Urgência para autorizar a venda de medicamentos nos supermercados e estabelecimentos similares foi derrubada no Plenário

Urgência para autorizar a venda de medicamentos nos supermercados e estabelecimentos similares foi derrubada no Plenário

A Diretoria do Conselho Regional de Farmácia do Ceará (CRF-CE), juntamente com os Conselheiros Regionais e Federais estiveram durante os últimos dias na luta contra o PL 1771/2019. Permaneceram mobilizados o dia todo na Câmara, Dr. Egberto Feitosa, Conselheiro Federal de Farmácia do Ceará, juntamente com o Conselheiro Regional do Ceará, Dr. Ajax Cardoso, o Presidente do CFF, Walter Jorge João e o diretor da Fenafar, Fábio Basílio.

O clima foi de muita comemoração quando, na tarde desta quarta-feira, 03/08, o Plenário da Câmara dos Deputados abriu o placar e mostrou o resultado da votação do requerimento de urgência para que fosse apreciado, de imediato, sem passar pelas comissões, o mérito do Projeto de Lei nº 1771/2019. Foram 225 votos a favor e 222, contra. Eram necessários 257 para a proposta passar. O projeto que autoriza a venda de medicamentos isentos de prescrição (MIPs) em supermercados, continua na Casa, mas novo requerimento de urgência não pode ser colocado em pauta nessa legislatura.

Em uma sessão com a participação remota da maioria dos deputados, e forte pressão das entidades representativas dos segmentos de supermercados, atacadistas e das indústrias de MIPs, venceu a mobilização dos farmacêuticos. A categoria atendeu prontamente ao chamado do Conselho Federal de Farmácia (CFF), dos conselhos regionais, da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar) e dos sindicatos espalhados por todo o país, e foi à luta pelos votos.

CRFCE #CFF #PL1774 #Farmácia #Farmacêutico #Saúde

%d