Agraciados 2020: CRF-CE/CFF fará outorga de Medalha com maior honraria da profissão e comendas a Farmacêuticos

O Conselho Regional de Farmácia do Ceará, juntamente com os Conselheiros Federais e Regionais convidam V. Exa. para a Solenidade de concessão da Medalha do Mérito Farmacêutico Oswaldo Rabelo e outorga das Comendas ao Mérito Farmacêutico Cearense.

🗓 Data: 17 de setembro de 2021
⏰ 18h – Transmissão ao vivo pelo canal do Youtube do CRF/CE

🔴 https://www.youtube.com/c/CRFCEOFICIAL

📍 Em razão da Covid-19, a solenidade será restrita, tendo somente a presença dos homenageados, respeitando todos
os protocolos estabelecidos pelo decreto estadual.

Histórico:

A Medalha do Mérito Farmacêutico Prof. Oswaldo Rabelo, foi criada na gestão do Dr. Edimon Sarquis Jereissati em 1977, quando Presidente do CRF-CE, para homenagear farmacêuticos que se destacam pelo seu trabalho e em prol da profissão farmacêutica.

Quem foi Oswaldo Rabelo?

O Dr. Oswaldo Rabelo é cearense de Pacoti. Nasceu em 27/2/1906. Muito jovem iniciou seu trabaçhp no balcão de uma Farmácia em Baturité, ajudando seu tio José Rabelo. Em 1926, começou a trabalhar com Joaquim Juarez Furtado, na Farmácia São Geraldo. Em 1947 ingressou na Faculdade como aluno da Faculdade de Farmácia e Odontologia do CE, graduando-se em e, 26/12/1949. Em 1955, fundou o Laboratório Bromatológico do Estado do CE, onde permaneceu na chefia até 1972, atualmente, Laboratório de Saúde Pública do Ceará, Lacen. Comandou produção de Medicamentos, dominou análises bromatológicas do leite, queijo, manteiga, bebidas alcoólicas e refrigerantes, massas, carnes, frutos, farinha de mandioca e outros.

Processo de escolha

A Diretoria do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Ceará (CRF-CE), juntamente com os Conselheiros Federais Dr. Egberto Feitosa e José Nilson, os Conselheiros Regionais, e com a efetiva participação da categoria farmacêutica cearense, de forma democrática, realizaram a escolha dos selecionados a Comenda ao Mérito Farmacêutico por Área de Atuação e a Concessão da Medalha Oswaldo Rabelo, a maior honraria da profissão. Foram 891 votos que, merecidamente, agraciaram os profissionais que contribuíram de forma decisiva com a classe farmacêutica e com a sociedade cearense, ou por meio de seus relevantes serviços prestados ao CRF/CE.

A lista tríplice proveniente da seleção dos farmacêuticos foi levada a plenária do CRF para a escolha dos agraciados. Em algumas modalidades houveram apenas dois indicados.

Nos casos em que houve empate utilizou-se como critério o menor número de CRF, ou seja, o profissional com mais tempo de inscrição na instituição.

A Medalha do Mérito Farmacêutico Prof. Oswaldo Rabelo destina-se a enaltecer, através de reconhecimento público e inscrição nos arquivos e anais do CRF/CE, farmacêutico(a) que tenha, no decorrer de sua vida profissional promovido atos que contribuíram para o desenvolvimento, promoção, defesa e valorização da profissão farmacêutica, seja por sua atuação no campo científico, cultural, administrativo, político ou social.

O que é a Comenda do Mérito Cearense ?

A Comenda do Mérito Farmacêutico Cearense visa homenagear profissionais e instituições por magnificente contribuição à classe farmacêutica, à sociedade, à saúde ou pelos relevantes serviços prestados ao CRF-CE, conforme critérios de avaliação científica, acadêmica, ética e profissional.

Acompanhe abaixo a lista dos agraciados:

Medalha de Mérito Farmacêuticos prof. Oswaldo Rabelo

CRISTIANE MACEDO FEIJÓ

Mérito Farmacêutico na Área de:

ANÁLISES CLÍNICAS:

FLÁVIO DA SILVEIRA BITENCOURT

PERICIA FORENSE:
JULIO CÉSAR NOGUEIRA TORRES

PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE:
ANDREA MARIA RAMALHO CASTRO E SILVA

SAÚDE PÚBLICA:
MICAEL PEREIRA NOBRE