Cuide da sua saúde, vacine-se!

Com a pandemia da Covid-19, a importância da vacinação se tornou mais evidente no Brasil e no mundo. A imunização é uma das principais formas de prevenir doenças. Por meio dela, o corpo fica protegido de vírus e bactérias que afetam seriamente o ser humano, podendo levar à morte.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, vacinar é uma das formas mais efetivas e de menor custo para reduzir a mortalidade infantil. No entanto, um movimento vem crescendo na Europa e Estados Unidos contra a vacinação de crianças, alegando que deve-se esperar que a imunidade esteja madura e que a vacina estimula de forma artificial o sistema imunológico. A ideia tem sido combatida por especialistas em saúde que alertam: a lógica da vacina é imunizar a população para impedir que vírus se propaguem, como poliomielite, caxumba, rubéola e sarampo, por exemplo.

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) é uma referência internacional de política pública de saúde. Por meio dele, a população brasileira tem acesso gratuito a vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o que fez com que o país erradicasse doenças de alcance mundial, como a varíola e a poliomielite paralisia infantil. A imunização deve ser defendida e o papel do farmacêutico nas vacinas é fundamental, desde a sua pesquisa e desenvolvimento até a aplicação nos pacientes.

CFF #Farmácia #Farmacêutico #Imunização #Vacinese #Calendário

%d