Farmacêuticos Cearenses em Destaque – Dr. Israel Ribeiro, Dra. Luísa Cordeiro, Dr. Pedro Henrique, Dra. Quézia Moreira, Dr. Samuel Torres, Dra. Virna Jucá – Coordenadora 

A Diretoria do Conselho Regional de Farmácia do Ceará (CRF-CE), Conselheiros Federais e Regionais parabenizam Dr. Israel Ribeiro Souza, Dra. Luísa Cordeiro Studart Gurgel, Dr. Pedro Henrique Sá Costa, Dra. Quézia Moreira Maia Felício, Dr. Samuel Torres de Medeiros e Dra. Virna Jucá Saraiva – Coordenadora, pela iniciativa de implementar um consultório farmacêutico para atendimento no HSM.

O Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM) inaugurou em setembro um consultório farmacêutico para atender seus funcionários, promovendo um cuidado mais integrado e personalizado. Localizado no 1º andar, junto ao Serviço Ambulatorial da Residência Médica, o consultório contará com farmacêuticos especializados para orientar sobre medicamentos, monitorar interações, fornecer aconselhamento e promover a saúde dos colaboradores. A coordenadora do Centro de Farmácia do HSM, Dra. Virna Saraiva, destaca a importância dessa iniciativa para o bem-estar da equipe.

“Estamos sempre buscando formas de melhorar o nosso serviço, garantindo aos pacientes e funcionários o melhor cuidado possível. A consolidação do consultório farmacêutico no Sistema Único de Saúde (SUS) vai contribuir com a qualidade de vida dos pacientes, através da avaliação, orientação, acompanhamento e plano de cuidado, consolidando o papel do farmacêutico no cuidado ao paciente”, explica.

No HSM, o consultório farmacêutico foi integrado ao SESMT, com foco em funcionários com doenças crônicas, oferecendo acompanhamento farmacoterapêutico individualizado, promovendo o uso racional de medicamentos, a adesão ao tratamento e monitorando interações e reações adversas.

A equipe de atendimento farmacêutico é composta por cinco farmacêuticos, com atendimentos às segundas-feiras à tarde e quintas-feiras pela manhã. Inicialmente, o consultório farmacêutico do HSM priorizará funcionários com doenças crônicas, polifarmácia ou dificuldades na adesão ao tratamento. “A ideia é expandir esse atendimento para os pacientes e acompanhantes”, diz Virna.

%d