O que era NASF agora é eMulti, com mais recursos, mais tecnologia, mais território, mais profissões e áreas de atuação!
eMulti – O Ministério da Saúde publicou nesta segunda-feira, 22/05, a Portaria GM/MS nº 635/2023. A norma institui, define e cria incentivo financeiro federal de implantação, custeio e desempenho para as modalidades de equipes Multiprofissionais na Atenção Primária à Saúde, resgatando e aperfeiçoando a figura do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), com inserção do farmacêutico especialista em Farmácia Clínica em duas das novas modalidades de equipes.
De acordo com a nova norma, os farmacêuticos podem participar de todas as equipes, conforme decisão do gestor, mas são citados entre os integrantes obrigatórios das equipes multidisciplinares (eMulti) Ampliada e Complementar. Nas duas equipes, sendo o farmacêutico o profissional escolhido, a especialidade exigida é a Farmácia Clínica.
“No contexto de equipe multidisciplinar o farmacêutico contribui para a promoção do uso racional de medicamentos, aprimorando a farmacoterapia, prevenindo e identificando problemas relacionados aos medicamentos e, assim, favorecendo qualidade de vida para o paciente, além de assegurar farmacoeconomia. O CRF-CE tem trabalhado para que o farmacêutico seja inserido de forma efetiva na atenção primária à saúde, e valorizado pelo seu empenho e dedicação no cuidado a saúde da população.” Destaca Dra. Arlandia Nobre, Presidente do CRF-CE
Leia a íntegra da Portaria em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-gm/ms-n-635-de-22-de-maio-de-2023-484773799