Farmacêutica Cearense em Destaque – Dra. Katarine Erica Vasconcelos realizou estudo com objetivo de avaliar a atividade antioxidante de um gel-creme que incorpora o óleo essencial de Cidreira)

A Diretoria do Conselho Regional de Farmácia do Ceará (CRF-CE), Conselheiros Federais e Regionais, parabenizam a farmacêutica Dra. Katarine Erica Vasconcelos por seu trabalho voltado à formulação de um gel-creme que incorpora o óleo essencial de Lippia Alba (Cidreira). O estudo tem como objetivo avaliar a atividade antioxidante do produto, buscando alcançar estabilidade e segurança por meio de testes específicos. Essa pesquisa confirma o alto potencial antioxidante do ativo, visando seus benefícios contra os radicais livres.

O estudo realizado no Centro Universitário INTA (UNINTA) buscou desenvolver um gel-creme utilizando o óleo essencial (OE) de Lippia alba. O OE foi obtido por hidrodestilação e sua composição identificada por GC-MS. Formulações foram preparadas, enriquecidas com 1% de OE, e submetidas a avaliações organolépticas e físico-químicas, incluindo odor, cor, aspecto, pH, densidade relativa, estresse térmico, teor de umidade, teste de centrifugação e análise cromatográfica.

O OE de Lippia alba revelou limoneno e carvona como principais componentes, apresentando alta atividade antioxidante. O gel-creme demonstrou estabilidade, incorporando bem o OE, permanecendo consistente e inalterado, exceto pelo odor após testes de estabilidade. O pH atendeu aos padrões de segurança da pele, e a densidade do produto foi compatível com a literatura. A cor e o aspecto do gel-creme permaneceram estáveis, enquanto o odor teve leve alteração a 70°C.

Os resultados indicaram a viabilidade do gel-creme com OE de Lippia alba, atendendo às especificações legais. No entanto, destaca-se a necessidade de testes de toxicidade para garantir a segurança do produto, especialmente para mitigar os efeitos dos radicais livres na pele e o envelhecimento precoce. Futuras etapas incluem ensaios de segurança, como toxicidade, microbiológicos, irritação e sensibilização.

O estudo foi conduzido de fevereiro a maio de 2023, com análises estatísticas em junho de 2023. O gel-creme demonstrou estabilidade fora de refrigeração e foi elogiado por sua qualidade nos ensaios físico-químicos. A orientação da Profa. Dra. Magda Elisa Turini da Cunha foi fundamental, contribuindo significativamente com valiosos auxílios e conhecimentos ao longo da pesquisa.

⭐ Venha ser o próximo(a) Farmacêutico (a) em Destaque, conta pra gente mais detalhes aqui neste link:
👉https://forms.gle/pbdUarkzobrrzemt7

%d