Dia Nacional de Combate às Drogas é um momento para refletirmos a respeito dos problemas causados pelo consumo dessas substâncias no Brasil.
Essa data é uma oportunidade para destacar a importância da prevenção, educação e tratamento para lidar com esse problema complexo. A prevenção é fundamental, pois é mais eficaz impedir o consumo de drogas do que tentar lidar com as consequências negativas depois que o vício se instala.
Existem diferentes maneiras de classificar as drogas, mas, de acordo com a legislação em vigor, elas podem ser agrupadas em duas categorias principais: drogas lícitas e drogas ilícitas. As drogas lícitas são aquelas que podem ser legalmente produzidas e comercializadas. Exemplos comuns são o cigarro e as bebidas alcoólicas. No entanto, é importante ressaltar que mesmo essas drogas lícitas estão sujeitas a restrições em sua comercialização. Por exemplo, a venda ou oferta de bebidas alcoólicas a indivíduos com menos de 18 anos é proibida.
Enquanto as drogas lícitas podem ser legalmente produzidas e comercializadas, as drogas ilícitas estão sujeitas a restrições legais. A produção e venda dessas substâncias são consideradas atividades ilegais e configuram crimes perante a lei.
Diga não às drogas! 🚫