A atuação do profissional farmacêutico nesta área está diretamente ligada à análise/ estudo e diagnóstico da saúde do paciente para emissão de um laudo seguro. O farmacêutico que atua em laboratórios de análises clínicas deve possuir domínio das técnicas e dos processos para atuar nas seguintes áreas: microbiologia, imunologia, bioquímica, hematologia, parasitologia, citopatologia e toxicologia. Não se pode esquecer também, que é necessário, acima de tudo, que este profissional seja reflexivo e atue com humanidade com cada paciente.
Quando se fala na atuação de um farmacêutico, quem não conhece de perto a profissão imagina logo a figura do profissional que orienta os pacientes no uso correto de medicamentos dentro das drogarias e farmácias. A atuação de um farmacêutico, no entanto, vai muito além disso.
De acordo com o Conselho Federal de Farmácia (CFF), as especialidades farmacêuticas estão divididas em 10 linhas de atuação: alimentos; análises clínico-laboratoriais; educação; farmácia; farmácia hospitalar e clínica; farmácia industrial; gestão; práticas integrativas e complementares; saúde pública e toxicologia.
#CFF
#CRFCE
#trabalhoeuniãoparaseguiravançando
#LaboratóriodeAnálisesClínicas
#EmAlusãoaoDiaInternacionaldoFarmacêutico