Secretário da Saúde Dr. Marcos Gadelha recebe em audiência os representantes da categoria farmacêutica do Ceará

Em audiência na sede da Secretaria da Saúde do Ceará (SESA), o secretário Dr. Marcos Gadelha recebeu o Presidente do Conselho Regional de Farmácia (CRF CE), Dr. Josemario Silva, a Vice-Presidente Dra. Arlandia Nobre e o Conselheiro Federal Dr. Egberto Feitosa.

Na oportunidade, os representantes da categoria apresentaram pontos críticos a serem melhorados no setor farmacêutico do estado. Foi entregue ao Secretário a Proposta com o Projeto de Implantação do Programa Farmácia Solidária em todo Ceará, em parceria com os municípios e apoio do conselho. Além de colocarem-se à disposição para apoiar as políticas públicas do setor, os representantes solicitaram a implantação de um Projeto de Capacitação para os Farmacêuticos na Gestão Pública.

Esses projetos serão avaliados pelo secretário que, a priori, os aprovou para que possam ser executados em todo estado.

Outros pontos importantes foram abordados na reunião, como a questão salarial dos Farmacêuticos no Concurso da FUNSAÚDE. Neste quesito, o secretário informou ser sensível à reivindicação, contudo estão avaliando como proceder, tendo em vista as mudanças que foram feitas na estrutura administrativa da FUNSAÚDE. Ainda, solicitaram a revisão/revogação da Portaria 885/1993 que regulamenta os Postos de Medicamentos no Ceará.

O Dr. Marcos Gadelha solicitou à secretária executiva de políticas públicas em saúde, Dra. Luciene Alice, que seja feito um levantamento e estudo sobre o assunto para proceder às adequações legislativas necessárias com objetivo de organizar o setor e resguardar a saúde pública. “Precisamos estreitar as relações das nossas entidades com os poderes constituídos e levar as demandas da categoria, bem como, colocar-se à disposição do estado para apoiar a execução desses projetos que serão importantes para os farmacêuticos e para a sociedade”, destacou o presidente CRF CE Dr. Josemario Silva.

#cff

#crfce