ESTRATÉGIAS PARA RETIRADA GRADUAL DE MEDICAMENTOS.

Foi durante o VI Fórum Internacional de Segurança do Paciente, em Belo Horizonte (MG), nos dias 3 e 4 de agosto que o médico Edgar Nunes de Moraes lançou o livro “A Arte da (Des)Prescrição no Idoso – A Dualidade Terapêutica”. É o primeiro livro brasileiro que discute, de forma aprofundada, as estratégias para a retirada de medicamentos, particularmente no idoso frágil.

“Os autores, coordenados por Edgar Nunes, tiveram em mente uma revisão consistente da literatura, por isso temos obrigação de difundi-la para trazer alívio e melhoria da qualidade de vida dos pacientes idosos”, registou no prefácio da obra, o presidente do #CFF, Walter da Silva Jorge João.

Em seu texto, Walter Jorge João lembra que além de um “precioso compêndio que conta com a colaboração de médicos e farmacêuticos (entre eles assessores e consultores do CFF), a publicação é um guia seguro para enfrentar uma necessidade de saúde pública ainda despercebida por nós”.

Além do dirigente do CFF, a publicação também é prefaciada pro Lincoln Lopes Pereira, Presidente da Associação Médica Brasileira (AMB) e José Elias Soares Pinheiro, da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG).

Para o autor, Edgar Nunes de Moraes, a relevância da desprescrição é crescente no mundo todo. “Prescrever e desprescrever é uma arte, na medida em que a literatura não nos fornece evidências tão seguras. O ato de não fazer ou de desafazer é extremamente complexo e a dualidade terapêutica é a forma de expressar aquilo que percebemos na prática clínica: prescrever e desprescrever corretamente têm o mesmo impacto na melhoria da saúde do idoso”.

#ConselhoFederalDeFarmácia #consulteumfarmacêutico