniza todos os farmacêuticos oncológicos pelo importante papel neste processo, em especial aos integrantes da Comissão de Oncologia da instituição.