II Fórum Cearense de Assistência Farmacêutica discute temas inovadores

Promover oportunidades educacionais e de compartilhamento dos temas mais atuais e inovadores da assistência farmacêutica no Brasil e no Ceará. Foi com este objetivo que estudantes e profissionais da saúde se reuniram, nos dias 05 e 06 de abril, de forma virtual, no II Fórum Cearense de Assistência Farmacêutica.

“É necessário que a temática seja discutida, pois é muito relevante para a profissão farmacêutica, ficamos muito felizes com o protagonismo do estado do Ceará na Assistência Farmacêutica nacional, através de profissionais que estão fazendo a diferença.” Pontuou Arlandia Nobre, Presidente do CRF-CE. Para a Dra. Karla Deisy, Diretora-Tesoureira do CRF-CE, promover oportunidades educacionais é gratificante; estamos na missão para aperfeiçoar, com o pensamento de realizar em breve o II congresso de Assistência Farmacêutica do Estado.

O Fórum promoveu a troca de experiências entre os profissionais ao abordar temas relevantes e atuais, como a construção da Política da Assistência Farmacêutica. “Nós [o estado do Ceará], fomos os primeiros do Brasil a ter, de fato, uma política estadual de assistência farmacêutica para iluminar nossas ações e diretrizes”, afirma a coordenadora de políticas de assistência farmacêutica (Copaf) da Sesa, Fernanda França Cabral.

“Nós entendemos que o papel do farmacêutico não é apenas controlar estoques. Cada vez mais, percebe-se que
é um profissional extremamente necessário dentro de uma equipe da saúde, na gestão, principalmente. A assistência farmacêutica é uma área que perpassa todas as áreas de políticas de saúde, seja na atenção primária, secundária ou terciária. Nós precisamos formar líderes farmacêuticos gestores, com competência de gerir a saúde no Estado. Na hora que investimos nos profissionais de saúde, estamos investindo na saúde pública”, relata a Secretária Executiva de Políticas de Saúde (Sepos), Luciene Alice da Silva.

Também foram debatidos temas como: a importância da fitoterapia em tempos das Síndromes Gripais, e arboviroses, e estruturação do núcleo de atendimento inicial a saúde (Nais).

Para Bruna Valéria Paz, farmacêutica, eventos como esse são importantes para que os profissionais se atualizem sobre a prática farmacêutica na saúde pública. “Acho a realização do fórum de suma importância para expor o trabalho da assistência farmacêutica no Ceará. É necessário que haja essa aproximação com o público e os demais profissionais, para que, dessa forma, possamos nos atualizar do presente cenário”, diz.

O evento é uma realização da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), por meio da Secretaria de Políticas de Saúde (Sepos) e o Conselho Regional de Farmácia do Estado do Ceará (CRF/CE).

%d